Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1CONCEIÇÃO, Marily Lima da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1775685785765371pt_BR
dc.creatorLIMA, Maria Cleonice Conceição-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987793078848667pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T19:01:40Z-
dc.date.available2022-04-06-
dc.date.available2022-04-05T19:01:40Z-
dc.date.issued2021-05-10-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Cleonice Conceição. Violência simbólica no contexto escolar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, EaD) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Pedra Branca do Amapari, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/516-
dc.description.abstractThis course conclusion work was limited to reflecting on how the phenomenon of symbolic violence happens in the reality of the school context. It brought as its theme “Symbolic violence in the school contex". In this context, through an approach brought by Pierre Bourdieu as a transmission of constraining language of values reproduced in the school environment, in a way that develops conflicts of relationships and development in society. The theme also brings with it the general objective of researching the phenomenon of symbolic violence in the reality of the school context. Methodologically, the study is characterized by means of a bibliographic and qualitative research. As a result of the researches, the researched authors make it clear that the school has a fundamental role in changing the situations of symbolic violence experienced by their students, encouraging more equal relations between teachers and students. It is necessary to have an education of citizens and above all students are seen as equals and have the opportunity to dialogue.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso delimitou-se em fazer uma reflexão sobre como acontece o fenômeno da violência simbólica na realidade do contexto escolar. Trouxe como tema “A violência simbólica no contexto escolar". Nesse contexto, através de uma abordagem trazida por Pierre Bourdieu como transmissão de linguagem constrangedoras de valores reproduzidas no ambiente escolar, de modo que desenvolve conflitos de relações e desenvolvimento na sociedade. O tema também traz consigo o objetivo geral de pesquisar o fenômeno da violência simbólica na realidade do contexto escolar. Metodologicamente o estudo caracteriza-se por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Como resultado das pesquisas os autores pesquisados deixam claro que a escola tem papel fundamental na mudança das situações de violência simbólica vivenciadas por seus alunos, incentivando relações mais igualitárias entre professores e alunos. É preciso que se tenha uma educação de cidadãos e acima de tudo os alunos sejam vistos como iguais e que tenham a oportunidade de dialogar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Borges Elinielle (elinielle.borges@ifap.edu.br) on 2022-04-05T19:00:39Z No. of bitstreams: 2 LIMA (2021) - A violência simbólica no contexto...pdf: 261934 bytes, checksum: 516ad553952186cfac0b9b814bf0ba39 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Borges Elinielle (elinielle.borges@ifap.edu.br) on 2022-04-05T19:01:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LIMA (2021) - A violência simbólica no contexto...pdf: 261934 bytes, checksum: 516ad553952186cfac0b9b814bf0ba39 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-05T19:01:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LIMA (2021) - A violência simbólica no contexto...pdf: 261934 bytes, checksum: 516ad553952186cfac0b9b814bf0ba39 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Formação Pedagógica - EADpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolência simbólica.pt_BR
dc.subjectViolência simbólica - escola.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA violência simbólica no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCPBA - Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA (2021) - A violência simbólica no contexto.pdf255,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons