Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1203
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Teste de depósito para o curso de tecnologia em gestão comercial |
Autor(es): | CARDOSO, Suzana |
Primeiro Orientador: | DIAS, Jacirema de Jesus Fernandes |
Resumo: | RESUMO: Este artigo analisou a oferta e evasão da EJA em duas escolas de Laranjal do Jari, no Amapá, de 2020 a 2024. Adicionalmente, analisaram-se também os impactos das metodologias de ensino de Ciências empregadas e como podem influenciar na evasão. Utilizando uma abordagem mista, foi feita uma pesquisa bibliográfica para examinar as legislações nacionais e regionais referentes à EJA, e análise documental dos dados de evasão da Secretaria de Educação do município, bem como investigação dos planos de ensino de ciências de professores dessa modalidade nas escolas. Foi constatado que o Amapá é o penúltimo estado com menor número de matrículas da EJA no Brasil. Nas escolas de Laranjal do Jari, houve uma diminuição da oferta da EJA no período de 2020 a 2024, além de um aumento de evasão. Além disso, foi analisado uma predominância de aulas expositivas dialogadas, com baixa diversidade metodológica, o que pode contribuir para o desinteresse e a evasão escolar. O estudo destaca a necessidade de estratégias pedagógicas interativas, capacitação docente e melhoria da infraestrutura para reduzir a evasão e promover a continuidade dos estudos. A baixa de matrículas na EJA no Amapá indica a necessidade de medidas para garantir a presença da comunidade na escola. |
Abstract: | ABSTRACT: This article analyzed the supply and dropout rates of EJA in two schools in Laranjal do Jari, Amapá, from 2020 to 2024. Additionally, the impacts of the science teaching methodologies used were also analyzed and how they can influence dropout rates. Using a mixed approach, a bibliographical research was carried out to examine national and regional legislation regarding EJA, and a documentary analysis of dropout data from the municipal Education Department, as well as an investigation of the science teaching plans of teachers of this modality in schools. It was found that Amapá is the penultimate state with the lowest number of EJA enrollments in Brazil. In the schools of Laranjal do Jari, there was a decrease in the supply of EJA in the period from 2020 to 2024, in addition to an increase in dropout rates. Furthermore, a predominance of expository, dialogic classes with low methodological diversity was analyzed, which may contribute to disinterest and school dropout. The study highlights the need for interactive pedagogical strategies, teacher training and improved infrastructure to reduce dropout and promote continued studies. The low enrollment in EJA in Amapá indicates the need for measures to ensure the community's presence in school. |
Palavras-chave: | Tecnologia na educação - gramificação Active methodologies-teaching botany Trabalho docente Science teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Tecnologia em Gestão Comercial |
Citação: | GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. – São Paulo : Atlas, 2017. Disponível em: (99+) Como Elaborar Projetos De Pesquisa 6ª Ed. GIL | Lucas Pinto De Oliveira - Academia.edu. Acesso em: jan. 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1203 |
Data do documento: | 10-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCCOPQ - Tecnologia em Gestão Comercial |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Res.75.2021_Consup (1) (2) (1)-1.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons