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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação em direitos humanos e multiculturalismo: políticas de gênero na educação superior
Título(s) alternativo(s): Human rights education and multiculturalism: gender policies in higher education
Autor(es): ANDRADE, Jemina de Araújo Moraes
SANCHES, Miquelly Pastana Tito
SIMÕES, Helena Cristina Guimarães Queiroz
Resumo: Este estudo discute as políticas públicas voltadas para a Educação em Direitos Humanos (EDH) e multiculturalismo, sobretudo a temática de gênero na Educação Superior. Trata-se de um estudo de caráter histórico, de abordagem qualitativa, apoiando-se em análises do discurso. A pesquisa contou como fonte principal, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Os resultados apontam que a EDH é via pela qual se torna possível reconhecer sua importância, na tentativa de ressignificar os espaços do ensino, da pesquisa e da extensão – a promoção e valorização dos direitos, devendo ser assumida pelas universidades, e, contudo, as questões de gênero, ainda assim, se apresentam como desafios e tensões quanto à aplicabilidade, uma vez que a tarefa das IES perpassa pelo compromisso ético e científico, vinculada a duas dimensões que são ao mesmo tempo, históricas e contemporâneas.
Abstract: This study discusses the public policies directed to Human Rights Education (HRE) and multiculturalism, especially the issue of gender in Higher Education. It is a study of a historical character, a qualitative approach, based on the analysis of the discourse. The survey counted as the main source, the National Plan of Education in Human Rights and the National Guidelines for Human Rights Education. The results indicate that the HRE is the way by which it makes possible to recognize its importance, in an attempt to reframe the spaces of teaching, research and extension – the promotion and enhancement of rights, which should be assumed by the universities, however, the issues of gender, even so, present themselves as challenges and tensions regarding the applicability, since the task of the HRE permeates through scientific and ethical commitment, linked to two dimensions that are at the same time, historical and contemporary.
Palavras-chave: Direitos humanos - educação
Educação superior - gênero
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
Citação: ANDRADE, Jemina de Araújo Moraes; SANCHES, Miquelly Pastana Tito; SIMÕES, Helena Cristina Guimarães Queiroz. Educação em direitos humanos e multiculturalismo: políticas de gênero na educação superior. In: Revista Dialogia, São Paulo, n. 31, p. 133-143, jan./abr. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/446
Data do documento: Jan-2019
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