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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BASTOS, Argemiro Midonês-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4721849132990261pt_BR
dc.creatorCOSTA, Cleiciane Balieiro da Silva da-
dc.creatorBRITO, Gessica da Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3367122815494201)pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-17T20:05:11Z-
dc.date.available2021-06-17-
dc.date.available2021-06-17T20:05:11Z-
dc.date.issued2021-04-14-
dc.identifier.citationCOSTA, Cleiciane Balieiro da Silva da; BRITO, Gessica da Silva de. Ensino lúdico: o uso de brinquedo no ensino de ondulatória. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/340-
dc.description.abstractOne of the biggest challenges of teaching Physics is to overcome the barrier of traditional teaching. Therefore, it is necessary to search for new methodologies to work with this disciplines concepts in the classroom. A teaching method that has gained much space as pedagogical support, and is considered a fundamental tool for the student's teaching-learning process, is ludic activities. Thus, the present study aimed to analyze how toys can contribute to significant learning of sound waves in high school. It is applied research with a qualitative approach and descriptive purposes. Due to the Covid19 pandemic, the research was applied remotely to 3rd-grade class from high school in Santana-AP. A pre-test questionnaire was used to assess the students' previous knowledge about sound waves to achieve the determined objectives and carry out the data collection. After applying this questionnaire, the analysis of these data was carried out, and it was found that the students did not have sufficient knowledge about the content of sound waves. Then a video was made, produced by the own academics, containing the main concepts involving the content and associating them with toys. Finally, to carry out the impact assessment, a post-test questionnaire was applied to verify how the learning took place and compare the data since it hears students' learning regarding the content worked on in this research. Therefore, it is concluded that the teaching of sound waves becomes significant with the use of toys.pt_BR
dc.description.resumoUm dos maiores desafios do ensino de Física é ultrapassar a barreira do ensino tradicional. Diante disso, faz-se necessário a busca por novas metodologias para trabalhar os conceitos desta disciplina em sala de aula. Um método de ensino que tem ganhado bastante espaço como apoio pedagógico, e considerado uma ferramenta fundamental para o processo de ensino aprendizagem do aluno, são as atividades lúdicas. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar como o uso de brinquedos podem contribuir para uma aprendizagem significativa de ondas sonoras no ensino médio. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e fins descritivos. Devido à pandemia causada pela Covid-19, a pesquisa foi aplicada de forma remota, com uma turma da 3ª série do ensino médio de uma escola do município de Santana-AP. Para alcançar os objetivos determinados e realizar a coleta dos dados, foi feito o uso de um questionário pré-teste, para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre ondas sonoras; após a aplicação deste questionário foi realizado a análise desses dados e verificou-se que os alunos não tinham conhecimentos suficientes sobre o conteúdo de ondas sonoras. Em seguida foi feita aplicação de um vídeo, produzido pelas próprias acadêmicas, contendo os principais conceitos envolvendo o conteúdo e associando-os com os brinquedos; e por fim, para realizar a avaliação de impacto, foi feita a aplicação de um questionário pós-teste, para verificar de que maneira ocorreu a aprendizagem e fazer comparação dos dados, visto que ouve uma aprendizagem por parte dos alunos com relação ao conteúdo trabalhado nesta pesquisa, portanto, conclui-se que o ensino de ondas sonoras torna-se significativo com o uso de brinquedos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-17T20:04:34Z No. of bitstreams: 2 COSTA; BRITO (2021) - Ensino Lúdico - o uso.pdf: 1405503 bytes, checksum: a234257f0b46c464f3cd3d2ad3a97f0a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-17T20:05:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 COSTA; BRITO (2021) - Ensino Lúdico - o uso.pdf: 1405503 bytes, checksum: a234257f0b46c464f3cd3d2ad3a97f0a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-04-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Lúdicopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleEnsino lúdico: o uso de brinquedo no ensino de ondulatóriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Física

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