Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SILVA, Natália Eduarda da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4423782323147079pt_BR
dc.creatorSOUSA, Karla Silva-
dc.date.accessioned2021-03-04T13:58:51Z-
dc.date.available2021-03-02-
dc.date.available2021-03-04T13:58:51Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.citationSOUSA, Karla Silva. AppQuími uso do aplicativo intuitivo na relação com o cotidiano e recurso no processo de ensino aprendizagem. 2020. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/281-
dc.description.abstractThe work was based on the mobile practical teaching modality (mobile learning) - which makes use of mobile devices. The research discussed the application of the AppQuími application produced by the researcher as an aid tool for the contextualization of the theoretical contents studied in the classroom. The general objective of the research was to enable the teachinglearning process of high school students, related to everyday chemistry, from the AppQuími application, through the cell phone. It used a qualitative and quantitative approach and was carried out in a public school, located in the city of Macapá, state of Amapá, applied to twenty two students from three classes, three hundred and eleven, three hundred and twelve and three hundred and thirteen in the third year. from highschool. The development of the study occurred through a bibliographic survey - books, articles, among others. There were interventions with the classes in four moments during the afternoon shift, through the Google Meet platform, Kahoot and Google Forms. The classes were divided into two groups, experimental and control. Questionnaires were applied to both groups and also tests, in addition to the intervention with the application only to the experimental group. The experimental group showed better performance than the control group, confirming the effectiveness of the application. At the end, the students declared the use of AppQuími positive because of its practicality and content.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho se fundamentou na modalidade de ensino prática móbile (mobile learning) – que faz uso de dispositivos móveis. A pesquisa discorreu sobre a aplicação do aplicativo AppQuími produzido pela pesquisadora como ferramenta de auxílio para a contextualização dos conteúdos teóricos estudados em sala de aula. O objetivo geral da pesquisa foi possibilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio, relacionado à química do cotidiano, a partir do aplicativo AppQuími, por meio do celular. Ela teve como metodologia a abordagem qualitativa e quantitativa e foi realizada em uma escola pública, situada na cidade de Macapá, estado do Amapá, aplicada a vinte dois alunos de três turmas, trezentos e onze, trezentos e doze e trezentos e treze do terceiro ano do Ensino Médio. O desenvolvimento do estudo ocorreu por meio de levantamento bibliográfico - livros, artigos, entre outros. Ocorreram intervenções com as turmas em quatro momentos no turno vespertino, através da plataforma Google Meet, Kahoot e Google Forms. As turmas foram divididas em dois grupos, experimental e o controle. Houve a aplicação de questionários aos dois grupos e também testes, além da intervenção com o aplicativo somente ao grupo experimental. O grupo experimental apresentou melhor rendimento em relação ao grupo controle, ratificando a eficácia do aplicativo. Ao final os alunos declararam como positivo o uso do AppQuími pela sua praticidade e conteúdo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-03-04T13:58:27Z No. of bitstreams: 2 SOUSA (2020) AppQuími uso do Aplicativo Intuitivo.pdf: 6245059 bytes, checksum: 891613601bd7275287728e3492a42bae (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-03-04T13:58:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 SOUSA (2020) AppQuími uso do Aplicativo Intuitivo.pdf: 6245059 bytes, checksum: 891613601bd7275287728e3492a42bae (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-04T13:58:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 SOUSA (2020) AppQuími uso do Aplicativo Intuitivo.pdf: 6245059 bytes, checksum: 891613601bd7275287728e3492a42bae (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAppQuími - aplicativopt_BR
dc.subjectPrática móbile - aprendizagempt_BR
dc.subjectQuímica - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAppQuími uso do aplicativo intuitivo na relação com o cotidiano e recurso no processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUSA (2020) AppQuími uso do Aplicativo Intuitivo.pdf6,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons