Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/472
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SALES, Adriana Lucena de | - |
dc.creator | ANDRADE, Emmanuele Maria Barbosa | - |
dc.creator | DIAS, Iessa da Silva | - |
dc.creator | ALMEIDA, Érica Araújo de | - |
dc.creator | ALVES, Alberlane da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4912401369967173 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-27T00:31:13Z | - |
dc.date.available | 2021-11-26 | - |
dc.date.available | 2021-11-27T00:31:13Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SALES, Adriana Lucena de; ANDRADE, Emmanuele Maria Barbosa; DIAS, Iessa da Silva; ALMEIDA, Érica Araújo de; ALVES, Alberlane da Silva. Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio. In: POLÍTICAS públicas na educação brasileira: ensino aprendizagem e metodologias. Ponta Grossa: Atena, 2018. p. 325-335. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788593243851 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/472 | - |
dc.description.resumo | Este artigo descreve as intervenções realizadas no estágio supervisionado no ensino de química I, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – Ifap, sendo a mesma a escola campo, o estágio foi realizado no período de 22 de fevereiro de 2017 a 20 de junho de 2017. Tem como objetivo relatar as vivências e práticas no estágio supervisionado de química I, demonstrando o papel da experimentação na aprendizagem significativa. O estágio possibilita o acadêmico conhecer, praticar, identificar e exercer o seu papel como futuro profissional. Este foi dividido entre observação e intervenção aplicada à turma do 1º ano do Ensino Médio Integrado Integral de Técnico em Química. Depois do período de observação foi realizada a intervenção, com a explanação do assunto reações químicas e a realização de prática experimental. Os alunos foram divididos em grupos, para realização de experimentos sobre reações químicas, onde cada grupo ficou com um experimento, estes deviam observar o experimento, escrever a reação química observada no experimento, escrevê-la por extenso, balanceá-la e classificar a reação. Sendo que 94,4% dos alunos conseguiram realizar corretamente os comandos, considerando o resultado satisfatório. Assim, através dos resultados obtidos, afirmando que a teoria em consonância com a prática potencializa a aprendizagem do aluno e juntamente com a aprendizagem significativa contribui para que o educando tenha a visão contextualizada da química. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-11-27T00:30:39Z No. of bitstreams: 2 SALES (2018) Vivências do estágio supervisionado.pdf: 242044 bytes, checksum: 26b0d276b78dae4480397d2418d97086 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-11-27T00:31:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 SALES (2018) Vivências do estágio supervisionado.pdf: 242044 bytes, checksum: 26b0d276b78dae4480397d2418d97086 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-11-27T00:31:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 SALES (2018) Vivências do estágio supervisionado.pdf: 242044 bytes, checksum: 26b0d276b78dae4480397d2418d97086 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PCS - Capítulos de Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SALES (2018) Vivências do estágio supervisionado.pdf | 236,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons