Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/513
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O PROEJA na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica:
Título(s) alternativo(s): um panorama dos sujeitos em 2018.
Autor(es): Ramos, Rogério Luiz da Silva
Fecury, Amanda Alves
Macêdo, Jucimeire Rocha
Dendask, Carla Viana
Araujo, Maria Helena Mendonça de
Moreira, Elisangela Claudia de Medeiros
Souza, Keulle Oliveira da Silva
Silva, Iracely Rodrigues da
Moraes, Jone Souza
Oliveira, Euzébio de
Dias, Cláudio Alberto Gellis de Mattos
Resumo: O Documento Base que orienta o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), preconiza que a sua finalidade é proporcionar o desenvolvimento integral dos indivíduos para que esses tenham plenas condições de realizar suas atividades sociais e práticas cidadãs. Desse modo, o objetivo deste trabalho é retratar os alunos do PROEJA na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), a partir das 18.184 matrículas realizadas no ano de 2018 por meio das categorias delimitadoras Cor/Raça e Renda Familiar e, também, Sexo e Faixa Etária dos Estudantes. O locus de coleta dos dados aqui apresentados foi a Plataforma Nilo Peçanha (PNP), ambiente virtual de divulgação de informações da RFEPCT. Os dados obtidos revelam que este público se constitui de número equilibrado entre homens e mulheres, pessoas em sua maioria pretas e pardas em idade produtiva, porém, de uma realidade socioeconômica de baixa renda.
Abstract: In Brazil, Youth and Adult Education (EJA) is characterized by a series of state programs that aim, in a contingent way, to provide alternatives to formal schooling for those who failed to complete it at the proper age. According to the Base Document that guides the Program, the purpose of PROEJA is to provide the integral development of individuals so that they have full conditions to carry out their social activities and citizen practices. The objective of this work is to portray PROEJA students in RFEPCT from the 18,184 enrollments made in 2018 through the bounding categories Color / Race and Family Income and, also, Sex and Age Group of Students. The locus of data collection presented here was the Nilo Peçanha Platform (PNP), a virtual environment for the dissemination of information from RFEPCT (www.plataformanilopecanha.org). The data obtained reveal that this public is made up of a balanced number between men and women, mostly black and brown people of working age, however, from a low-income socio-economic reality.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Ensino técnico
Rede federal
Perfil dos estudantes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
Citação: Ramos, Rogério Luiz da Silva et al. O PROEJA na rede federal de educação profissional científica e tecnológica: um panorama dos sujeitos em 2018. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. 1 -14, jul. 2020. Disponível em: < https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5988>. Acesso em 30. mar. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Identificador DOI: doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5988
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/513
Data do documento: 20-Jul-2020
Aparece nas coleções:PCS - Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
o proeja na rede federal de educacao profissional ciencia e tecnologia um panorama dos sujeitos em 2018.pdf338,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons