Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/513
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ramos, Rogério Luiz da Silva | - |
dc.creator | Fecury, Amanda Alves | - |
dc.creator | Macêdo, Jucimeire Rocha | - |
dc.creator | Dendask, Carla Viana | - |
dc.creator | Araujo, Maria Helena Mendonça de | - |
dc.creator | Moreira, Elisangela Claudia de Medeiros | - |
dc.creator | Souza, Keulle Oliveira da Silva | - |
dc.creator | Silva, Iracely Rodrigues da | - |
dc.creator | Moraes, Jone Souza | - |
dc.creator | Oliveira, Euzébio de | - |
dc.creator | Dias, Cláudio Alberto Gellis de Mattos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2365135251211382 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T14:59:44Z | - |
dc.date.available | 2022-03-30 | - |
dc.date.available | 2022-03-30T14:59:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-20 | - |
dc.identifier.citation | Ramos, Rogério Luiz da Silva et al. O PROEJA na rede federal de educação profissional científica e tecnológica: um panorama dos sujeitos em 2018. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. 1 -14, jul. 2020. Disponível em: < https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5988>. Acesso em 30. mar. 2022. | pt_BR |
dc.citation.volume | v.9 | pt_BR |
dc.citation.issue | n.8 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 14 | pt_BR |
dc.identifier.doi | doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5988 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 25253409 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/513 | - |
dc.description.abstract | In Brazil, Youth and Adult Education (EJA) is characterized by a series of state programs that aim, in a contingent way, to provide alternatives to formal schooling for those who failed to complete it at the proper age. According to the Base Document that guides the Program, the purpose of PROEJA is to provide the integral development of individuals so that they have full conditions to carry out their social activities and citizen practices. The objective of this work is to portray PROEJA students in RFEPCT from the 18,184 enrollments made in 2018 through the bounding categories Color / Race and Family Income and, also, Sex and Age Group of Students. The locus of data collection presented here was the Nilo Peçanha Platform (PNP), a virtual environment for the dissemination of information from RFEPCT (www.plataformanilopecanha.org). The data obtained reveal that this public is made up of a balanced number between men and women, mostly black and brown people of working age, however, from a low-income socio-economic reality. | pt_BR |
dc.description.resumo | O Documento Base que orienta o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), preconiza que a sua finalidade é proporcionar o desenvolvimento integral dos indivíduos para que esses tenham plenas condições de realizar suas atividades sociais e práticas cidadãs. Desse modo, o objetivo deste trabalho é retratar os alunos do PROEJA na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), a partir das 18.184 matrículas realizadas no ano de 2018 por meio das categorias delimitadoras Cor/Raça e Renda Familiar e, também, Sexo e Faixa Etária dos Estudantes. O locus de coleta dos dados aqui apresentados foi a Plataforma Nilo Peçanha (PNP), ambiente virtual de divulgação de informações da RFEPCT. Os dados obtidos revelam que este público se constitui de número equilibrado entre homens e mulheres, pessoas em sua maioria pretas e pardas em idade produtiva, porém, de uma realidade socioeconômica de baixa renda. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fábio Magalhães (fabio.magalhaes@ifap.edu.br) on 2022-03-30T14:58:21Z No. of bitstreams: 1 o proeja na rede federal de educacao profissional ciencia e tecnologia um panorama dos sujeitos em 2018.pdf: 346659 bytes, checksum: 7019202dce214dbb60d2309a9abcc812 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fábio Magalhães (fabio.magalhaes@ifap.edu.br) on 2022-03-30T14:59:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 o proeja na rede federal de educacao profissional ciencia e tecnologia um panorama dos sujeitos em 2018.pdf: 346659 bytes, checksum: 7019202dce214dbb60d2309a9abcc812 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-30T14:59:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 o proeja na rede federal de educacao profissional ciencia e tecnologia um panorama dos sujeitos em 2018.pdf: 346659 bytes, checksum: 7019202dce214dbb60d2309a9abcc812 (MD5) Previous issue date: 2020-07-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Research, Society and Development | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Rede federal | pt_BR |
dc.subject | Perfil dos estudantes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O PROEJA na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: | pt_BR |
dc.title.alternative | um panorama dos sujeitos em 2018. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PCS - Artigos Científicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
o proeja na rede federal de educacao profissional ciencia e tecnologia um panorama dos sujeitos em 2018.pdf | 338,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons