Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/385
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | CASTRO JUNIOR, Hilton Prado de | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | 0000-0002-7464-7064 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4875187748325399 | pt_BR |
dc.creator | BRITO NETO, Olavo Nylander | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1966185561201272 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-19T22:27:57Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19 | - |
dc.date.available | 2021-08-19T22:27:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-26 | - |
dc.identifier.citation | BRITO NETO, Olavo Nylander. Evolução dos cursos de computação do Instituto Federal do Amapá campus Macapá com base em avaliações oficiais. 2021. 10f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/385 | - |
dc.description.abstract | The undergraduate courses in its creation go through the process of opening, with authorization, recognition of course and Enade with the Ministry of Education. Know the steps and know how to organize becomes crucial during this process and few reports are recorded from the expertises of the Institutions of undergraduate courses in the country. This paper aims to present the results of official evaluations and concomitant applied in undergraduate courses of Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (IFAP), aiming to show the stages, difficulties and challenges during these obligatory phases for the Higher Education courses in Brazil and to show the evolution of the computer courses of IFAP in their initial years of consolidation in the state of Amapá. This work is organized describing the profile of the institution, the evaluation structure and implementation monitoring, reporting the evaluations, results and considerations, detailing its results based on the dimensions: didactic-pedagogical organization, teacher team and tutorial and infrastructures directly related to the courses involved. | pt_BR |
dc.description.resumo | Os cursos superiores em sua criação passam pelo processo de abertura, com autorização, reconhecimento de curso e Enade junto ao Ministério da Educação. Conhecer as etapas e saber como se organizar se torna crucial durante este processo e poucos relatos são registrados das expertises das Instituições de Ensino Superior do país. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados dos procedimentos de avaliação e acompanhamentos oficiais aplicados nos cursos superiores de Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), visando mostrar as etapas, dificuldades e desafios durante essas fases obrigatórias para os cursos de Ensino Superior no Brasil e mostrar a evolução dos cursos de computação do IFAP nos seus anos iniciais de consolidação no estado do Amapá. Este trabalho está organizado descrevendo o perfil da instituição, a estrutura de avaliação e acompanhamento de implementação, relatando as avaliações, resultados e considerações, detalhando seus resultados com base nas dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura relacionadas diretamente aos cursos envolvidos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-19T22:27:30Z No. of bitstreams: 2 BRITO NETO (2021) - EVOLUÇÃO DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS MACAPÁ COM BASE EM AVALIAÇÕES OFICIAIS.pdf: 437854 bytes, checksum: 6a12918ba04c3f0a894cdcf10123ecca (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-19T22:27:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 BRITO NETO (2021) - EVOLUÇÃO DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS MACAPÁ COM BASE EM AVALIAÇÕES OFICIAIS.pdf: 437854 bytes, checksum: 6a12918ba04c3f0a894cdcf10123ecca (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-19T22:27:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 BRITO NETO (2021) - EVOLUÇÃO DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS MACAPÁ COM BASE EM AVALIAÇÕES OFICIAIS.pdf: 437854 bytes, checksum: 6a12918ba04c3f0a894cdcf10123ecca (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-03-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Curso superior - reconhecimento | pt_BR |
dc.subject | Curso de computação - avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - IFAP | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Evolução dos cursos de computação do Instituto Federal do Amapá campus Macapá com base em avaliações oficiais | pt_BR |
dc.title.alternative | Evolution of the computing courses of the Federal Institute of Amapá based on official evaluations | pt_BR |
dc.type | Artigo Acadêmico | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRITO NETO (2021) - EVOLUÇÃO DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS MACAPÁ COM BASE EM AVALIAÇÕES OFICIAIS.pdf | 427,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons