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Campo DCValorIdioma
dc.creatorANDRADE, Jemina de Araújo Moraes-
dc.creatorSANCHES, Miquelly Pastana Tito-
dc.creatorSIMÕES, Helena Cristina Guimarães Queiroz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2870439712922488pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-10T23:11:57Z-
dc.date.available2021-09-10-
dc.date.available2021-09-10T23:11:57Z-
dc.date.issued2019-01-
dc.identifier.citationANDRADE, Jemina de Araújo Moraes; SANCHES, Miquelly Pastana Tito; SIMÕES, Helena Cristina Guimarães Queiroz. Educação em direitos humanos e multiculturalismo: políticas de gênero na educação superior. In: Revista Dialogia, São Paulo, n. 31, p. 133-143, jan./abr. 2019.pt_BR
dc.citation.issue31pt_BR
dc.citation.spage133pt_BR
dc.citation.epage143pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/446-
dc.description.abstractThis study discusses the public policies directed to Human Rights Education (HRE) and multiculturalism, especially the issue of gender in Higher Education. It is a study of a historical character, a qualitative approach, based on the analysis of the discourse. The survey counted as the main source, the National Plan of Education in Human Rights and the National Guidelines for Human Rights Education. The results indicate that the HRE is the way by which it makes possible to recognize its importance, in an attempt to reframe the spaces of teaching, research and extension – the promotion and enhancement of rights, which should be assumed by the universities, however, the issues of gender, even so, present themselves as challenges and tensions regarding the applicability, since the task of the HRE permeates through scientific and ethical commitment, linked to two dimensions that are at the same time, historical and contemporary.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo discute as políticas públicas voltadas para a Educação em Direitos Humanos (EDH) e multiculturalismo, sobretudo a temática de gênero na Educação Superior. Trata-se de um estudo de caráter histórico, de abordagem qualitativa, apoiando-se em análises do discurso. A pesquisa contou como fonte principal, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Os resultados apontam que a EDH é via pela qual se torna possível reconhecer sua importância, na tentativa de ressignificar os espaços do ensino, da pesquisa e da extensão – a promoção e valorização dos direitos, devendo ser assumida pelas universidades, e, contudo, as questões de gênero, ainda assim, se apresentam como desafios e tensões quanto à aplicabilidade, uma vez que a tarefa das IES perpassa pelo compromisso ético e científico, vinculada a duas dimensões que são ao mesmo tempo, históricas e contemporâneas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-09-10T23:11:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ANDRADE (2019) - Educação em direitos humanos.pdf: 756272 bytes, checksum: b1d6d957f71ebf068d2e10688f7d5ebc (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Dialogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireitos humanos - educaçãopt_BR
dc.subjectEducação superior - gêneropt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação em direitos humanos e multiculturalismo: políticas de gênero na educação superiorpt_BR
dc.title.alternativeHuman rights education and multiculturalism: gender policies in higher educationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
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