Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1216
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação docente para a educação de jovens e adultos: análise do currículo de licenciatura em química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Autor(es): MAGNO, Arleia Midões
Primeiro Orientador: CUNHA, Suanny Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SOUZA, Marcos Antonio Feitosa de
Resumo: Este estudo apresenta como tema formação docente para a educação de jovens e adultos, com foco na análise do currículo do curso de Licenciatura em Química. Tem como objetivo geral analisar de que forma a EJA vem sendo abordada no currículo do curso de Licenciatura em Química ofertado pelo Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Amapá. Para tanto, adotou-se a análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), identificando mudanças e avanços na formação dos futuros professores para atuarem nessa modalidade. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa indicam que a versão inicial do PPC (2015-2021) apresentava lacunas na preparação docente para a EJA, enquanto a reformulação do PPC em 2021 trouxe avanços importantes, como a inclusão da disciplina "Teoria e Prática da EJA" e a ampliação da temática nos estágios supervisionados e em disciplinas pedagógicas. No entanto, ainda persistem desafios, como o aprofundamento metodológico e a necessidade de maior integração dos saberes culturais locais. Conclui-se que uma formação docente mais inclusiva e sensível às especificidades da EJA é fundamental para preparar professores estejam preparados para atender esse público, contribuindo para uma educação mais equitativa e transformadora.
Abstract: This study focuses on teacher education for Youth and Adult Education (EJA), with an emphasis on analyzing the curriculum of the Chemistry Teacher Education Program. Its general objective is to analyze how EJA is addressed in the curriculum of the Chemistry Teacher Education Program offered by the Federal Institute of Science and Technology of Amapá. To this end, the analysis of the Course Pedagogical Project (PPC) was adopted, identifying changes and advances in the training of future teachers to work in this modality. The research is characterized by a qualitative approach. The results indicate that the initial version of the PPC (2015–2021) presented gaps in teacher preparation for EJA, while the 2021 reformulation of the PPC brought important advances, such as the inclusion of the subject "Theory and Practice of EJA" and the expansion of the theme in supervised internships and pedagogical subjects. However, challenges remain, such as the need for deeper methodological approaches and greater integration of local cultural knowledge. It is concluded that a more inclusive teacher education, sensitive to the specificities of EJA, is essential to prepare teachers to serve this audience, contributing to a more equitable and transformative education.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Formação Docente
Projeto Pedagógico do Curso
Youth and Adult Education
Teacher Training
Course Pedagogical Project
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: MAGNO, Arléia Midões. Formação docente para a educação de jovens e adultos: análise do currículo de licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Macapá, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1216
Data do documento: 20-Mar-2025
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAGNO (2025) - Formaçao docente para.pdf792,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.