Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/281
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Natália Eduarda da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4423782323147079 | pt_BR |
dc.creator | SOUSA, Karla Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-04T13:58:51Z | - |
dc.date.available | 2021-03-02 | - |
dc.date.available | 2021-03-04T13:58:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-07 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Karla Silva. AppQuími uso do aplicativo intuitivo na relação com o cotidiano e recurso no processo de ensino aprendizagem. 2020. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/281 | - |
dc.description.abstract | The work was based on the mobile practical teaching modality (mobile learning) - which makes use of mobile devices. The research discussed the application of the AppQuími application produced by the researcher as an aid tool for the contextualization of the theoretical contents studied in the classroom. The general objective of the research was to enable the teachinglearning process of high school students, related to everyday chemistry, from the AppQuími application, through the cell phone. It used a qualitative and quantitative approach and was carried out in a public school, located in the city of Macapá, state of Amapá, applied to twenty two students from three classes, three hundred and eleven, three hundred and twelve and three hundred and thirteen in the third year. from highschool. The development of the study occurred through a bibliographic survey - books, articles, among others. There were interventions with the classes in four moments during the afternoon shift, through the Google Meet platform, Kahoot and Google Forms. The classes were divided into two groups, experimental and control. Questionnaires were applied to both groups and also tests, in addition to the intervention with the application only to the experimental group. The experimental group showed better performance than the control group, confirming the effectiveness of the application. At the end, the students declared the use of AppQuími positive because of its practicality and content. | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho se fundamentou na modalidade de ensino prática móbile (mobile learning) – que faz uso de dispositivos móveis. A pesquisa discorreu sobre a aplicação do aplicativo AppQuími produzido pela pesquisadora como ferramenta de auxílio para a contextualização dos conteúdos teóricos estudados em sala de aula. O objetivo geral da pesquisa foi possibilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio, relacionado à química do cotidiano, a partir do aplicativo AppQuími, por meio do celular. Ela teve como metodologia a abordagem qualitativa e quantitativa e foi realizada em uma escola pública, situada na cidade de Macapá, estado do Amapá, aplicada a vinte dois alunos de três turmas, trezentos e onze, trezentos e doze e trezentos e treze do terceiro ano do Ensino Médio. O desenvolvimento do estudo ocorreu por meio de levantamento bibliográfico - livros, artigos, entre outros. Ocorreram intervenções com as turmas em quatro momentos no turno vespertino, através da plataforma Google Meet, Kahoot e Google Forms. As turmas foram divididas em dois grupos, experimental e o controle. Houve a aplicação de questionários aos dois grupos e também testes, além da intervenção com o aplicativo somente ao grupo experimental. O grupo experimental apresentou melhor rendimento em relação ao grupo controle, ratificando a eficácia do aplicativo. Ao final os alunos declararam como positivo o uso do AppQuími pela sua praticidade e conteúdo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-03-04T13:58:27Z No. of bitstreams: 2 SOUSA (2020) AppQuími uso do Aplicativo Intuitivo.pdf: 6245059 bytes, checksum: 891613601bd7275287728e3492a42bae (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-03-04T13:58:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 SOUSA (2020) AppQuími uso do Aplicativo Intuitivo.pdf: 6245059 bytes, checksum: 891613601bd7275287728e3492a42bae (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-04T13:58:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 SOUSA (2020) AppQuími uso do Aplicativo Intuitivo.pdf: 6245059 bytes, checksum: 891613601bd7275287728e3492a42bae (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-12-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | AppQuími - aplicativo | pt_BR |
dc.subject | Prática móbile - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Química - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | AppQuími uso do aplicativo intuitivo na relação com o cotidiano e recurso no processo de ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUSA (2020) AppQuími uso do Aplicativo Intuitivo.pdf | 6,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons