Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/516
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A violência simbólica no contexto escolar |
Autor(es): | LIMA, Maria Cleonice Conceição |
Primeiro Orientador: | CONCEIÇÃO, Marily Lima da |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso delimitou-se em fazer uma reflexão sobre como acontece o fenômeno da violência simbólica na realidade do contexto escolar. Trouxe como tema “A violência simbólica no contexto escolar". Nesse contexto, através de uma abordagem trazida por Pierre Bourdieu como transmissão de linguagem constrangedoras de valores reproduzidas no ambiente escolar, de modo que desenvolve conflitos de relações e desenvolvimento na sociedade. O tema também traz consigo o objetivo geral de pesquisar o fenômeno da violência simbólica na realidade do contexto escolar. Metodologicamente o estudo caracteriza-se por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Como resultado das pesquisas os autores pesquisados deixam claro que a escola tem papel fundamental na mudança das situações de violência simbólica vivenciadas por seus alunos, incentivando relações mais igualitárias entre professores e alunos. É preciso que se tenha uma educação de cidadãos e acima de tudo os alunos sejam vistos como iguais e que tenham a oportunidade de dialogar. |
Abstract: | This course conclusion work was limited to reflecting on how the phenomenon of symbolic violence happens in the reality of the school context. It brought as its theme “Symbolic violence in the school contex". In this context, through an approach brought by Pierre Bourdieu as a transmission of constraining language of values reproduced in the school environment, in a way that develops conflicts of relationships and development in society. The theme also brings with it the general objective of researching the phenomenon of symbolic violence in the reality of the school context. Methodologically, the study is characterized by means of a bibliographic and qualitative research. As a result of the researches, the researched authors make it clear that the school has a fundamental role in changing the situations of symbolic violence experienced by their students, encouraging more equal relations between teachers and students. It is necessary to have an education of citizens and above all students are seen as equals and have the opportunity to dialogue. |
Palavras-chave: | Violência simbólica. Violência simbólica - escola. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD |
Citação: | LIMA, Maria Cleonice Conceição. Violência simbólica no contexto escolar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, EaD) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Pedra Branca do Amapari, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/516 |
Data do documento: | 10-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | TCCPBA - Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA (2021) - A violência simbólica no contexto.pdf | 255,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons