Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BASTOS, Argemiro Midonês-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttp://orcid.org/0000-0001-5411-647Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4721849132990261pt_BR
dc.creatorPINHEIRO, Brenda da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3521169889755131pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T13:42:42Z-
dc.date.available2021-04-27-
dc.date.available2022-04-27T13:42:42Z-
dc.date.issued2021-06-25-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Brenda da Silva. A investigação por meio de uma análise experimental sobre as influências lunares no cultivo de alface crespa (Lactuca sativa L.) e educacional sobre as influências no cotidiano por meio de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa. 88f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/520-
dc.description.abstractAstronomical influences on everyday activities, especially the lunar phases, have always been reflections from ancient times to the presente. Thus, the research above has by nature applied, with a quali-quantitative approach, having two stages. The first stage investigates the relationship of lunar phases in the development of crisp lettuce (Lactuca sativa L.), conducted in the district of Fazendinha, Macapá – AP, Brazil. The experimental analysis took place through observation. First, all cultivation phases were recorded: from sowing to harvest, according to the phases of the moon (new, crescent, full, quarter) for three months. The characteristics evaluated were the height and number of leaves of the plant; how this study was conducted made it possible to identify a statistical difference for the full moon phase for the height and number of leaves. Through a Didactic Sequence (DS), the second stage identified the students’ knowledge of lunar influences in daily life, using the Theory of Meaningful Learning (TML), mainly on planting based on the lunar phases. Data where collected through interviews and questionnaires. They presented positive results, as DS made it possible to recognize prior knowledge, develop critical discussions, and favor the learning of new knowledge that was significant.pt_BR
dc.description.resumoAs influências astronômicas nas atividades cotidiana, principalmente as fases lunares, sempre foram reflexões desde os tempos remotos até à atualidade. Sendo assim, a referida pesquisa se caracteriza como sendo de natureza aplicada, com abordagem quali-quantitativa e possui duas etapas. A primeira teve como objetivo investigar a relação das fases lunares no desenvolvimento do cultivo da alface crespa (Lactuca sativa L.). Para isso, a pesquisa foi realizada em uma área de cultivo orgânico, localizada no distrito de Fazendinha, em Macapá-Ap. A análise experimental ocorreu por meio da observação e foram registradas todas as fases do cultivo: da semeadura à colheita, conforme as fases lua (nova, quarto-crescente, cheia e quarto-minguante) por três meses. As características avaliadas para as investigações foram a altura e o número de folhas, sendo que da forma em que esse estudo foi realizado, foi possível identificar um melhor desenvolvimento na fase da lua cheia, tanto para a altura quanto para o número de folhas. Após isso, a segunda etapa teve como objetivo identificar através de uma Sequência Didática (SD), utilizando a Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel, os conhecimentos de alunos do ensino médio sobre as influências lunares no cotidiano, principalmente sobre o plantio baseado nas fases lunares. Os dados foram coletados por meio de entrevista e questionários, no qual apresentaram resultados positivos, pois a utilização da SD proporcionou identificar os conhecimentos prévios, desenvolver discussões críticas, além de favorecer a aprendizagem de novos conhecimentos e que foram realmente significativas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-04-27T13:42:20Z No. of bitstreams: 2 PINHEIRO (2021) - A investigação por meio de uma análise.pdf: 3423016 bytes, checksum: e3fcde0ac8972df414c6f78d426ecdee (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2022-04-27T13:42:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PINHEIRO (2021) - A investigação por meio de uma análise.pdf: 3423016 bytes, checksum: e3fcde0ac8972df414c6f78d426ecdee (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-27T13:42:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PINHEIRO (2021) - A investigação por meio de uma análise.pdf: 3423016 bytes, checksum: e3fcde0ac8972df414c6f78d426ecdee (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-06-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Astronomiapt_BR
dc.subjectInfluências lunarespt_BR
dc.subjectAprendizagem significativa - teoriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleA investigação por meio de uma análise experimental sobre as influências lunares no cultivo de alface crespa (Lactuca sativa L.) e educacional sobre as influências no cotidiano por meio de uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PINHEIRO (2021) - A investigação por meio de uma análise.pdf3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons