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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comparação do uso dos aplicativos quimify e apk no ensino da química
Autor(es): RODRIGUES, Andrei Bacelar
Primeiro Orientador: AMARAL, Thiago Barreto da Silva
Resumo: O uso de metodologias inovadoras tem sido essencial para aprimorar o ensino de disciplinas complexas, como a Química. A integração de tecnologias digitais no ambiente educacional é incentivada por diretrizes como a LDB e a BNCC, que reforçam a importância da modernização pedagógica. A Política Nacional de Educação Digital (PNED) também destaca o papel das ferramentas tecnológicas na promoção da equidade e inovação no ensino. Nesse contexto, aplicativos educacionais como Quimify e Nomenclatura Química Orgânica APK surgem como alternativas que tornam o aprendizado mais dinâmico, permitindo que os alunos avancem no próprio ritmo e apliquem conceitos de forma prática. Diante das dificuldades que os estudantes enfrentam para compreender a nomenclatura química, a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pode favorecer a interação com os conteúdos e superar limitações dos métodos tradicionais. Estudos indicam que os recursos digitais auxiliam no desenvolvimento de habilidades cognitivas e ampliam o acesso ao conhecimento. Assim, este trabalho busca analisar comparativamente os aplicativos Quimify e APK, avaliando sua eficácia e impacto no ensino da nomenclatura química orgânica. A pesquisa, de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa, pretende identificar os benefícios e desafios do uso dessas ferramentas, contribuindo para uma abordagem pedagógica mais interativa e eficiente.
Abstract: The use of innovative methodologies has been essential for improving the teaching of complex subjects such as Chemistry. The integration of digital technologies into the educational environment is encouraged by guidelines such as the LDB and BNCC, which emphasize the importance of pedagogical modernization. The National Digital Education Policy (PNED) also highlights the role of technological tools in promoting equity and innovation in education. In this context, educational applications such as Quimify and Nomenclature Química Orgânica APK emerge as alternatives that make learning more dynamic, allowing students to progress at their own pace and apply concepts practically. Given the challenges students face in understanding chemical nomenclature, the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) can enhance content interaction and overcome the limitations of traditional methods. Studies indicate that digital resources aid in developing cognitive skills and expanding access to knowledge. Thus, this study aims to comparatively analyze the Quimify and APK applications, assessing their effectiveness and impact on teaching organic chemical nomenclature. This bibliographic research, with a qualitative approach, seeks to identify the benefits and challenges of using these tools, contributing to a more interactive and efficient pedagogical approach.
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Digital technologies
Ensino de química
Chemistry teaching
Aplicativos educacionais
Educational applications
Inclusão digital
Digital inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: RODRIGUES, Andrei Bacelar. Comparação do uso dos aplicativos Quimify e APK no ensino da Química. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Macapá, AP, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1186
Data do documento: 6-Fev-2025
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