Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MINERVINO, Darlene do Socorro Del-Tetto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4912401369967173pt_BR
dc.creatorJARDIM, Jamily da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861232218672961pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-15T16:30:32Z-
dc.date.available2021-06-15-
dc.date.available2021-06-15T16:30:32Z-
dc.date.issued2021-02-08-
dc.identifier.citationJARDIM, Jamily da Silva. Metodologias ativas: uma proposição para a educação inovadora em química. 2020. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/322-
dc.description.abstractThe traditional methodologies in the teaching of Chemistry, represent the pedagogical practice of many teachers that worked through the transmission and reproduction of knowledge, where they place the student as a passive subject discouraging him from protagonism. In this case, it is necessary to reflect on the search for new methodologies that provide a different view for the current educational paradigm. So, the present work arises with the objective of demonstrating that the active methodologies enable the potentiation of the teaching / learning process, promoting the protagonism and self-formation of students in the teaching of Chemistry. The research took place at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá - IFAP, having as subjects of the research the classes of 1st year of the Technical Course of Medium Level in Food in the integrated form and the 3rd year Technical Course of Medium Level in Buildings in integrated way. The methodology was based on an action research with a qualitative approach, enabling the analysis of the application of active methodologies through the application of techniques: problem tree, problem-based learning (PBL), mind map and study directed at teaching chemistry. The results showed that students developed more interest, achieving greater autonomy and leadership in Chemistry classes.pt_BR
dc.description.resumoAs metodologias tradicionais no ensino da Química, representam a prática pedagógica de muitos professores, trabalhadas pela transmissão e reprodução do conhecimento, onde situa o aluno como um sujeito passivo desestimulando-o ao protagonismo. Neste caso, cabe uma reflexão na busca por novas metodologias que forneçam uma visão diferente para o atual paradigma educacional. Dessa forma, o presente trabalho surge com o objetivo de demonstrar que as metodologias ativas possibilitam a potencialização do processo ensino/aprendizagem promovendo o protagonismo e autoformação dos alunos no ensino da Química. A pesquisa ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP, tendo como sujeitos da pesquisa as turmas de 1º ano do Curso Técnico de Nível Médio em Alimentos na forma integrada e o 3º ano Curso Técnico de Nível Médio em Edificações na forma integrada. A metodologia baseou-se numa pesquisa ação de abordagem qualitativa possibilitando as análises quanto a aplicação de metodologias ativas por meio da aplicação das técnicas: árvore de problemas, aprendizagem baseada em problemas (ABP), mapa mental e estudo dirigido no ensino de química. Os resultados apontaram que os alunos desenvolveram mais interesse alcançando maior autonomia e protagonismo nas aulas de Química.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-15T16:30:06Z No. of bitstreams: 2 JARDIM (2021) Metodologias ativas- uma proposição.pdf: 2168655 bytes, checksum: 1bf25135548096e7692748a8a7b4f112 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-15T16:30:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 JARDIM (2021) Metodologias ativas- uma proposição.pdf: 2168655 bytes, checksum: 1bf25135548096e7692748a8a7b4f112 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-15T16:30:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 JARDIM (2021) Metodologias ativas- uma proposição.pdf: 2168655 bytes, checksum: 1bf25135548096e7692748a8a7b4f112 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-02-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleMetodologias ativas: uma proposição para a educação inovadora em químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JARDIM (2021) Metodologias ativas- uma proposição.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons