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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A cultura digital a luz da BNCC: uma análise da competência 5 na perspectiva do planejamento escolar e pedagógico no ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Amazonas
Autor(es): SANTOS, Edigleide Morais dos
SILVA, Rute Freitas da
Primeiro Orientador: MINERVINO, Darlene do Socorro Del-Tetto
Resumo: A cultura digital, consolidada pelo avanço tecnológico estão diretamente ligados no cenário atual abrangendo todos os segmentos da sociedade, entre estes a escola. No campo das políticas educacionais novas demandas surgem para embasar a educação, visto que a tecnologia também está presente no cotidiano do aluno, pois os processos tecnológicos influenciam comportamentos introduzindo definitivamente a cultura digital. Desta forma, o presente trabalho, tem como objetivo apresentar análises quanto a implementação das políticas educacionais a luz da BNCC, tendo como referência a Competência 5 na perspectiva do planejamento escolar e pedagógico de uma escola do município de Santana. A pesquisa é um estudo de caso de abordagem qualitativa, desenvolvida em um estudo investigativo de tema contemporâneo, possibilitando uma compreensão do fenômeno a partir de discussões relevantes para o campo educacional no que tange a (re)formulação do currículo escolar para atender a normatização da BNCC. Os resultados apontaram que acultura digital chega por meio de políticas educacionais a serem implementadas no ensino, no entanto, o desafio se mostra complexo quando se depara ao contexto escolar precário, correndo o risco de não trazer resultado inclusivo para o desenvolvimento educacional de cidadãos da atual geração. O estudo aponta o quanto é necessário o debate constante pela escola e educadores, visto que, a BNCC mesmo em fase de implementação nas instituições de ensino, ainda traz muitas dúvidas sobre as mudanças que ela acarreta para a educação e é preciso que todos os envolvidos neste processo tenham conhecimento para um agir consciente.
Abstract: The digital culture, consolidated by technological advances, are directly linked in the current scenario, covering all segments of society, including the school. In the field of educational policies, new demands are emerging to support education, since technology is also present in the student's daily life, as technological processes influence behaviors, definitively introducing digital culture. Thus, this paper aims to present analyzes regarding the implementation of educational policies in the light of BNCC, having Competence 5 as a reference in the perspective of school and pedagogical planning of a school in the municipality of Santana. The research is a case study with a qualitative approach, developed in an investigative study with a contemporary theme, enabling an understanding of the phenomenon from discussions relevant to the educational field regarding the (re) formulation of the school curriculum to meet the standardization of BNCC. The results showed that digital culture arrives through educational policies to be implemented in teaching, however, the challenge is complex when faced with the precarious school context, running the risk of not bringing an inclusive result to the educational development of citizens of today generation. The study points out how much the constant debate by the school and educators is necessary, since, BNCC, even in the implementation phase in educational institutions, still raises many doubts about the changes that it brings to education and it is necessary that everyone involved in this process have knowledge for a conscious action.
Palavras-chave: Cultura digital
Planejamento escolar
Educação pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Informática
Citação: SANTOS, Edigleide Morais dos; SILVA, Rute Freitas da.A cultura digital a luz da BNCC: uma análise da competência 5 na perspectiva do planejamento escolar e pedagógico no ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Amazonas. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/308
Data do documento: 19-Jan-2021
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