Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1CANTUARIA, Patrick de Castro-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-3676-7866pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0936816000933677pt_BR
dc.contributor.advisor-co1LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo-
dc.contributor.advisor-co1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2886-0702pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281668032776122pt_BR
dc.creatorNEGRÃO, Mariellen Furtado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6912980945777664pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-24T19:55:55Z-
dc.date.available2021-08-24-
dc.date.available2021-08-24T19:55:55Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.identifier.citationNEGRÃO, Mariellen Furtado. Tecnologia educacional para capacitação em ilustração botânica, Amapá, Brasil. 2020. 13f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/403-
dc.description.abstractEducational technology is needed in education planning. The appeal that the technological revolution brings to daily life requires that planning be constructed in order to encompass, in addition to the theoretical content, technological tools to aid the development of more meaningful learning. As the main characteristic of this flexibility in space-time, in an educational model that uses the technology to aid the activities of classroom. These tools enable the student to create other environments to establish and enhance individual development. Thus, learning happens without necessarily being linked to the physical space pre-established in the school environment or in the classroom. Thus the objective of the present work is: to verify how educational technology can assist in the training in botanical illustration. The method used to organize the course was based on the purposes of a university extension course for the development of extension courses, according to the following steps: (1) lecture, (2) selection of academics, (3) (4) introduction to the content taught, (5) establishment of a program of complementary activities, (6) illustrated morphological study of the list of plant species, and (7) completion of the course. The course enabled the transfer of techniques of scientific illustration to which academics; the students presented a satisfactory evolution, and this relationship was perceived with the quality of the illustrations made by the participants of the course, and the use of educational tools was one of the vehicles that helped to develop their ability.pt_BR
dc.description.resumoA tecnologia educacional se faz necessária no planejamento da educação. O apelo que a revolução tecnológica traz ao cotidiano exige que o planejamento seja construído de forma a englobar, além do conteúdo teórico, ferramentas tecnológicas para auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem mais significativa. Como principal característica dessa flexibilidade no espaço-tempo, em um modelo educacional que utiliza a tecnologia para auxiliar as atividades de sala de aula. Essas ferramentas possibilitam ao aluno criar outros ambientes para estabelecer e aprimorar o desenvolvimento individual. Assim, o aprendizado acontece sem necessariamente estar atrelado ao espaço físico pré-estabelecido no ambiente escolar ou em sala de aula. Assim, o objetivo do presente trabalho foi: verificar como tecnologias educacionais podem auxiliar na capacitação em ilustração botânica. O método utilizado para organização do curso baseou-se em finalidades de um curso de extensão universitária para o desenvolvimento de cursos de extensão, conforme as seguintes etapas: (1) palestra, (2) seleção dos acadêmicos, (3) feedback das ilustrações, (4) introdução aos conteúdos ministrados, (5) estabelecimento de um programa de atividades complementares, (6) estudo morfológico ilustrado da lista de espécies de plantas e (7) conclusão do curso. O curso possibilitou o repasse de técnicas de ilustração científica para acadêmicos, os alunos apresentaram uma evolução satisfatória, e essa relação foi percebida com a qualidade das ilustrações realizadas pelos participantes do curso, e o uso de ferramentas educativas foi um dos veículos que ajudaram a desenvolver a habilidade dos mesmos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-24T19:55:35Z No. of bitstreams: 2 NEGRÃO(2020)-Tecnologia Educacional para Capacitação (2).docx.pdf: 3738562 bytes, checksum: 1cbdde060355d35d46a68729ba8ecb79 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-24T19:55:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 NEGRÃO(2020)-Tecnologia Educacional para Capacitação (2).docx.pdf: 3738562 bytes, checksum: 1cbdde060355d35d46a68729ba8ecb79 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-24T19:55:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 NEGRÃO(2020)-Tecnologia Educacional para Capacitação (2).docx.pdf: 3738562 bytes, checksum: 1cbdde060355d35d46a68729ba8ecb79 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-02-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectIlustração científicapt_BR
dc.subjectIlustração botânicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTecnologia educacional para capacitação em ilustração botânica, Amapá, Brasilpt_BR
dc.title.alternativeEducational technology for botanic illustration training, Amapá, Brazilpt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NEGRÃO(2020)-Tecnologia Educacional para Capacitação (2).docx.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons