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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/318
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Jogos digitais como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem da matemática no ensino fundamental |
Autor(es): | SANTOS, Eleni da Silva ALMEIDA, Marlon Viana de CARDOSO, Wanerllon de Almeida |
Primeiro Orientador: | DIAS, Klessis Lopes |
Resumo: | Este trabalho consiste na construção de um material didático-pedagógico que tem como objetivo, através de um estudo, analisar a importância dos jogos digitais no contexto escolar da Escola Municipal Pastor Jaci Torquato. Nesse sentido a pesquisa aqui tratada visa lançar uma reflexão sobre os jogos digitais, como uma das ferramentas pedagógicas, à luz de sua relevância pedagógica para os alunos da referida Instituição Escolar. O trabalho trata-se de um estudo realizado com 10 alunos do 5º ano e 10 professores que atuam com turmas do ensino fundamental I e II. O estudo foi realizado no 2º semestre de 2019. Para analisar os jogos digitais como ferramenta pedagógica, o trabalho foi dividido em três capítulos, sendo que o primeiro faz uma abordagem dos jogos como ferramenta pedagógica; o segundo capítulo apresenta a metodologia do trabalho e o terceiro capítulo discute os dados coletados, comparando-os e confrontando-os à luz dos teóricos abordados ao longo da pesquisa. |
Abstract: | This work consists of the construction of a didactic-pedagogical material that aims, through a study, to analyze the importance of digital games in the school context of the Municipal School Pastor Jaci Torquato. In this sense, the research dealt with here aims to launch a reflection on digital games, as one of the pedagogical tools, in the light of its pedagogical relevance for the students of that School Institution. The work is a study carried out with 10 students of the 5th year and 10 teachers who work with classes from elementary school I and II. The study was carried out in the 2nd semester of 2019. To analyze digital games as a pedagogical tool, the work was divided into three chapters, the first of which approaches games as a pedagogical tool; the second chapter presents the methodology of the work and the third chapter discusses the data collected, comparing and comparing them in the light of the theorists approached throughout the research. |
Palavras-chave: | Jogo digital - ensino aprendizagem Matemática - ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Informática |
Citação: | SANTOS, Eleni da Silva; ALMEIDA, Marlon Viana de; CARDOSO, Wanerllon de Almeida. Jogos digitais como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem da matemática no ensino fundamental. 2020. 32p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/318 |
Data do documento: | 22-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Informática |
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SANTOS (2020) - JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA.pdf | 382,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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