Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Erika da Costa-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5621-4900pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9572682118078482pt_BR
dc.creatorALMEIDA, Maria Assunção Giusti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0374409197615790pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-26T23:31:31Z-
dc.date.available2021-11-26-
dc.date.available2021-11-26T23:31:31Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.citationALMEIDA, Maria Assunção Giusti. Pronera: construindo a educação no campo. 2021. 10f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/468-
dc.description.abstractIts main objective is to present reflections about the concept of rural education, in the context of social movements, considering that there is a different look at rural schools compared to urban schools, with a view to developing the process of teaching and learning to from educational technologies for those who make up the rural community In this investigation, the universe of values, motivations and histories of individual and collective subjects was considered, in order to explore the diversity of materials linked to social movements, in addition to legislation dealing with education in the field in Brazil. In this reality, the implementation of technologies in rural schools becomes predominant. It is at this moment that Pronera appears, the result of social struggles, with an objective to expand the offer of professional qualification and, in this way, the knowledge acquired through technological means can add new identity values, in the valorization of rural society as an individual. We conclude that rural education dialogues with the values and struggle for land. In this juncture, rural education can be a tool for understanding the educational demands defended by social movements, collaborating for all of society in general, especially for those who live in the countryside countryside, and countryside.pt_BR
dc.description.resumoTem como objetivo central apresentar reflexões realizadas acerca da concepção de educação do campo, no contexto dos movimentos sociais, considerando que existe um olhar diferenciado para as escolas do campo em comparação as escolas urbanas, com vistas no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem a partir das tecnologias educacionais para aqueles que compõem a comunidade rural Nesta investigação foi considerado o universo dos valores, motivações e histórias dos sujeitos individuais e coletivos, de modo a explorar a diversidade de materiais vinculados aos movimentos sociais, além de legislação que trata da educação do campo no Brasil. Nesta realidade torna-se preponderante a implantação de tecnologias nas escolas rurais. É nesse momento que surge o Pronera, resultado de lutas sociais, sendo um objetivo a ampliação da oferta de qualificação profissional e, desta forma, os conhecimentos adquiridos através dos meios tecnológicos podem agregar novos valores de identidade, na valorização como indivíduo da sociedade do campo. Concluímos que a educação do campo dialoga com os valores e luta pela terra. Nessa conjuntura, a educação do campo pode ser ferramenta de compreensão das demandas educacionais defendidas pelos movimentos sociais, colaborando para toda a sociedade de modo geral, em especial para os que vivem no Campo, do Campo e para o Campo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-11-26T23:31:12Z No. of bitstreams: 2 ALMEIDA (2021) - Pronera Construindo a Educação.pdf: 176307 bytes, checksum: b8fd4e3317c49b4b53aab0f655bd9242 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-11-26T23:31:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ALMEIDA (2021) - Pronera Construindo a Educação.pdf: 176307 bytes, checksum: b8fd4e3317c49b4b53aab0f655bd9242 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-26T23:31:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ALMEIDA (2021) - Pronera Construindo a Educação.pdf: 176307 bytes, checksum: b8fd4e3317c49b4b53aab0f655bd9242 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titlePronera: construindo a educação no campopt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMEIDA (2021) - Pronera Construindo a Educação.pdf172,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons