Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/359
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação ambiental no ensino de ciência: uma análise da didática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Rodrigues Capiberibe no Município de Laranjal do Jari – Amapá.
Autor(es): MACIEL, Ediane das Chagas
Primeiro Orientador: CUNHA, Suany Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: AZEVEDO SEGUNDO, Francisco Damazio de
Resumo: O presente trabalho tem por principal objetivo compreender como está ocorrendo à aplicabilidade didática da educação ambiental no ensino de ciências na Escola Municipal Raimunda Rodrigues Capiberibe. Justifica-se pela necessidade de se articula ações de educação ambiental baseada nos conceitos de sustentabilidade e conhecimento das ciências naturais em práticas interdisciplinares. Trata-se de uma pesquisa de campo que teve como instrumento de coleta de dados o questionário com questões abertas, com quatro professores da disciplina de Ciências pertencentes ao quadro docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Rodrigues Capiberibe. Os resultados mostram que os professores desta escola encaram grandes desafios ao lecionarem essa disciplina, devido à precariedade apresentada na instituição como: deficiências na estrutura física, ausência de laboratórios, falta de materiais de ensino para trabalhar diferentes metodologias, onde os mesmos ainda se prendem muito ao uso do livro didático e aulas expositivas, e com todas essas deficiências, o objetivo do ensino na maioria das vezes não é alcançado.
Abstract: The present work has as main objective to understand how is occurring to the didactic applicability of the environmental education in the teaching of sciences in the Municipal School Raimunda Rodrigues Capiberibe. It is justified by the need to articulate actions of environmental education based on the concepts of sustainability and knowledge of the natural sciences in interdisciplinary practices. It is a field research that had as an instrument of data collection the questionnaire with open questions, with four professors of the discipline of Sciences belonging to the teaching staff of the Municipal School of Basic Education Raimunda Rodrigues Capiberibe. The results show that the teachers of this school face great challenges in teaching this discipline, due to the precariousness presented in the institution as: deficiencies in the physical structure, absence of laboratories, lack of teaching materials to work different methodologies, where they are still very attached the use of textbooks and expository classes, and with all these shortcomings, the purpose of teaching is most often missed.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Ensino de Ciências
Metodologias de Ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: MACIEL, Ediane das Chagas. Educação ambiental no ensino de ciência: uma análise da didática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Rodrigues Capiberibe no Município de Laranjal do Jari – Amapá. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas)-Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/359
Data do documento: 5-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACIEL(2019) Educacao ambiental no ensino de ciencia.pdf517,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons