Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1RABELO, Mauro Sérgio Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6169148100502186pt_BR
dc.creatorSILVA, Alessandra Tavares da-
dc.creatorBELCHIOR, Mariângela Sales-
dc.date.accessioned2022-05-16T22:38:29Z-
dc.date.available2022-05-16-
dc.date.available2022-05-16T22:38:29Z-
dc.date.issued2022-04-24-
dc.identifier.citationSILVA, Alessandra Tavares da; BELCHIOR, Mariângela Sales. Educação inclusiva vivenciada na escola municipal de ensino fundamental São Pedro no município de Pedra Branca do Amapari. 2022. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia – EAD) - Instituto Federal do Amapá, Pedra Branca do Amapari, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/547-
dc.description.abstractThis monographic work presents an analysis of the development of Special Education as a teaching modality and its target audience, through the thematic inclusive education experienced in the Municipal School of Education Fundamental São Pedro in the municipality of Pedra Branca do Amapari-AP. The question guiding is to understand how the process of inclusion and permanence occurs. experienced by students with special educational needs in the municipal educational institution São Pedro? From the perspective of the general objective in identify the quality of the process of inclusion and retention of students with special educational needs experienced at the São municipal school Peter. Appropriating the specific objectives: recording the paths covered by Special Education in Brazil and its legal aspects; report how does the teacher's role in the process of inclusion and permanence of students with special educational needs in the regular classroom; and evaluate the inclusive process in the São Pedro municipal education institution. For to obtain the results, bibliographic research procedures were used. descriptively and the field research carried out at the Municipal School of Elementary School São Pedro, located in the municipality of Pedra Branca do Amapari, with an exploratory objective. As a result, we show that the development of Special Education as a teaching modality allowed the full participation of all students enrolled in the establishments of regular education with committed and dedicated. It is concluded that inclusive education goes far beyond preparation for schooling, it makes the acceptance of differences being come alive and the teacher is the key of this process.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico apresenta uma análise sobre o desenvolvimento da Educação Especial como modalidade de ensino e seu público alvo, através da temática educação inclusiva vivenciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro no município de Pedra Branca do Amaparí-AP. A questão norteadora é compreender, como ocorre o processo de inclusão e permanência vivenciada pelos estudantes com necessidades educacionais especiais na instituição de ensino municipal São Pedro? Sob o olhar do objetivo geral em identificar a qualidade do processo de inclusão e permanência dos estudantes com necessidades educacionais especiais vivenciada na escola municipal São Pedro. Apropriando-se dos objetivos específicos: registrar os caminhos percorridos pela Educação Especial no Brasil e seus aspectos jurídicos; relatar como ocorre a atuação do docente no processo de inclusão e permanência dos estudantes com necessidades educacionais especiais na sala de aula regular; e avaliar o processo inclusivo na instituição de ensino municipal São Pedro. Para obtenção dos resultados utilizou-se os procedimentos de pesquisa bibliográfica de forma descritiva e a pesquisa de campo realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, localizada no município de Pedra Branca do Amaparí, com objetivo exploratório. Como resultado evidenciamos que o desenvolvimento da Educação Especial como modalidade de ensino permitiu a plena participação de todos os alunos matriculados nos estabelecimentos de ensino regular, com profissionais educacionais comprometidos e dedicados. Conclui-se, que a educação inclusiva vai muito além da preparação para a escolarização, ela torna viva a aceitação as diferenças sendo o professor a chave desse processo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mariângela sales Belchior Belchior (mariangelabelchior@outlook.com) on 2022-05-16T22:38:29Z No. of bitstreams: 1 TCC - ALESSANDRA TAVARES DA SILVA E MARIÂNGELA SALES BELCHIOR.pdf: 1742500 bytes, checksum: 18767b46809ae8d57663a5af0a6d4790 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-16T22:38:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - ALESSANDRA TAVARES DA SILVA E MARIÂNGELA SALES BELCHIOR.pdf: 1742500 bytes, checksum: 18767b46809ae8d57663a5af0a6d4790 (MD5) Previous issue date: 2022-04-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogia - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especial - aspectos jurídicospt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectEstudantes especiais - déficit de atençãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleEducação inclusiva vivenciada na escola municipal de ensino fundamental São Pedro no município de Pedra Branca do Amapaript_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCPBA - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, BELCHIOR (2022). Educação inclusiva vivenciada.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons