Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/322
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Metodologias ativas: uma proposição para a educação inovadora em química
metadata.dc.creator: JARDIM, Jamily da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: MINERVINO, Darlene do Socorro Del-Tetto
metadata.dc.description.resumo: As metodologias tradicionais no ensino da Química, representam a prática pedagógica de muitos professores, trabalhadas pela transmissão e reprodução do conhecimento, onde situa o aluno como um sujeito passivo desestimulando-o ao protagonismo. Neste caso, cabe uma reflexão na busca por novas metodologias que forneçam uma visão diferente para o atual paradigma educacional. Dessa forma, o presente trabalho surge com o objetivo de demonstrar que as metodologias ativas possibilitam a potencialização do processo ensino/aprendizagem promovendo o protagonismo e autoformação dos alunos no ensino da Química. A pesquisa ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP, tendo como sujeitos da pesquisa as turmas de 1º ano do Curso Técnico de Nível Médio em Alimentos na forma integrada e o 3º ano Curso Técnico de Nível Médio em Edificações na forma integrada. A metodologia baseou-se numa pesquisa ação de abordagem qualitativa possibilitando as análises quanto a aplicação de metodologias ativas por meio da aplicação das técnicas: árvore de problemas, aprendizagem baseada em problemas (ABP), mapa mental e estudo dirigido no ensino de química. Os resultados apontaram que os alunos desenvolveram mais interesse alcançando maior autonomia e protagonismo nas aulas de Química.
Abstract: The traditional methodologies in the teaching of Chemistry, represent the pedagogical practice of many teachers that worked through the transmission and reproduction of knowledge, where they place the student as a passive subject discouraging him from protagonism. In this case, it is necessary to reflect on the search for new methodologies that provide a different view for the current educational paradigm. So, the present work arises with the objective of demonstrating that the active methodologies enable the potentiation of the teaching / learning process, promoting the protagonism and self-formation of students in the teaching of Chemistry. The research took place at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá - IFAP, having as subjects of the research the classes of 1st year of the Technical Course of Medium Level in Food in the integrated form and the 3rd year Technical Course of Medium Level in Buildings in integrated way. The methodology was based on an action research with a qualitative approach, enabling the analysis of the application of active methodologies through the application of techniques: problem tree, problem-based learning (PBL), mind map and study directed at teaching chemistry. The results showed that students developed more interest, achieving greater autonomy and leadership in Chemistry classes.
Keywords: Ensino de química
Metodologias ativas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.initials: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citation: JARDIM, Jamily da Silva. Metodologias ativas: uma proposição para a educação inovadora em química. 2020. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/322
Issue Date: 8-Feb-2021
Appears in Collections:TCCMCP - Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JARDIM (2021) Metodologias ativas- uma proposição.pdf2,12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons