Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/401
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-2886-0702 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3281668032776122 | pt_BR |
dc.creator | PEREIRA, Jhemyson Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7771205681457284 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-24T19:29:01Z | - |
dc.date.available | 2021-08-24 | - |
dc.date.available | 2021-08-24T19:29:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-16 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Jhemyson Alves. Educação mediada por tecnologias: tendências durante a pandemia. 2021. 10f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/401 | - |
dc.description.abstract | COVID-19, highly contagious disease, provoked social isolation as one of the measures adopted to stop the advance of the disease. The virus caused political, economic, and social problems, especially in education, where classes and classroom activities were suspended, which imposed a new educational model, supported by digital technologies and based on online education methodologies. This article seeks to reflect on the Brazilian educational scenario in face of the immediate changes in education through the use of technologies. For this, a systematic review of literature from the scientific community was carried out, based on the productions published in the Portal of Periodicals of CAPES and in the Brazilian Journal of Informatics in Education, totaling 6 articles, in the period from March to December 2020 where they reveal the effects and challenges of the pandemic in education. In the analyses, the need for rapid adaptation of educational institutions for remote education and the development of teachers' digital skills and competencies stand out. It was concluded that there are several technological resources capable of helping teachers in their pedagogical methodologies, especially in the Covid-19 pandemic, however, they are being used abruptly, i.e., automatically and without prior knowledge of the technical terms and skills required to explore such tools. | pt_BR |
dc.description.resumo | A COVID-19, doença altamente contagiosa, provocou o isolamento social como uma das medidas adotadas para frear o avanço dos casos. O vírus ocasionou problemas políticos, econômicos e sociais com destaque para a educação onde aulas e atividades presenciais foram suspensas, o que impôs um novo modelo educacional, sustentado pelas tecnologias digitais e pautado nas metodologias da educação online. Este artigo busca refletir sobre o cenário educacional brasileiro frente às mudanças imediatas no ensino com o uso das tecnologias. Para isso, foi feita uma revisão sistemática de literaturas da comunidade científica, tendo como base as produções publicadas no Portal de Periódicos da CAPES e Revista Brasileira de Informática na Educação, totalizando 6 artigos, no período de março a dezembro de 2020 onde revelam os efeitos e desafios da pandemia na educação. Nas análises, destacam-se a necessidade da rápida adaptação das instituições de ensino para a educação remota e o desenvolvimento de habilidades e competências digitais docentes. Concluiu-se que existem vários recursos tecnológicos capazes de auxiliar o docente em suas metodologias pedagógicas, principalmente na pandemia da Covid-19, no entanto, estão sendo utilizados se forma abrupta, ou seja, de forma automática e sem o conhecimento prévio dos termos técnicos e habilidade que exigem para explorar tais ferramentas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-24T19:28:38Z No. of bitstreams: 2 PEREIRA (2021) Educação Mediada por Tecnologias.pdf: 1178461 bytes, checksum: 9085de9b5917f8eefaa31fd450efd1f7 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-24T19:29:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PEREIRA (2021) Educação Mediada por Tecnologias.pdf: 1178461 bytes, checksum: 9085de9b5917f8eefaa31fd450efd1f7 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-24T19:29:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PEREIRA (2021) Educação Mediada por Tecnologias.pdf: 1178461 bytes, checksum: 9085de9b5917f8eefaa31fd450efd1f7 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-04-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Informática na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais - educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Educação mediada por tecnologias: tendências durante a pandemia | pt_BR |
dc.title.alternative | Technology mediated education: trends during the pandemic | pt_BR |
dc.type | Artigo Acadêmico | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA (2021) Educação Mediada por Tecnologias.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons