Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/472
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio |
Autor(es): | SALES, Adriana Lucena de ANDRADE, Emmanuele Maria Barbosa DIAS, Iessa da Silva ALMEIDA, Érica Araújo de ALVES, Alberlane da Silva |
Resumo: | Este artigo descreve as intervenções realizadas no estágio supervisionado no ensino de química I, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – Ifap, sendo a mesma a escola campo, o estágio foi realizado no período de 22 de fevereiro de 2017 a 20 de junho de 2017. Tem como objetivo relatar as vivências e práticas no estágio supervisionado de química I, demonstrando o papel da experimentação na aprendizagem significativa. O estágio possibilita o acadêmico conhecer, praticar, identificar e exercer o seu papel como futuro profissional. Este foi dividido entre observação e intervenção aplicada à turma do 1º ano do Ensino Médio Integrado Integral de Técnico em Química. Depois do período de observação foi realizada a intervenção, com a explanação do assunto reações químicas e a realização de prática experimental. Os alunos foram divididos em grupos, para realização de experimentos sobre reações químicas, onde cada grupo ficou com um experimento, estes deviam observar o experimento, escrever a reação química observada no experimento, escrevê-la por extenso, balanceá-la e classificar a reação. Sendo que 94,4% dos alunos conseguiram realizar corretamente os comandos, considerando o resultado satisfatório. Assim, através dos resultados obtidos, afirmando que a teoria em consonância com a prática potencializa a aprendizagem do aluno e juntamente com a aprendizagem significativa contribui para que o educando tenha a visão contextualizada da química. |
Palavras-chave: | Aprendizagem significativa Ensino de química Estágio supervisionado |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
Citação: | SALES, Adriana Lucena de; ANDRADE, Emmanuele Maria Barbosa; DIAS, Iessa da Silva; ALMEIDA, Érica Araújo de; ALVES, Alberlane da Silva. Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio. In: POLÍTICAS públicas na educação brasileira: ensino aprendizagem e metodologias. Ponta Grossa: Atena, 2018. p. 325-335. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/472 |
Data do documento: | 2018 |
Aparece nas coleções: | PCS - Capítulos de Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SALES (2018) Vivências do estágio supervisionado.pdf | 236,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons