Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/454
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP |
Autor(es): | QUARESMA, Eliete Barbosa |
Primeiro Orientador: | BRITO , José Cesar Farias |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | RODRIGUES, Efigênia das Neves Barbosa |
Resumo: | O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento que define as diretrizes, metas e métodos para que a instituição de ensino consiga alcance os objetivos a que se propõe. O PPP visa melhorar a capacidade de ensino da escola como uma entidade inserida em uma sociedade democrática e de interações políticas. Esse documento é o responsável por nortear a maneira como a escola planeja suas ações estratégicas e estabelece metas para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, que fomenta o desenvolvimento de ações e estratégias pedagógicas. A metodologia da pesquisa se baseou na análise documental do PPP da Escola Municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva, localizada no município de Oiapoque-AP e configura-se como investigação qualitativa. O principal objetivo desse artigo é analisar a importância do PPP para todo o corpo escolar, como um guia para as ações a serem desenvolvidas na escola. |
Abstract: | The political-pedagogical project (PPP) is a document that defines the guidelines, goals and methods for the educational institution to achieve the goals it proposes. The PPP aims to improve the teaching capacity of the school as an entity inserted in a democratic society and political interactions. This document is responsible for guiding the way the school plans its strategic actions and establishes goals for the development of the teaching and learning process, which encourages the development of pedagogical actions and strategies. The research methodology was based on the documental analysis of the PPP of the Municipal Elementary School II Anete Farias da Silva, located in the municipality of Oiapoque-AP and is configured as a qualitative investigation. The main objective of this article is to analyze the importance of the PPP for the entire school body, as a guide for actions to be developed at school. |
Palavras-chave: | Formação pedagógica Projeto político pedagógico Autonomia escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD |
Citação: | QUARESMA, Eliete Barbosa. A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Pedagógica) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/454 |
Data do documento: | 21-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCCOPQ - Licenciatura em Formação Pedagógica - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
QUARESMA (2021) - A importância do projeto político.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons