Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/560
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O impacto do lúdico na aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso em uma turma do primeiro ano de uma escola do município de Porto Grande Amapá
Autor(es): ABREU, Maria Francelene Dias
Primeiro Orientador: LIMA, Tiago Caminha de
Resumo: O trabalho apresenta contribuições ao objeto de estudo: ludicidade. A pesquisa possui a seguinte pergunta norteadora: como a ludicidade causa impacto de forma positiva no aprendizado dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental?; ainda, o estudo tem como objetivo geral: descrever no seu conceito o crescimento do lúdico para o desenvolvimento de crianças no processo de Ensino-Aprendizagem. Os objetivos específicos da pesquisa são: a) identificar a ludicidade como forma de aprendizado mútuo entre alunos e professores; b) entender como a ludicidade implica no processo de ensino aprendizagem através de jogos e brincadeiras na sala de aula; c) Avaliar a importância de se trabalhar o lúdico com as crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcance dos objetivos supracitados, a metodologia adotada foi a bibliográfica com acesso a bancos de dados da internet e repositórios científicos, sendo as principais fontes: o Google Acadêmico; e o Scielo. Aplicou-se um estudo de caso em campo na Escola Adão Ferreira do Município de Porto Grande Amapá. O público-alvo são alunos de cinco anos das turmas do primeiro ano (anos iniciais) do Ensino Fundamental. Se fez abordagem qualitativa participante, através de questionários. O questionário foi composto por perguntas objetivas (sim ou não); e por perguntas subjetivas (respostas com interpretação dos participantes). O estudo de caso buscou apontar para a importância do lúdico na educação dos alunos do Ensino Fundamental nas turmas do primeiro ano. Por fim, no ensino fundamental o lúdico não está ocupando o espaço de aprendizagem que deveria. É preciso levar o educador repensar as suas práticas educacionais utilizando jogos e brincadeiras para que o ensino e aprendizagem sejam significativos ao educando com a utilização da ludicidade. Por meio da prática com o lúdico a criança se apropria com mais facilidade dos conteúdos e atividades que o educador lhe propuser. É possível afirmar que as vantagens de transmitir o conhecimento ludicamente melhora: a capacidade cognitiva do educando, a potencialização da sua capacidade psicomotora, bem como, da sua capacidade de relacionar-se com seus colegas.
Abstract: The article presents contributions to the object of study: playfulness. The research has the following guiding question: how does playfulness have a positive impact on the learning of students in the early years of Elementary School?; still, the study has as general objective: to describe in its concept the growth of the ludic for the development of children in the teaching-learning process. The specific objectives of the research are: a) to identify playfulness as a form of mutual learning between students and teachers; b) understand how playfulness implies the teaching-learning process through games and games in the classroom; c) Evaluate the importance of working with children in the early years of elementary school. In order to achieve the aforementioned objectives, the methodology adopted was bibliographic with access to internet databases and scientific repositories, the main sources being: Google Scholar; and Scielo. A case study was applied in the field at Escola Adão Ferreira in Porto Grande Amapá. The target audience is five-year-old students from the first year classes (initial years) of Elementary School. A participant qualitative approach was carried out, through questionnaires. The questionnaire consisted of five objective questions (yes or no); and by five subjective ones (answers with the participants' interpretation). The case study sought to point out the importance of play in the education of elementary school students in first year classes. Finally, in elementary education, the ludic is not occupying the learning space that it should. It is necessary to lead the educator to rethink their educational practices using games and games so that teaching and learning are meaningful to the student with the use of playfulness. Through the practice with the ludic, the child appropriates more easily the contents and activities that the educator proposes. It is possible to say that the advantages of transmitting knowledge through play improves: the student's cognitive ability, the enhancement of their psychomotor ability, as well as their ability to relate to their peers.
Palavras-chave: Ludicidade - jogos
Jogos lúdicos - aprendizagem
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Pedagogia - EAD
Citação: ABREU, Maria Francelene Dias. O impacto do lúdico na aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso em uma turma do primeiro ano de uma escola do município de Porto Grande Amapá. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia – EAD) - Instituto Federal do Amapá, Porto Grande, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/560
Data do documento: 29-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCCPG - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABREU (2022). O impacto no lúdico da aprendizagemO impacto do lúdico na aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso em uma turma do primeiro ano de uma escola do município de porto grande amapá4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons