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dc.contributor.advisor1LIMA, Tiago Caminha de-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-3508-2339pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5737629113889269pt_BR
dc.creatorABREU, Maria Francelene Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7920857176360216pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-18T18:05:46Z-
dc.date.available2022-04-29-
dc.date.available2022-05-18T18:05:46Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.citationABREU, Maria Francelene Dias. O impacto do lúdico na aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso em uma turma do primeiro ano de uma escola do município de Porto Grande Amapá. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia – EAD) - Instituto Federal do Amapá, Porto Grande, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/560-
dc.description.abstractThe article presents contributions to the object of study: playfulness. The research has the following guiding question: how does playfulness have a positive impact on the learning of students in the early years of Elementary School?; still, the study has as general objective: to describe in its concept the growth of the ludic for the development of children in the teaching-learning process. The specific objectives of the research are: a) to identify playfulness as a form of mutual learning between students and teachers; b) understand how playfulness implies the teaching-learning process through games and games in the classroom; c) Evaluate the importance of working with children in the early years of elementary school. In order to achieve the aforementioned objectives, the methodology adopted was bibliographic with access to internet databases and scientific repositories, the main sources being: Google Scholar; and Scielo. A case study was applied in the field at Escola Adão Ferreira in Porto Grande Amapá. The target audience is five-year-old students from the first year classes (initial years) of Elementary School. A participant qualitative approach was carried out, through questionnaires. The questionnaire consisted of five objective questions (yes or no); and by five subjective ones (answers with the participants' interpretation). The case study sought to point out the importance of play in the education of elementary school students in first year classes. Finally, in elementary education, the ludic is not occupying the learning space that it should. It is necessary to lead the educator to rethink their educational practices using games and games so that teaching and learning are meaningful to the student with the use of playfulness. Through the practice with the ludic, the child appropriates more easily the contents and activities that the educator proposes. It is possible to say that the advantages of transmitting knowledge through play improves: the student's cognitive ability, the enhancement of their psychomotor ability, as well as their ability to relate to their peers.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresenta contribuições ao objeto de estudo: ludicidade. A pesquisa possui a seguinte pergunta norteadora: como a ludicidade causa impacto de forma positiva no aprendizado dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental?; ainda, o estudo tem como objetivo geral: descrever no seu conceito o crescimento do lúdico para o desenvolvimento de crianças no processo de Ensino-Aprendizagem. Os objetivos específicos da pesquisa são: a) identificar a ludicidade como forma de aprendizado mútuo entre alunos e professores; b) entender como a ludicidade implica no processo de ensino aprendizagem através de jogos e brincadeiras na sala de aula; c) Avaliar a importância de se trabalhar o lúdico com as crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcance dos objetivos supracitados, a metodologia adotada foi a bibliográfica com acesso a bancos de dados da internet e repositórios científicos, sendo as principais fontes: o Google Acadêmico; e o Scielo. Aplicou-se um estudo de caso em campo na Escola Adão Ferreira do Município de Porto Grande Amapá. O público-alvo são alunos de cinco anos das turmas do primeiro ano (anos iniciais) do Ensino Fundamental. Se fez abordagem qualitativa participante, através de questionários. O questionário foi composto por perguntas objetivas (sim ou não); e por perguntas subjetivas (respostas com interpretação dos participantes). O estudo de caso buscou apontar para a importância do lúdico na educação dos alunos do Ensino Fundamental nas turmas do primeiro ano. Por fim, no ensino fundamental o lúdico não está ocupando o espaço de aprendizagem que deveria. É preciso levar o educador repensar as suas práticas educacionais utilizando jogos e brincadeiras para que o ensino e aprendizagem sejam significativos ao educando com a utilização da ludicidade. Por meio da prática com o lúdico a criança se apropria com mais facilidade dos conteúdos e atividades que o educador lhe propuser. É possível afirmar que as vantagens de transmitir o conhecimento ludicamente melhora: a capacidade cognitiva do educando, a potencialização da sua capacidade psicomotora, bem como, da sua capacidade de relacionar-se com seus colegas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Francelene Dias Abreu (mfda64@hotmail.com) on 2022-05-18T18:05:46Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA ASSINADA POSTADA_compressed_compressed-compactado.pdf: 4199151 bytes, checksum: f012dad80ad815815a48e3b66b41c2d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-18T18:05:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA ASSINADA POSTADA_compressed_compressed-compactado.pdf: 4199151 bytes, checksum: f012dad80ad815815a48e3b66b41c2d1 (MD5) Previous issue date: 2022-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLudicidade - jogospt_BR
dc.subjectJogos lúdicos - aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO impacto do lúdico na aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso em uma turma do primeiro ano de uma escola do município de Porto Grande Amapápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationINSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ - CAMPUS PORTO GRANDEpt_BR
Aparece nas coleções:TCCPG - Licenciatura em Pedagogia - EAD

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