Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1DIAS, Jacirema de Jesus Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteslvvçfçfbçflbçg~bçgñç~hçnhpt_BR
dc.creatorCARDOSO, Suzana-
dc.creator.Lattesgssdhskdjskadjlsakdçsapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-17T16:23:08Z-
dc.date.available2025-06-16-
dc.date.available2025-06-17T16:23:08Z-
dc.date.issued2025-05-10-
dc.identifier.citationGIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. – São Paulo : Atlas, 2017. Disponível em: (99+) Como Elaborar Projetos De Pesquisa 6ª Ed. GIL | Lucas Pinto De Oliveira - Academia.edu. Acesso em: jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1203-
dc.description.abstractABSTRACT: This article analyzed the supply and dropout rates of EJA in two schools in Laranjal do Jari, Amapá, from 2020 to 2024. Additionally, the impacts of the science teaching methodologies used were also analyzed and how they can influence dropout rates. Using a mixed approach, a bibliographical research was carried out to examine national and regional legislation regarding EJA, and a documentary analysis of dropout data from the municipal Education Department, as well as an investigation of the science teaching plans of teachers of this modality in schools. It was found that Amapá is the penultimate state with the lowest number of EJA enrollments in Brazil. In the schools of Laranjal do Jari, there was a decrease in the supply of EJA in the period from 2020 to 2024, in addition to an increase in dropout rates. Furthermore, a predominance of expository, dialogic classes with low methodological diversity was analyzed, which may contribute to disinterest and school dropout. The study highlights the need for interactive pedagogical strategies, teacher training and improved infrastructure to reduce dropout and promote continued studies. The low enrollment in EJA in Amapá indicates the need for measures to ensure the community's presence in school.pt_BR
dc.description.resumoRESUMO: Este artigo analisou a oferta e evasão da EJA em duas escolas de Laranjal do Jari, no Amapá, de 2020 a 2024. Adicionalmente, analisaram-se também os impactos das metodologias de ensino de Ciências empregadas e como podem influenciar na evasão. Utilizando uma abordagem mista, foi feita uma pesquisa bibliográfica para examinar as legislações nacionais e regionais referentes à EJA, e análise documental dos dados de evasão da Secretaria de Educação do município, bem como investigação dos planos de ensino de ciências de professores dessa modalidade nas escolas. Foi constatado que o Amapá é o penúltimo estado com menor número de matrículas da EJA no Brasil. Nas escolas de Laranjal do Jari, houve uma diminuição da oferta da EJA no período de 2020 a 2024, além de um aumento de evasão. Além disso, foi analisado uma predominância de aulas expositivas dialogadas, com baixa diversidade metodológica, o que pode contribuir para o desinteresse e a evasão escolar. O estudo destaca a necessidade de estratégias pedagógicas interativas, capacitação docente e melhoria da infraestrutura para reduzir a evasão e promover a continuidade dos estudos. A baixa de matrículas na EJA no Amapá indica a necessidade de medidas para garantir a presença da comunidade na escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzanacardososc@gmail.com) on 2025-06-16T10:22:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Res.75.2021_Consup (1) (2) (1)-1.pdf: 1618264 bytes, checksum: 1c37aeb8b68b42073dd9ac1b9f198bfa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jacirema Dias (jacirema.dias@ifap.edu.br) on 2025-06-17T16:23:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Res.75.2021_Consup (1) (2) (1)-1.pdf: 1618264 bytes, checksum: 1c37aeb8b68b42073dd9ac1b9f198bfa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-17T16:23:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Res.75.2021_Consup (1) (2) (1)-1.pdf: 1618264 bytes, checksum: 1c37aeb8b68b42073dd9ac1b9f198bfa (MD5) Previous issue date: 2025-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Gestão Comercialpt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia na educação - gramificaçãopt_BR
dc.subjectActive methodologies-teaching botanypt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.titleTeste de depósito para o curso de tecnologia em gestão comercialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCOPQ - Tecnologia em Gestão Comercial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Res.75.2021_Consup (1) (2) (1)-1.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons