Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/313
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | FREIRE, André Luiz da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7443637990831514 | pt_BR |
dc.creator | TENORIO, Jessica Silva | - |
dc.creator | SANTOS, Lidiany Almeida dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6746550656813341 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-14T20:49:24Z | - |
dc.date.available | 2021-06-14 | - |
dc.date.available | 2021-06-14T20:49:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.citation | TENORIO, Jessica Silva; Lidiany Almeida dos SANTOS. Uma proposta do uso do libreoffice writer como desafio educativo na EJA. 2020. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/313 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to present a teaching-learning proposal for the use of the Writer text editor in the education of youth and adult education (EJA), where its purpose is to analyze the possibilities such as educational technologies and information and communication technology ( ICTs), can contribute to the performance of these students in this teaching modality, the work also comes to analyze the problems faced through so many challenges in their educational process. With this current scenario of the computerized era where technology is present in all areas and who does not use it, as technological resources are considered to be digital illiterates. Therefore, in this work it was sought through a bibliographic research to analyze that it is of great value, for these people with little knowledge, to learn the Writer resource so that, at the very least, they are no longer digital illiterates. Therefore, this proposal comes to show possibilities of using the Writer tool, in this process in the teaching-learning scope, enabling Informatics as a technological challenge in the teaching of young people and adults. The expected results and that this proposal will contribute to the educators and facilitate the students' learning process, where they can achieve autonomy and develop their skills to develop basic activities on a computer. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino-aprendizagem do uso do editor de texto Writer no ensino de educação de jovens e adultos (EJA), onde tem comosua finalidade analisar as possibilidades como tecnologias educativas e tecnologia da informação e comunicação (TICs), podem contribuir para o desempenho desses alunos nesta modalidade de ensino, o trabalho também vem analisar os problemas enfrentados mediante a tantos desafios no seu processo educacional. Com esse cenário atual da era informatizada ondea tecnologia estar presente em todas as áreas e quem não a usa, como recursos tecnológicos sãotidos como analfabetos digitais. Portanto, neste trabalho buscou-se por meio de uma pesquisa bibliográfica analisar que é de grande valia, para que essas pessoas com pouco conhecimento, o aprendizado do recurso Writer para que, no mínimo deixarem de ser analfabetos digitais. Sendo assim essa proposta vem mostrar possibilidades da utilização da ferramenta Writer, nesse processo no âmbito de ensino-aprendizagem, possibilitando a Informática como desafio tecnológico no ensino de jovens e adultos. Os resultados esperados e que essa proposta venha contribuir com os educadores e facilitar o processo de aprendizagem dos alunos, onde eles possam conseguir autonomia e desenvolva suas habilidades para desenvolverem atividades básicas em um computador. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-14T20:49:00Z No. of bitstreams: 2 TENORIO(2020)_ O uso do LibreOffice Writer como Desafio Educativo na EJA.pdf: 653740 bytes, checksum: 586b0e309b175625defac572d893c037 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-14T20:49:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TENORIO(2020)_ O uso do LibreOffice Writer como Desafio Educativo na EJA.pdf: 653740 bytes, checksum: 586b0e309b175625defac572d893c037 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-06-14T20:49:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TENORIO(2020)_ O uso do LibreOffice Writer como Desafio Educativo na EJA.pdf: 653740 bytes, checksum: 586b0e309b175625defac572d893c037 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-12-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia da Informação e Comuicação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta tecnológica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Uma proposta do uso do libreoffice writer como desafio educativo na EJA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TENORIO(2020)_ O uso do LibreOffice Writer como Desafio Educativo na EJA.pdf | 638,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons