Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1CUNHA, Suany Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934539441318645pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SOUZA, Marcos Antonio Feitosa de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9128527601513145pt_BR
dc.creatorLOPES, Ingrid Santana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9531855989839756pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-18T12:00:58Z-
dc.date.available2025-07-18-
dc.date.available2025-07-18T12:00:58Z-
dc.date.issued2025-03-20-
dc.identifier.citationLOPES, Ingrid Santana. A utilização do laboratório virtual como possibilidade metodológico para o ensino de química na educação de jovens e adultos.2025. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1218-
dc.description.abstractThis work addresses the use of virtual laboratories in chemistry teaching, with a focus on Youth and Adult Education (EJA). Its general objective is to analyze the use of virtual laboratories as a methodological possibility in teaching chemistry for EJA and as specific objectives to investigate the potential of virtual laboratories in teaching Chemistry to meet the demands of EJA; present examples of virtual laboratory platforms and tools applicable to Chemistry teaching; identify the functionalities and accessibility of virtual laboratories for EJA. The research aims to highlight how these tools can make teaching more dynamic, accessible and aligned with the realities of EJA students, overcoming infrastructure limitations and expanding access to experimental learning. The chosen methodology was bibliographical research with a qualitative approach, using the periodicals Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçãos (BDTD) and Google Scholar as a database, under the time frame of 2011 – 2024 from which articles, dissertations and theses were collected. The results demonstrate that virtual laboratories are an important ally incorporated into the teaching methodology for young adult education. It is clear that there is a gap in the use of these technologies in EJA.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o uso de laboratórios virtuais no ensino de química, com foco na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem como objetivo geral analisar a utilização dos laboratórios virtuais como uma possibilidade metodológica no ensino de química para a EJA e como objetivos específicos investigar as potencialidades dos laboratórios virtuais no ensino de Química para atender às demandas da EJA; apresentar exemplos de plataformas e ferramentas de laboratórios virtuais aplicáveis ao ensino de Química; identificar as funcionalidades e acessibilidade dos laboratórios virtuais para a EJA. A pesquisa visa destacar como essas ferramentas podem tornar o ensino mais dinâmico, acessível e alinhado às realidades dos estudantes da EJA, superando limitações de infraestrutura e ampliando o acesso ao aprendizado experimental. A metodologia escolhida foi uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizando como banco de dados os periódicos Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Google Acadêmico, sob o recorte temporal de 2011 – 2024 a partir dos quais foram levantados artigos, dissertações e teses. Os resultados demonstram que os laboratórios virtuais são uns importantes aliados incorporado a metodologia de ensino para educação de jovens adultos. Percebe-se que a uma lacuna na utilização dessas tecnologias na EJA.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ingrid Lopes (ingridslopes16@gmail.com) on 2025-07-15T18:19:19Z No. of bitstreams: 1 Lopes (2025) - A ultilização do Laboratorio.pdf: 395563 bytes, checksum: 1f44e8b44010babd1bab38a2fc383626 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Ingrid Lopes Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- renomear o arquivo PDF, segue ex: SOBRENOME (2024) - Três primeiras palavras do título Solicito ajustes de formatação no trabalho. Sugiro ler o Guia de formatação que está disponível em Documentos úteis e Template de TCC, segue orientações: 1- Capa e folha de rosto, colocar margem inferior a 2cm; 2- colocar iniciais em minúsculas, com exceção de nomes próprios, de palavras-chave e keywords; 3- verificar margem superior deve está em 3cm, ver em todo trabalho a partir das listas; 4- aproximar um pouco mais os títulos do sumário aos números indicativos; 5- dá espaçamento 1,5 entre seção 2 e subseção 2.1; 6- paginação, usa-se os tamanhos 10 ou 11 (menor que a do texto); 7- dá espaçamento 1,5 entre texto e citação, veja a questão do espaçamento que em algumas partes estão faltando; 8- referências: - referência de lei, resolução, decreto, destacar somente o que diz cada um deles; - tem referência que destacou a editora, e não o título; - subtítulo não se destaca; - referência de simpósio, destaca-se somente Anais, falta colocar na referência; - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-07-15T19:13:03Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Ingrid Lopes (ingridslopes16@gmail.com) on 2025-07-15T22:13:38Z No. of bitstreams: 1 Lopes (2025) - A ultilização do.pdf: 423870 bytes, checksum: 8f17b3c5be20a7e492036834de0557d8 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Ingrid Lopes Solicito os seguintes ajustes de formatação: 1 - peço que verifique o espaçamento em todo o seu texto. Ele deve ser de 1,5 entrelinha. Veja que o espaçamento está diferente na capa do trabalho, Agradecimento etc. Veja a diferença do texto de Agradecimento e Resumo; 2 - as palavras-cheve devem ser todas em letras minúsculas 3 - corrigir formatação do Sumário. Veja que o título da seção está em tamanho de fonte superior a 12 e os títulos das seções estão desalinhadas. Veja modelo de Sumario no Guia ou na coleção de seu curso 4 - corrigir a paginação. Veja no Guia as orientações de contagem 5 - corrigir entradas de parágrafos Antes de fazer um novo depósito, favor fazer uma análise de toda a formatação, para evitar que retorne para ajustes on 2025-07-16T14:41:59Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Ingrid Lopes (ingridslopes16@gmail.com) on 2025-07-16T17:37:36Z No. of bitstreams: 1 Lopes (2025) - A ultilização do.pdf: 422159 bytes, checksum: 58995df0d26d51a847d4636b055f4956 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Ingrid Lopes Ainda consta ajustes de formatação. Informo que essa responsabilidade é do discente. Você deve verificar o que ainda precisa formatar em seu trabalho. A biblioteca não tem essa responsabilidade. 1 - na capa, o espaçamento ainda está fora do padrão. Ele deve ser de 1,5 entrelinha 2 - a paginação está com o tamanho de fonte igual a do texto. O Guia orienta que o tamanho de fonte da paginação é exceção de tamanho de fonte. Use o mesmo tamanho que está usando para as citações recuadas Antes de fazer um novo depósito, favor fazer uma análise de toda a formatação, para evitar que retorne para ajustes on 2025-07-17T13:16:55Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Ingrid Lopes (ingridslopes16@gmail.com) on 2025-07-18T08:18:50Z No. of bitstreams: 1 Lopes (2025) - A ultilização do.pdf: 731927 bytes, checksum: 7b60e810592afb2ea3a39afa6794b808 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-07-18T12:00:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Lopes (2025) - A ultilização do.pdf: 731927 bytes, checksum: 7b60e810592afb2ea3a39afa6794b808 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-18T12:00:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lopes (2025) - A ultilização do.pdf: 731927 bytes, checksum: 7b60e810592afb2ea3a39afa6794b808 (MD5) Previous issue date: 2025-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLaboratorio virtualpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEducação de jovem e adultopt_BR
dc.subjectVirtual laboratorypt_BR
dc.subjectTeaching Chemistrypt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM:pt_BR
dc.titleA utilização do laboratório virtual como possibilidade metodológica para o ensino da química na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lopes (2025) - A ultilização do.pdf714,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons