Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/428
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: O uso do whatsapp no auxílio ao ensino da língua inglesa
Título(s) alternativo(s): The use of whatsapp in the aid to teach english language
Autor(es): SILVEIRA, Shirlene Chagas da
Primeiro Orientador: LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo
Resumo: Este artigo trata do uso do WhatsApp no auxílio da aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio, realizadas a partir da constatação da utilização dos dispositivos móveis dentro e fora do ambiente escolar, com a perspectiva do conteúdo ministrado pelo docente, poderá ser de conhecimento tanto dos pais quanto dos gestores educacionais. Como principais objetivos buscou-se pesquisar a relevância de utilizar o aplicativo de troca de mensagem instantânea como ferramenta tecnológica para fins didáticos para dinamizar as atividades referentes a disciplina de Língua Inglesa, desenvolvendo a capacidade do indivíduo que se encontra em formação de se comunicar, argumentar, discutir, debater utilizando as novas tecnologias, e principalmente estimular alunos a utilizarem o celular e seus aplicativos de forma a evidenciar a importância de se propor atividades didáticas com o uso do aplicativo WhatsApp. A metodologia do estudo baseou-se na revisão da literatura que se reporta a centralidade do tema e aplicação da pesquisa-ação. Após o estudo inferiu-se que o uso do WhatsApp no ensino da língua inglesa só vem agregar novos conhecimentos de uma forma reflexiva para os educandos, fomentando assim uma gama de conhecimentos ao meio cultural, que na maioria das vezes são negadas as classes economicamente desfavorecidas.
Abstract: This article deals with the use of the social network WhatsApp to aid the learning of the English language in high school, carried out from the verification of the use of mobile devices within and outside the school environment, with the perspective of the content taught by the teacher, it may be of knowledge both parents and educational managers. The main objectives sought to research the relevance of using the instant messaging application as a technological tool for didactic purposes to boost activities related to the English language discipline, developing the capacity of the individual who is in training to communicate, argue , discuss, debate using new technologies, and especially encourage students to use the cell phone and its applications in order to highlight the importance of proposing didactic activities using the WhatsApp application. The study methodology was based on a literature review that reports on the centrality of the theme and application of action research. After the study it was inferred that the use of WhatsApp in the teaching of the English language only adds new knowledge in a reflexive way for students, thus fostering a range of knowledge to the cultural environment, which in most cases are denied the economically disadvantaged classes.
Palavras-chave: WhatsApp - ensino aprendizagem
WhatsApp - recurso pedagógico
Tecnologia informacional - educação
Língua inglesa - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: SILVEIRA, Shirlene Chagas da. O uso do whatsapp no auxílio ao ensino da língua inglesa. 2020. 8f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/428
Data do documento: 7-Fev-2020
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVEIRA (2021) - O Uso do WhatSapp no Auxílio.pdf125,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons