Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MINERVINO, Darlene do Socorro Del-Tetto-
dc.contributor.advisor1LattesDarlene do Socorro Del-Tettopt_BR
dc.creatorSANTOS, Edigleide Morais dos-
dc.creatorSILVA, Rute Freitas da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333982943934078pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-13T16:28:48Z-
dc.date.available2021-06-13-
dc.date.available2021-06-13T16:28:48Z-
dc.date.issued2021-01-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Edigleide Morais dos; SILVA, Rute Freitas da.A cultura digital a luz da BNCC: uma análise da competência 5 na perspectiva do planejamento escolar e pedagógico no ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Amazonas. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Informática)-Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/308-
dc.description.abstractThe digital culture, consolidated by technological advances, are directly linked in the current scenario, covering all segments of society, including the school. In the field of educational policies, new demands are emerging to support education, since technology is also present in the student's daily life, as technological processes influence behaviors, definitively introducing digital culture. Thus, this paper aims to present analyzes regarding the implementation of educational policies in the light of BNCC, having Competence 5 as a reference in the perspective of school and pedagogical planning of a school in the municipality of Santana. The research is a case study with a qualitative approach, developed in an investigative study with a contemporary theme, enabling an understanding of the phenomenon from discussions relevant to the educational field regarding the (re) formulation of the school curriculum to meet the standardization of BNCC. The results showed that digital culture arrives through educational policies to be implemented in teaching, however, the challenge is complex when faced with the precarious school context, running the risk of not bringing an inclusive result to the educational development of citizens of today generation. The study points out how much the constant debate by the school and educators is necessary, since, BNCC, even in the implementation phase in educational institutions, still raises many doubts about the changes that it brings to education and it is necessary that everyone involved in this process have knowledge for a conscious action.pt_BR
dc.description.resumoA cultura digital, consolidada pelo avanço tecnológico estão diretamente ligados no cenário atual abrangendo todos os segmentos da sociedade, entre estes a escola. No campo das políticas educacionais novas demandas surgem para embasar a educação, visto que a tecnologia também está presente no cotidiano do aluno, pois os processos tecnológicos influenciam comportamentos introduzindo definitivamente a cultura digital. Desta forma, o presente trabalho, tem como objetivo apresentar análises quanto a implementação das políticas educacionais a luz da BNCC, tendo como referência a Competência 5 na perspectiva do planejamento escolar e pedagógico de uma escola do município de Santana. A pesquisa é um estudo de caso de abordagem qualitativa, desenvolvida em um estudo investigativo de tema contemporâneo, possibilitando uma compreensão do fenômeno a partir de discussões relevantes para o campo educacional no que tange a (re)formulação do currículo escolar para atender a normatização da BNCC. Os resultados apontaram que acultura digital chega por meio de políticas educacionais a serem implementadas no ensino, no entanto, o desafio se mostra complexo quando se depara ao contexto escolar precário, correndo o risco de não trazer resultado inclusivo para o desenvolvimento educacional de cidadãos da atual geração. O estudo aponta o quanto é necessário o debate constante pela escola e educadores, visto que, a BNCC mesmo em fase de implementação nas instituições de ensino, ainda traz muitas dúvidas sobre as mudanças que ela acarreta para a educação e é preciso que todos os envolvidos neste processo tenham conhecimento para um agir consciente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-13T16:28:05Z No. of bitstreams: 2 SANTOS; SILVA (2021) A cultura digital.pdf: 595819 bytes, checksum: 5e3dc767d2ff108baf5f348e842e6caf (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-06-13T16:28:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 SANTOS; SILVA (2021) A cultura digital.pdf: 595819 bytes, checksum: 5e3dc767d2ff108baf5f348e842e6caf (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-13T16:28:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 SANTOS; SILVA (2021) A cultura digital.pdf: 595819 bytes, checksum: 5e3dc767d2ff108baf5f348e842e6caf (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-01-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectPlanejamento escolarpt_BR
dc.subjectEducação pedagógicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA cultura digital a luz da BNCC: uma análise da competência 5 na perspectiva do planejamento escolar e pedagógico no ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Amazonaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS; SILVA (2021) A cultura digital.pdf581,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons