Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1GOMES, Jorge Emílio Henriques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4238546538854566pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Jamil da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2037424084456542pt_BR
dc.creatorBALIEIRO, Ziran Cardoso-
dc.date.accessioned2021-02-17T19:26:44Z-
dc.date.available2020-12-26-
dc.date.available2021-02-17T19:26:44Z-
dc.date.issued2020-10-21-
dc.identifier.citationBALIEIRO, Ziran Cardoso. Experimento da fluorescência: uma estratégia de aprendizagem para a introdução do modelo Atômico de Bohr no ensino de química. 2020. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/258-
dc.description.abstractThis work arises from a concern of the author about the lack of basic and fundamental knowledge of students about the structure of matter, the elemental disposition of atoms and mainly the structure proposed by Bohr's atomic model. The research proposes to apply the fluorescence experiment as a practical didactic resource in the classroom to align with the theory and, consequently, performance to elementary school students with a view to improving the teaching and learning of these subjects, later on, in high school. The methodology presented is based on bibliographic studies to survey the theoretical foundations of learning to understand how it occurs, supporting a practical model of stimulus and response by experimental observation, achieving significant learning for students. Six scientific experiments were proposed that use the effect of fluorescence as a phenomenon, using low-cost materials in classroom practices and subsequently an evaluation of the proposal through questionnaires for qualitative and quantitative analyzes with students of fundamental education (9º grade) of a public school in Macapá-AP. The results showed a great advantage in applying the methodology, since it allowed the student to interact with the activities and the same ones as subjects pointing out in speeches the need to carry out practical activities in Chemistry classes.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é oriundo de uma inquietação da autora sobre a carência de base e fundamentos de conhecimentos específicos dos alunos sobre a estrutura da matéria, a disposição elementar dos átomos e principalmente a estrutura proposta pelo modelo atômico de Bohr. A pesquisa propõe aplicar o experimento da fluorescência como recurso didático prático em sala de aula para o alinhamento com a teoria e, consequentemente, melhor desempenho dos alunos de ensino fundamental com vistas ao aprimoramento do ensino e aprendizagem destes sujeitos, posteriormente, no ensino médio. A metodologia apresentada é pautada em estudos bibliográficos para levantamento de fundamentos teóricos de aprendizagem para entender como tal ocorre, sustentando um modelo prático de estímulo e resposta por observação experimental, alcançando a aprendizagem significativa dos alunos. Foram propostos seis experimentos científicos que utilizam como fenômeno o efeito da fluorescência, empregando materiais de baixo custo nas práticas em sala de aula e posteriormente uma avaliação da proposta por meio de questionários para análises qualitativas e quantitativas com alunos do ensino fundamenta (9º ano) de uma escola pública de Macapá-AP. Os resultados apontaram uma grande vantagem em aplicar a metodologia, uma vez que permitiu a interação do aluno com as atividades e os mesmos como sujeitos apontando em discursos a necessidade da realização de atividades práticas em aulas de Química.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-02-17T19:26:20Z No. of bitstreams: 2 BALIEIRO (2020) - EXPERIMENTO DA FLUORESCÊNCIA.pdf: 2328707 bytes, checksum: f795f1bdf64009e6b68245735105091a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-02-17T19:26:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 BALIEIRO (2020) - EXPERIMENTO DA FLUORESCÊNCIA.pdf: 2328707 bytes, checksum: f795f1bdf64009e6b68245735105091a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-17T19:26:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 BALIEIRO (2020) - EXPERIMENTO DA FLUORESCÊNCIA.pdf: 2328707 bytes, checksum: f795f1bdf64009e6b68245735105091a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-10-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectQuímica - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFluorescência - experimentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleExperimento da fluorescência: uma estratégia de aprendizagem para a introdução do modelo Atômico de Bohr no ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BALIEIRO (2020) - EXPERIMENTO DA FLUORESCÊNCIA.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons