Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/385
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | Evolução dos cursos de computação do Instituto Federal do Amapá campus Macapá com base em avaliações oficiais |
Título(s) alternativo(s): | Evolution of the computing courses of the Federal Institute of Amapá based on official evaluations |
Autor(es): | BRITO NETO, Olavo Nylander |
Primeiro Orientador: | CASTRO JUNIOR, Hilton Prado de |
Resumo: | Os cursos superiores em sua criação passam pelo processo de abertura, com autorização, reconhecimento de curso e Enade junto ao Ministério da Educação. Conhecer as etapas e saber como se organizar se torna crucial durante este processo e poucos relatos são registrados das expertises das Instituições de Ensino Superior do país. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados dos procedimentos de avaliação e acompanhamentos oficiais aplicados nos cursos superiores de Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), visando mostrar as etapas, dificuldades e desafios durante essas fases obrigatórias para os cursos de Ensino Superior no Brasil e mostrar a evolução dos cursos de computação do IFAP nos seus anos iniciais de consolidação no estado do Amapá. Este trabalho está organizado descrevendo o perfil da instituição, a estrutura de avaliação e acompanhamento de implementação, relatando as avaliações, resultados e considerações, detalhando seus resultados com base nas dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura relacionadas diretamente aos cursos envolvidos. |
Abstract: | The undergraduate courses in its creation go through the process of opening, with authorization, recognition of course and Enade with the Ministry of Education. Know the steps and know how to organize becomes crucial during this process and few reports are recorded from the expertises of the Institutions of undergraduate courses in the country. This paper aims to present the results of official evaluations and concomitant applied in undergraduate courses of Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (IFAP), aiming to show the stages, difficulties and challenges during these obligatory phases for the Higher Education courses in Brazil and to show the evolution of the computer courses of IFAP in their initial years of consolidation in the state of Amapá. This work is organized describing the profile of the institution, the evaluation structure and implementation monitoring, reporting the evaluations, results and considerations, detailing its results based on the dimensions: didactic-pedagogical organization, teacher team and tutorial and infrastructures directly related to the courses involved. |
Palavras-chave: | Curso superior - reconhecimento Curso de computação - avaliação Ensino superior - IFAP |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
Citação: | BRITO NETO, Olavo Nylander. Evolução dos cursos de computação do Instituto Federal do Amapá campus Macapá com base em avaliações oficiais. 2021. 10f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/385 |
Data do documento: | 26-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRITO NETO (2021) - EVOLUÇÃO DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS MACAPÁ COM BASE EM AVALIAÇÕES OFICIAIS.pdf | 427,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons