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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1FREIRE, André Luiz da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7443637990831514pt_BR
dc.contributor.advisor-co1GUIMARÃES, Luciana Carlena Correia Velasco-
dc.contributor.advisor-co1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-7891-8327pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2385112302119235pt_BR
dc.creatorCÔRTES, André Luis da Silva e Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1100737903566550pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-24T18:22:23Z-
dc.date.available2021-08-24-
dc.date.available2021-08-24T18:22:23Z-
dc.date.issued2021-04-14-
dc.identifier.citationCÔRTES, André Luis da Silva e Silva. Avaliação e autoavaliação de jogo acessível às pessoas com deficiência visual. 2021. 17f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/396-
dc.description.abstractFor some years now, society has sought to strive for a perspective of access to all, experiencing changes in the specific needs of the population. Within this perspective, an application called the Memory Game for the Blind was developed. This article aimed to analyze the students' perceptions about the application, analyzing its functionalities, navigation, dialogue, among other perceptions, generating an evaluation of the game. The investigation is a case study with a qualitative and quantitative approach. A questionnaire was applied to the participants, afterwards these data were organized and categorized and, finally, the information was analyzed and discussed based on the theoretical framework. The results showed satisfaction in playing and the main difficulty found in the test was the fact that the application was developed only for the Android system. It is concluded that the games can facilitate the learning of students with visual impairment.pt_BR
dc.description.resumoHá alguns anos a sociedade busca empenhar-se em uma perspectiva de acesso à todos, vivenciando transformações às necessidades específicas da população. Dentro desta perspectiva elaborou-se um aplicativo denominado Jogo da Memória para Cegos. O presente artigo objetivou analisar as percepções dos discentes sobre a aplicação, analisando suas funcionalidades, navegação, diálogo, entre outras percepções, gerando uma avaliação do jogo. A investigação tratar-se de um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa. Aplicou-se um questionário aos participantes, posteriomente esses dados foram organizados e categorizados e, por fim, ocorreu a análise e discussão das informações com base no referencial teórico. Os resultados demostraram satisfação em jogar e a principal dificuldade encontrada no teste, foi o fato da aplicação ter sido desenvolvido apenas para o sistema Android. Conclui-se que os jogos podem facilitar o aprendizado de estudantes com deficiência visual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-24T18:22:00Z No. of bitstreams: 2 CORTES(2021)-AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO DE JOGO ACESSÍVEL-2.pdf: 699921 bytes, checksum: b9177b92d6a65ee58643782ec5665ba0 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos pedagógicos - avaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTecnologia assistiva - aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAvaliação e autoavaliação de jogo acessível às pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation and self-evaluation of game accessible to people with visual disabilitiespt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

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