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Tipo: Artigo Acadêmico
Título: A gamificação no ambiente corporativo: ferramenta de ensino-aprendizagem no treinamento dos colaboradores
Autor(es): NOBREGA, Renomario de Holanda
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Celio do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SILVA JUNIOR, Francisco Sanches
Resumo: Esta pesquisa surge da indagação central que questiona: como a gamificação tem se constituído enquanto ferramenta de ensino-aprendizagem no ambiente corporativo?. Para tanto, teve como objetivo construir um panorama dos estudos nacionais produzidos pela comunidade acadêmica sobre a gamificação no ambiente corporativo. Este estudo caracterizase como uma pesquisa de abordagem qualitativa com delineamento bibliográfico e análise bibliométrica. A busca do corpus da pesquisa se deu em duas importantes bases de dados brasileiras: a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Os resultados revelaram que a gamificação tem ganhado destaque nas produções científicas brasileiras, evidenciando seu potencial como uma ferramenta educacional eficaz. Seu impacto é particularmente notável no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem de colaboradores em ambientes corporativos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências de forma inovadora e envolvente.
Abstract: This research stems from the central inquiry: how has gamification been established as a teaching and learning tool in corporate environments? Accordingly, the study aimed to provide an overview of national academic research on gamification within corporate settings. This investigation adopts a qualitative approach, characterized by bibliographic research and bibliometric analysis. The research corpus was gathered from two major Brazilian academic databases: the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the CAPES Theses and Dissertations Catalog. The findings reveal that gamification has gained increasing prominence in Brazilian scientific literature, highlighting its potential as an effective educational tool. Its impact is particularly significant in enhancing the teaching and learning processes of employees in corporate environments, contributing to the development of skills and competencies in an innovative and engaging manner.
Palavras-chave: Gamificação
Ambiente Corporativo
Ensino-aprendizagem
Gamification
Corporate environment
Teaching-Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: NOBREGA, Renomario de Holanda. A gamificação no ambiente corporativo: ferramenta de ensino-aprendizagem no treinamento dos colaboradores. 2025. 11f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1197
Data do documento: 31-Mar-2025
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