Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/527
metadata.dc.type: Artigo Acadêmico
Title: O uso do celular em sala de aula como ferramenta pedagógica no processo ensino aprendizagem
metadata.dc.creator: FURTADO, Jackirlei Amoras
RODRIGUES, Wanderly Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Elender Keuly
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo aborda o tema “O uso do celular em sala de aula como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem”, a partir da constatação de que as pessoas estão assistindo ao desenvolvimento acelerado da tecnologia digital, especialmente as tecnologias móveis como o celular. Assim, este estudo tem como objetivo compreender como o uso do celular pode representar um recurso pedagógico efetivo para promover o ensino e aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, a metodologia do artigo fundamentou-se na revisão da literatura, com a utilização de bibliografias, cujas fontes foram artigos eletrônicos, obras acadêmicas e trabalhos de conclusão de curso. Após o estudo, inferiu-se que o uso do celular como recurso pedagógico, visando o desenvolvimento das habilidades e competências do aluno, sendo possível aos discentes utilizar programas interativos proporcionando um novo aprendizado, ou re-significar aquilo que os alunos já tinham como conceito sobre o assunto e através da utilização das tecnologias consigam atribuir um novo sentido ao seu aprendizado, possibilitando a construção e reconstrução do pensamento.
Abstract: The present article deals with the theme “The use of mobile phones in the classroom as a pedagogical tool in the teaching-learning process”, based on the fact people are witnessing the accelerated development of digital technology, especially mobile technologies. Mobile, which could have an even greater. Thus, this study aims to understand how cell phone use can represent an effective pedagogical resource to promote students' teaching and learning. In this sense, the methodology of the article was based on the literature review, using a bibliographic source whose sources were electronic articles, academic works and course conclusion papers. After the study, it was inferred that the use of mobile phones as a pedagogical resource, aiming at the development of students' skills and competences, making it possible for students to use interactive programs providing new learning, or to re-signify when students already had a concept on the subject and through the use of technologies can give a new meaning to their learning that had enables the construction and reconstruction of thought.
Keywords: Celular - ferramenta pedagógica
Tecnologia digital - celular
Recurso educacional - ensino e aprendizagem
Celular - recurso pedagógico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.initials: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Informática
Citation: FURTADO, Jackirlei Amoras; RODRIGUES, Wanderly Cardoso. O uso do celular em sala de aula como ferramenta pedagógica no processo ensino aprendizagem. 2019. 18 f. Artigo Acadêmico (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/527
Issue Date: 6-Aug-2019
Appears in Collections:TCCMCP - Licenciatura em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FURTADO, RODRIGUES (2019) - O USO DO CELULAR EM SALA.pdf193,79 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons