Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/559
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da família em uma escola de educação infantil no município de Pedra Branca do Amapari-AP
Autor(es): CASTELO, Naiara Cristina Farias
Primeiro Orientador: LIMA, Tiago Caminha de
Resumo: A alfabetização é um importante momento da vida estudantil da criança. Para que esse processo de formação seja efetivamente completo é preciso que exista proximidade entre a família e a escola, trabalhando de forma colaborativa. Legalmente falando, existem dispositivos que atribuem direitos e deveres ao Estado e a família, assegurando assim uma melhor divisão das funções e das atribuições dos mesmos no processo de ensino aprendizagem e é na interação com a família que a criança estabelece e constrói o conhecimento em um espaço de convivência no qual aprende e incorpora os valores éticos e os significados afetivos. A presente pesquisa tem como objetivo geral: Compreender a influência da família no processo de educação dos alunos. Como objetivos específicos: investigar sobre o que diz a constituição federal brasileira sobre a função e as responsabilidades da família na educação, seu conceito e as transformações ocorridas historicamente; refletir sobre o papel da família no desenvolvimento da aprendizagem; analisar as formas de participação da família na escola e discutir os pontos positivos e negativos da influência da família na aprendizagem do aluno. O presente artigo foi desenvolvido para melhor compreender a influência da família no processo de educação dos alunos. Utilizando com caminho metodológico, inicialmente a pesquisa bibliográfica e em segundo momento a pesquisa de campo, com aplicação de questionários direcionados ao diretor da instituição, duas professoras e dez pais/responsáveis da escola investigada. Na pesquisa foi possível observar que todos têm total conhecimento de seus papéis diante da educação dos alunos, e estão sendo bem assessorados pela equipe gestora através de uma gestão democrática e participativa, onde a prioridade é sempre a educação dos alunos. Em termos de organização, tanto a direção, quanto pais e professores, reconhecem seus papéis assim como reconhecem o papel dos demais colaboradores dentro desse processo de ensino e aprendizagem. Um fato que deve ser observado, é que mesmo em tempo de pandemia, a escola buscou, ferramentas para continuar a desenvolver um bom trabalho junto aos alunos.
Abstract: Literacy is an important moment in a child's student life. For this training process to be effectively complete, there must be proximity between the family and the school, working collaboratively. Legally speaking, there are provisions that attribute rights and duties to the state and the family, thus ensuring a better division of functions and attributions of the same in the teaching-learning process and it is in the interaction with the family that the child establishes and builds knowledge in a living space in which to learn and incorporate ethical values and affective meanings. The present research has as general objective: To understand the influence of the family in the process of education of the students. As specific objectives: to investigate what the Brazilian federal constitution says about the role and responsibilities of the family in education, its concept and the transformations that have occurred historically; reflect on the role of the family in the development of learning; analyze the ways in which the family participates in the school and discuss the positive and negative aspects of the family's influence on student learning. This article was developed to better understand the influence of the family on the students' education process. Using as a methodological path, initially the bibliographic research and secondly the field research, with the application of questionnaires directed to the director of the institution, two teachers and ten parents/guardians of the investigated school. In the research, it was possible to observe that everyone is fully aware of their roles in the education of students, and is being well advised by the management team through a democratic and participatory management, where the priority is always the education of students. In terms of organization, both the management, as well as parents and teachers, recognize their roles as well as the role of other employees within this teaching and learning process. A fact that must be observed is that even in times of a pandemic, the school sought tools to continue to develop a good work with the students.
Palavras-chave: Gestão escolar - processo educacional
Família - educação
Educação Infantil
Escola - gestão democrática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACÂO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Pedagogia - EAD
Citação: CASTELO, Naiara Cristina Farias. A importância da família em uma escola de educação infantil no município de Pedra Branca do Amapari- AP. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Pedra Branca do Amapari, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/559
Data do documento: 26-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCCPBA - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CASTELO (2022). A importância da família.pdf442,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons