Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/472
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSALES, Adriana Lucena de-
dc.creatorANDRADE, Emmanuele Maria Barbosa-
dc.creatorDIAS, Iessa da Silva-
dc.creatorALMEIDA, Érica Araújo de-
dc.creatorALVES, Alberlane da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4912401369967173pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-27T00:31:13Z-
dc.date.available2021-11-26-
dc.date.available2021-11-27T00:31:13Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSALES, Adriana Lucena de; ANDRADE, Emmanuele Maria Barbosa; DIAS, Iessa da Silva; ALMEIDA, Érica Araújo de; ALVES, Alberlane da Silva. Vivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médio. In: POLÍTICAS públicas na educação brasileira: ensino aprendizagem e metodologias. Ponta Grossa: Atena, 2018. p. 325-335.pt_BR
dc.identifier.isbn9788593243851pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/472-
dc.description.resumoEste artigo descreve as intervenções realizadas no estágio supervisionado no ensino de química I, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – Ifap, sendo a mesma a escola campo, o estágio foi realizado no período de 22 de fevereiro de 2017 a 20 de junho de 2017. Tem como objetivo relatar as vivências e práticas no estágio supervisionado de química I, demonstrando o papel da experimentação na aprendizagem significativa. O estágio possibilita o acadêmico conhecer, praticar, identificar e exercer o seu papel como futuro profissional. Este foi dividido entre observação e intervenção aplicada à turma do 1º ano do Ensino Médio Integrado Integral de Técnico em Química. Depois do período de observação foi realizada a intervenção, com a explanação do assunto reações químicas e a realização de prática experimental. Os alunos foram divididos em grupos, para realização de experimentos sobre reações químicas, onde cada grupo ficou com um experimento, estes deviam observar o experimento, escrever a reação química observada no experimento, escrevê-la por extenso, balanceá-la e classificar a reação. Sendo que 94,4% dos alunos conseguiram realizar corretamente os comandos, considerando o resultado satisfatório. Assim, através dos resultados obtidos, afirmando que a teoria em consonância com a prática potencializa a aprendizagem do aluno e juntamente com a aprendizagem significativa contribui para que o educando tenha a visão contextualizada da química.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-11-27T00:30:39Z No. of bitstreams: 2 SALES (2018) Vivências do estágio supervisionado.pdf: 242044 bytes, checksum: 26b0d276b78dae4480397d2418d97086 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-11-27T00:31:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 SALES (2018) Vivências do estágio supervisionado.pdf: 242044 bytes, checksum: 26b0d276b78dae4480397d2418d97086 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-27T00:31:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 SALES (2018) Vivências do estágio supervisionado.pdf: 242044 bytes, checksum: 26b0d276b78dae4480397d2418d97086 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleVivências do estágio supervisionado no ensino de química: o papel da experimentação na aprendizagem significativa no nível médiopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Capítulos de Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SALES (2018) Vivências do estágio supervisionado.pdf236,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons