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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1CUNHA, Suanny Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934539441318645pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SOUZA, Marcos Antonio Feitosa de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9128527601513145pt_BR
dc.creatorMAGNO, Arleia Midões-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418358096819384pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-16T18:34:07Z-
dc.date.available2025-05-19-
dc.date.available2025-07-16T18:34:07Z-
dc.date.issued2025-03-20-
dc.identifier.citationMAGNO, Arléia Midões. Formação docente para a educação de jovens e adultos: análise do currículo de licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Macapá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1216-
dc.description.abstractThis study focuses on teacher education for Youth and Adult Education (EJA), with an emphasis on analyzing the curriculum of the Chemistry Teacher Education Program. Its general objective is to analyze how EJA is addressed in the curriculum of the Chemistry Teacher Education Program offered by the Federal Institute of Science and Technology of Amapá. To this end, the analysis of the Course Pedagogical Project (PPC) was adopted, identifying changes and advances in the training of future teachers to work in this modality. The research is characterized by a qualitative approach. The results indicate that the initial version of the PPC (2015–2021) presented gaps in teacher preparation for EJA, while the 2021 reformulation of the PPC brought important advances, such as the inclusion of the subject "Theory and Practice of EJA" and the expansion of the theme in supervised internships and pedagogical subjects. However, challenges remain, such as the need for deeper methodological approaches and greater integration of local cultural knowledge. It is concluded that a more inclusive teacher education, sensitive to the specificities of EJA, is essential to prepare teachers to serve this audience, contributing to a more equitable and transformative education.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta como tema formação docente para a educação de jovens e adultos, com foco na análise do currículo do curso de Licenciatura em Química. Tem como objetivo geral analisar de que forma a EJA vem sendo abordada no currículo do curso de Licenciatura em Química ofertado pelo Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Amapá. Para tanto, adotou-se a análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), identificando mudanças e avanços na formação dos futuros professores para atuarem nessa modalidade. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa indicam que a versão inicial do PPC (2015-2021) apresentava lacunas na preparação docente para a EJA, enquanto a reformulação do PPC em 2021 trouxe avanços importantes, como a inclusão da disciplina "Teoria e Prática da EJA" e a ampliação da temática nos estágios supervisionados e em disciplinas pedagógicas. No entanto, ainda persistem desafios, como o aprofundamento metodológico e a necessidade de maior integração dos saberes culturais locais. Conclui-se que uma formação docente mais inclusiva e sensível às especificidades da EJA é fundamental para preparar professores estejam preparados para atender esse público, contribuindo para uma educação mais equitativa e transformadora.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Arléia Magno (arleia.midoes@gmail.com) on 2025-05-27T15:16:13Z No. of bitstreams: 1 MAGNO(2025)- Formação docente para.pdf: 756937 bytes, checksum: 3c69ed809daebda3f52f3fdb45de1da2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Arléia Magno Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Título, em caixa baixa, com exceção da primeira letra e de iniciais de nomes próprios; 2- orientadora e coorientador, somente o sobrenome em caixa alta; 3- refazer citação, é a referência do seu trabalho, segue ex: BATISTA, Leandro Gomes. Os jogos como instrumento de aprendizagem no 6ºano do ensino fundamental.2023. 2024, 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. 4- renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME (2024) - Três primeiras palavras do título Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Capa e folha de rosto, colocar local e ano no limite da margem inferior da folha, a 2cm; 2- Keywords, retirar uma vírgula que está a mais entre as palavras; 3- lista de siglas, deve ter 1,5 entrelinhas; 4- Introdução, é na folha 11, pois capa não se conta; 5- colocar subtítulo da seção 2, logo após os dois pontos do título; 6- o título da figura 2, deve está na mesma folha da figura; 7- folhas 31, 32 estão com mais de 3cm na margem superior; 8- referências: - margem superior está com mais de 3cm; - veja nos exemplos de referência no Guia, o que se destaca abaixo, segue: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2015. BRASIL. Ministério da Educação. LEI Nº 13.632, de 6 de março de 2018. Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre educação e aprendizagem ao longo da vida. Brasília: MEC, 2018. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996. (as demais desse mesmo tipo) - destacar o título aqui, segue: CALIXTO, J. A. Formação de professores de Química para atuação na EJA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação…. - tem referência de periódico que falta destacar o nome da revista; - abaixo destacar: Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ. Resolução n° 44/2015/CONSUP/IFAP, de 03 de setembro de 2015. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Macapá, 2015. - o mesmo para a seguinte: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ. Resolução nº 18, de 2021: Aprova o projeto pedagógico do curso de licenciatura em química. Conselho Superior do IFAP, … - veja que tem referência que falta destacar o título; - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-05-27T17:03:26Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Arléia Magno (arleia.midoes@gmail.com) on 2025-07-09T16:15:33Z No. of bitstreams: 1 MAGNO (2025) - Formaçao docente para.pdf: 869397 bytes, checksum: 5f636544fb589268f62879251b2429e3 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Arléia Magno Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Capa, centralizar o título, e ainda, capa e folha de rosto, colocar local e ano no limite da margem inferior da folha, a 2cm; 2- Keywords, separar as palavras por ponto e vírgula; 3- referências: - colocar em ordem alfabética, está aparecendo sobrenome com K, entre A e B; - veja nos exemplos de referência no Guia, o que se destaca abaixo, segue: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988. Destacar: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2015. Destacar: Base Nacional Comum Curricular BRASIL. Ministério da Educação. LEI Nº 13.632, de 6 de março de 2018. Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre educação e aprendizagem ao longo da vida. Brasília: MEC, 2018. Destacar: Altera a Lei n°9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre educação e aprendizagem ao longo da vida. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Destacar: Diário Oficial da União - revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-07-09T17:25:56Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Arléia Magno (arleia.midoes@gmail.com) on 2025-07-10T13:36:52Z No. of bitstreams: 1 MAGNO (2025) - Formaçao docente para.pdf: 846474 bytes, checksum: 847137340071ec5f4d66602639c07e13 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Arléia Magno Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Capa, falta o nome do curso; 2- keywords, separar as palavras por ponto e vírgula; NÃO CORRIGIU 3- sumário, as linhas dos títulos, não podem passar para o campo dos números das folhas, pois eles devem estar destacados; 4- verificar tamanho da fonte da paginação, usa-se os tamanhos 10 ou 11 (menor que a do texto); 5- referências, revise pelos modelos de referências que estão no Guia: - veja nos exemplos de referência no Guia, o que se destaca abaixo, segue: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988. Destacar: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 FALTA CORRIGIR BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares... Destacar somente: Diário Oficial da União BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 1.303/2001,… Destacar somente: Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 295-316. Destacar somente: A pesquisa qualitativa , e ainda, use o mesmo tipo de letra que está sendo usado em todas referências. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ. Resolução nº 44/2015/CONSUP/IFAP, de 03 de setembro de 2015. Aprova o Projeto Pedagógico… Destacar somente: Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química E para a seguinte: Destacar somente:Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. on 2025-07-10T14:57:44Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Arléia Magno (arleia.midoes@gmail.com) on 2025-07-10T16:52:15Z No. of bitstreams: 1 MAGNO (2025) - Formaçao docente para.pdf: 824749 bytes, checksum: 75d896aef5722e2417235834581fe22e (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Arléia Magno Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- sumário, os títulos devem estar alinhados pelo maior número indicativo, tendo cuidado para não passar para o meio dos números das folhas, fazer pelo Template; 2- referências, revise pelos modelos de referências que estão no Guia: CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 295-316. Destacar SOMENTE: A pesquisa qualitativa , NÃO destaque o subtítulo NSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ. Resolução nº 18, de 2021. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Conselho…. Destacar SOMENTE: Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Falta pouco para o aceito. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. on 2025-07-11T10:10:18Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Arléia Magno (arleia.midoes@gmail.com) on 2025-07-11T22:01:45Z No. of bitstreams: 1 MAGNO(2025)- Formação docente para.pdf: 824203 bytes, checksum: 1644e0fa81c8be45eb10441a80b121c0 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Arleia Magno Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1. Colocar em maiúsculo a primeira letra das iniciais da instituição (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá), no título do autodepósito e na ficha catalográfica; Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Vocês ainda podem ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1. Refaça a sua ficha catalográfica colocando o nome da Instituição no título de forma correta; 2. As iniciais das palavras-chave devem ser grafadas com letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos; Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-07-15T16:43:35Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Arléia Magno (arleia.midoes@gmail.com) on 2025-07-15T17:45:35Z No. of bitstreams: 1 MAGNO(2025)- Formação docente para.pdf: 828714 bytes, checksum: e9ca4f7fc3c6faa3071927e4470fe498 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Arleia Magno Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1. Colocar em maiúsculo a primeira letra das iniciais da instituição (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá), no título do autodepósito e na ficha catalográfica; Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Vocês ainda podem ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1. Refaça a sua ficha catalográfica colocando o nome da Instituição no título de forma correta; 2. As iniciais das palavras-chave devem ser grafadas com letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos; Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-07-15T19:04:53Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Arléia Magno (arleia.midoes@gmail.com) on 2025-07-15T19:43:24Z No. of bitstreams: 1 MAGNO (2025) - Formaçao docente para.pdf: 829181 bytes, checksum: 127e04eb8721214a1b28a8f5a1c53c39 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Arleia, Solicito os seguintes ajustes de formatação: 1 - o texto da página da epígrafe está com duplicidade de destaque. Ou você coloca aspas ou deixa em itálico 2 - as palavras-chave e keywords devem estar todas em letras minúsculas 3 - o título da seção SUMÁRIO está em tamanho de fonte superior a 12, corrija isso 4 - nas Referências, corrija a da Constituição para este exemplo: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Após fazer essas correções, verifique se está tudo certo para um novo depósito. on 2025-07-16T15:33:14Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Arléia Magno (arleia.midoes@gmail.com) on 2025-07-16T17:22:18Z No. of bitstreams: 1 MAGNO (2025) - Formaçao docente para.pdf: 811840 bytes, checksum: c42a78a149c1bb75e0c56633b26cfc8f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br) on 2025-07-16T18:34:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MAGNO (2025) - Formaçao docente para.pdf: 811840 bytes, checksum: c42a78a149c1bb75e0c56633b26cfc8f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-16T18:34:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAGNO (2025) - Formaçao docente para.pdf: 811840 bytes, checksum: c42a78a149c1bb75e0c56633b26cfc8f (MD5) Previous issue date: 2025-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectProjeto Pedagógico do Cursopt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectCourse Pedagogical Projectpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação docente para a educação de jovens e adultos: análise do currículo de licenciatura em química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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