Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/431
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Title: Comercialização e microbiologia do pescado nas feiras livres de Porto Grande-Amapá, identificação de Salmonella spp
metadata.dc.creator: MAGALHÃES, Alerrandro Pereira de
SOUSA, Suania Maria do Nascimento
PEREIRA, Charles Baia
SILVA, Bruna Almeida da
ROGEZ, Herve Louis Ghislain
MARQUES, Joana Montezano
LIMA, Alyne Cristina Sodré
metadata.dc.description.resumo: Objetivou-se caracterizar a comercialização e a qualidade microbiológica, pesquisa da presença de Salmonella spp, do pescado nas feiras livres de Porto Grande – Amapá. A pesquisa foi realizada através de entrevista e amostragem, em feiras livres situadas no município de Porto Grande. Foram caracterizadas, as condições físicas e higiênico- sanitárias do local de venda, espécies de peixes comercializadas, conservação do produto, manipulação do pescado. Foi aplicado Check lists e questionários, e obtidos peixes, os mais comercializados em cada feira, sendo coletado amostras (superfície e carne), cultivadas e analisadas para detecção de Salmonella spp. Os resultados foram analisados por estatística descritiva. Observou-se feirantes usando cabelos compridos e sem proteção, além de mãos sujas, unhas esmaltadas e cumpridas. Em todas as feiras livres visitadas, os próprios feirantes cuidavam da higienização do local de venda, porém não foi observado a utilização de luvas por nenhum deles. As espécies mais bem comercializadas foram o acará, pirapitinga e tamuatá, resfriados e/ou frescos. A avaliação microbiológica da superfície e da carne de pescado, apresentou presença de Salmonella spp., com colônias beges com centros pretos, devido a produção de H2S, e dimensão média a grande em meio específico. O pescado é um importante veiculador de infecções alimentares, neste estudo observou-se contaminação por Salmonella spp., em superfícies e carne de peixes comercializados nas feiras livres de Porto Grande. Recomenda-se que as autoridades visitem e avaliem a realidade higiênico-sanitária das feiras livres no município, capacitando os feirantes com intuito de minimizar os riscos de contaminação.
Keywords: Pescado - feira livre
Pescado - Amapá - Brasil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.initials: IFAP
Citation: MAGALHÃES, Alerrandro Pereira de et al. Comercialização e microbiologia do pescado nas feiras livres de Porto Grande-Amapá, identificação de Salmonella spp. In: CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; SILVA, Bruna Almeida da. (org.). Ciência e tecnologia do pescado: uma análise pluralista. Guarujá: Científica Digital, 2021. v. 2, cap. 3, p. 40-49.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/431
Issue Date: 1-Jan-2020
Appears in Collections:PCS - Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAGALHÃES (2021) - Comercialização e microbiologia do pescado...pdf543,69 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons