Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2886-0702pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281668032776122pt_BR
dc.contributor.advisor-co1FIGUEIREDO, Rodrigo Francklin Lopes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6705553203446118pt_BR
dc.creatorLIMA, Rosana do Socorro Campos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8272632719926848pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-24T20:10:13Z-
dc.date.available2021-08-24-
dc.date.available2021-08-24T20:10:13Z-
dc.date.issued2021-04-15-
dc.identifier.citationLIMA, Rosana do Socorro Campos. Tecnologias educacionais como recurso pedagógico em tempos de covid-19. 2021. 12f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/404-
dc.description.abstractAt the beginning of the 21st century, humanity was surprised by the pandemic unleashed by Covid-19 and it was necessary to change behavior in all segments, including education. Educators were required to have skills with Digital Information and Communication Technologies (TDIC), which started to be used daily in the reality in which the pandemic is facing. This article analyzes the process of mediation of teaching and remote learning through educational technologies. Therefore, Moran (2018), Cordeiro (2020) and Matias et al (2020) are taken as the main theoretical framework. This work has a qualitative and quantitative approach, and is defined as applied exploratory research which highlights the possibilities of learning strategies through digital technologies. Research subjects are professors and students from a state university in Amapá of a specific course who answered a questionnaire with open and closed questions. It appears that the lack of infrastructure to carry out the activities are the elements identified as major obstacles in the success of remote classes, however, the digital medium, offers numerous effective remote mediation resources for educational use, knowing how to use and handle becomes indispensable factor in the present times.pt_BR
dc.description.resumoO início do século XXI a humanidade foi surpreendida pela pandemia desencadeada pela Covid-19 e foi necessária a mudança de comportamento em todos os seguimentos, inclusive educacional. Exigiu-se de educadores habilidades com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) o qual passou a fazer uso cotidianamente na realidade em que se enfrenta a pandemia. Este artigo analisa processo de mediação do ensino e da aprendizagem remota através de tecnologias educacionais. Para tanto, toma-se como referencial teórico principal Moran (2018), Cordeiro (2020) e Matias et al (2020). Este trabalho possui abordagem quali-quantitativa, e define-se como pesquisa aplicada exploratória o qual evidencia as possibilidades de estratégias de aprendizagem por intermédio das tecnologias digitais. São sujeitos da pesquisa professores e alunos de uma universidade Estadual do Amapá de um curso específico os quais responderam questionário com perguntas abertas e fechadas. Constata-se que a falta de infraestrutura para a realização das atividades são os elementos apontados como grandes obstáculos no sucesso das aulas remotas, contudo, o meio digital, oferece inúmeros recursos eficazes de mediação remota para uso educacional, saber utilizar e manusear passa a ser fator imprescindível nos tempos atuais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-24T20:09:51Z No. of bitstreams: 2 LIMA (2021) Tecnologias Educacionais como Recurso.pdf: 609314 bytes, checksum: 5897603e633f6ba6d62feac413930268 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-24T20:10:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LIMA (2021) Tecnologias Educacionais como Recurso.pdf: 609314 bytes, checksum: 5897603e633f6ba6d62feac413930268 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-24T20:10:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LIMA (2021) Tecnologias Educacionais como Recurso.pdf: 609314 bytes, checksum: 5897603e633f6ba6d62feac413930268 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-04-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino remoto - pandemiapt_BR
dc.subjectRecurso pedagógicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleTecnologias educacionais como recurso pedagógico em tempos de covid-19pt_BR
dc.title.alternativeEducational technologies as a pedagogical resource in covid-19 timespt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA (2021) Tecnologias Educacionais como Recurso.pdf595,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons