Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/472
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio
Autor(es): SALES, Adriana Lucena de
ANDRADE, Emmanuele Maria Barbosa
DIAS, Iessa da Silva
ALMEIDA, Érica Araújo de
ALVES, Alberlane da Silva
Resumo: Este artigo descreve as intervenções realizadas no estágio supervisionado no ensino de química I, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – Ifap, sendo a mesma a escola campo, o estágio foi realizado no período de 22 de fevereiro de 2017 a 20 de junho de 2017. Tem como objetivo relatar as vivências e práticas no estágio supervisionado de química I, demonstrando o papel da experimentação na aprendizagem significativa. O estágio possibilita o acadêmico conhecer, praticar, identificar e exercer o seu papel como futuro profissional. Este foi dividido entre observação e intervenção aplicada à turma do 1º ano do Ensino Médio Integrado Integral de Técnico em Química. Depois do período de observação foi realizada a intervenção, com a explanação do assunto reações químicas e a realização de prática experimental. Os alunos foram divididos em grupos, para realização de experimentos sobre reações químicas, onde cada grupo ficou com um experimento, estes deviam observar o experimento, escrever a reação química observada no experimento, escrevê-la por extenso, balanceá-la e classificar a reação. Sendo que 94,4% dos alunos conseguiram realizar corretamente os comandos, considerando o resultado satisfatório. Assim, através dos resultados obtidos, afirmando que a teoria em consonância com a prática potencializa a aprendizagem do aluno e juntamente com a aprendizagem significativa contribui para que o educando tenha a visão contextualizada da química.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Ensino de química
Estágio supervisionado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
Citação: SALES, Adriana Lucena de; ANDRADE, Emmanuele Maria Barbosa; DIAS, Iessa da Silva; ALMEIDA, Érica Araújo de; ALVES, Alberlane da Silva. Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio. In: POLÍTICAS públicas na educação brasileira: ensino aprendizagem e metodologias. Ponta Grossa: Atena, 2018. p. 325-335.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/472
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:PCS - Capítulos de Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SALES (2018) Vivências do estágio supervisionado.pdf236,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons