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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/396
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | FREIRE, André Luiz da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7443637990831514 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | GUIMARÃES, Luciana Carlena Correia Velasco | - |
dc.contributor.advisor-co1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-7891-8327 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2385112302119235 | pt_BR |
dc.creator | CÔRTES, André Luis da Silva e Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1100737903566550 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-24T18:22:23Z | - |
dc.date.available | 2021-08-24 | - |
dc.date.available | 2021-08-24T18:22:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-14 | - |
dc.identifier.citation | CÔRTES, André Luis da Silva e Silva. Avaliação e autoavaliação de jogo acessível às pessoas com deficiência visual. 2021. 17f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/396 | - |
dc.description.abstract | For some years now, society has sought to strive for a perspective of access to all, experiencing changes in the specific needs of the population. Within this perspective, an application called the Memory Game for the Blind was developed. This article aimed to analyze the students' perceptions about the application, analyzing its functionalities, navigation, dialogue, among other perceptions, generating an evaluation of the game. The investigation is a case study with a qualitative and quantitative approach. A questionnaire was applied to the participants, afterwards these data were organized and categorized and, finally, the information was analyzed and discussed based on the theoretical framework. The results showed satisfaction in playing and the main difficulty found in the test was the fact that the application was developed only for the Android system. It is concluded that the games can facilitate the learning of students with visual impairment. | pt_BR |
dc.description.resumo | Há alguns anos a sociedade busca empenhar-se em uma perspectiva de acesso à todos, vivenciando transformações às necessidades específicas da população. Dentro desta perspectiva elaborou-se um aplicativo denominado Jogo da Memória para Cegos. O presente artigo objetivou analisar as percepções dos discentes sobre a aplicação, analisando suas funcionalidades, navegação, diálogo, entre outras percepções, gerando uma avaliação do jogo. A investigação tratar-se de um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa. Aplicou-se um questionário aos participantes, posteriomente esses dados foram organizados e categorizados e, por fim, ocorreu a análise e discussão das informações com base no referencial teórico. Os resultados demostraram satisfação em jogar e a principal dificuldade encontrada no teste, foi o fato da aplicação ter sido desenvolvido apenas para o sistema Android. Conclui-se que os jogos podem facilitar o aprendizado de estudantes com deficiência visual. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-24T18:22:00Z No. of bitstreams: 2 CORTES(2021)-AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO DE JOGO ACESSÍVEL-2.pdf: 699921 bytes, checksum: b9177b92d6a65ee58643782ec5665ba0 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Informática na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos pedagógicos - avaliação | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Avaliação e autoavaliação de jogo acessível às pessoas com deficiência visual | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation and self-evaluation of game accessible to people with visual disabilities | pt_BR |
dc.type | Artigo Acadêmico | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CORTES(2021)-AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO DE JOGO ACESSÍVEL-2.pdf | 683,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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