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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1AMARAL, Thiago Barreto da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3296892293981151pt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Andrei Bacelar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2013366385133343pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-26T09:17:03Z-
dc.date.available2025-05-26-
dc.date.available2025-05-26T09:17:03Z-
dc.date.issued2025-02-06-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Andrei Bacelar. Comparação do uso dos aplicativos Quimify e APK no ensino da Química. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Macapá, AP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1186-
dc.description.abstractThe use of innovative methodologies has been essential for improving the teaching of complex subjects such as Chemistry. The integration of digital technologies into the educational environment is encouraged by guidelines such as the LDB and BNCC, which emphasize the importance of pedagogical modernization. The National Digital Education Policy (PNED) also highlights the role of technological tools in promoting equity and innovation in education. In this context, educational applications such as Quimify and Nomenclature Química Orgânica APK emerge as alternatives that make learning more dynamic, allowing students to progress at their own pace and apply concepts practically. Given the challenges students face in understanding chemical nomenclature, the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) can enhance content interaction and overcome the limitations of traditional methods. Studies indicate that digital resources aid in developing cognitive skills and expanding access to knowledge. Thus, this study aims to comparatively analyze the Quimify and APK applications, assessing their effectiveness and impact on teaching organic chemical nomenclature. This bibliographic research, with a qualitative approach, seeks to identify the benefits and challenges of using these tools, contributing to a more interactive and efficient pedagogical approach.pt_BR
dc.description.resumoO uso de metodologias inovadoras tem sido essencial para aprimorar o ensino de disciplinas complexas, como a Química. A integração de tecnologias digitais no ambiente educacional é incentivada por diretrizes como a LDB e a BNCC, que reforçam a importância da modernização pedagógica. A Política Nacional de Educação Digital (PNED) também destaca o papel das ferramentas tecnológicas na promoção da equidade e inovação no ensino. Nesse contexto, aplicativos educacionais como Quimify e Nomenclatura Química Orgânica APK surgem como alternativas que tornam o aprendizado mais dinâmico, permitindo que os alunos avancem no próprio ritmo e apliquem conceitos de forma prática. Diante das dificuldades que os estudantes enfrentam para compreender a nomenclatura química, a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pode favorecer a interação com os conteúdos e superar limitações dos métodos tradicionais. Estudos indicam que os recursos digitais auxiliam no desenvolvimento de habilidades cognitivas e ampliam o acesso ao conhecimento. Assim, este trabalho busca analisar comparativamente os aplicativos Quimify e APK, avaliando sua eficácia e impacto no ensino da nomenclatura química orgânica. A pesquisa, de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa, pretende identificar os benefícios e desafios do uso dessas ferramentas, contribuindo para uma abordagem pedagógica mais interativa e eficiente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Andrei Rodrigues (andreibr201@gmail.com) on 2025-04-05T20:57:00Z No. of bitstreams: 1 Rodrigues (2025) - COMPARAÇÃO DO USO.pdf: 521116 bytes, checksum: 3882e3e3268a56ea8d72550024e5ce1e (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Andrei Rodrigues Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME (2024) - Três primeiras palavras do título SILVA (2024) - Caracterização dos sedimentos arenosos Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Lista de siglas, retirar o destaque das siglas; 2- Introdução é na folha 12, pois não se conta a capa; 3- destacar subseção na folha 21: 4.3 A tecnologia digital como ferramenta pedagógica 4- referências, deixe somente Referências, retirar bibliográficas; 5- ainda sobre referências: - referência de documento jurídico, não destacar a lei, destacar sobre o que trata; corrigir referências que começam com: DE e DA, entrar pelo sobrenome e não pela preposição; - destacar o título aqui: LARSON, L. C. Digital Readers: The next chapter in e-book …. - verificar pelo Guia essa referência de evento, segue: DE OLIVEIRA, Fabio Caires; SOUTO, Daise Lago Pereira; CARVALHO, José Wilson P. Seleção e análise de …. - retirar caixa alta do título da referência abaixo: SANTOS SILVA, Ezequiel; BATISTA LOJA, Luiz Fernando; TEIXEIRA PIRES, Diego Arantes. QUIZ MOLECULAR... Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-08T12:41:58Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Andrei Rodrigues (andreibr201@gmail.com) on 2025-04-13T19:14:15Z No. of bitstreams: 1 Rodrigues (2025) - Comparação do uso dos aplicativos.pdf: 578660 bytes, checksum: 2824aa92ab74fbb4fe23f4ea4f15f385 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Andrei Bacelar, Solicito correções de formatação: 1 - na ficha catalográfica, você deve corrigir o sobrenome do autor, pois o último sobrenome é Rodrigues e não Bacelar. Inclusive o código cutter vai mudara 2 - a epígrafe está "inspirado". Como assim??? a citação não é a integra do autor???? 3 - o alinhamento da epígrafe é de 4 cm da margem esquerda 4 - a lista de siglas deve estar na ordem alfabética de siglas 5 - o título da seção Sumário deve estar na fonte 12 como todo o texto 6 - a fonte da paginação deve ser Times como texto 7 - no corpo do texto, retirar o ponto no final do título das seções. Esse ponto não existe 8 - corrigir a formatação das citações. O nome do autor deve ser em letras minúsculas. Veja o modelo no Guia de formatação 9 - corrigir algumas referências: - retirar o sinal < > dos links, pois não se usa mais - corrigir o destaque dessa referência abaixo, pois se trata de artigo de periódico: VALLETTA, D. Aplicativos para tablets: educar para e com as tecnologias digitais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1-10, 2015. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57636. Acesso em: 21 jan. 2025. OBS.: peço que revise suas referências Após essas correções, faça um novo depósito. on 2025-04-14T15:21:00Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Andrei Rodrigues (andreibr201@gmail.com) on 2025-04-16T13:45:02Z No. of bitstreams: 1 Rodrigues (2025) - Comparação do uso dos aplicativos.pdf: 545367 bytes, checksum: 0cab17bb214934f867bf297d75bac949 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Andrei Rodrigues Para o depósito use o TUTORIAL DE AUTODEPOSITO https://repositorio.ifap.edu.br/jspui/Tutorial_de_autodeposito_do_RIIFAP.pdf ​Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível https://repositorio.ifap.edu.br/jspui/Guia_de_Formatacao_de_Trabalhos_Academicos.pdf 1- Você não retirou os pontos após o título das seções principais, e secundárias tbm( 2 OBJETIVO GERA. ) corrija; 2- . A posição das ilustrações é à esquerda da página; 3- referências, deixe somente Referências, retirar bibliográficas, falta corrigir; 4- ainda sobre referências: - DELAMUTA, B. H. et al. O uso de aplicativos para o ensino de Química: uma revisão sistemática de literatura. Educitec: revista de estudos e pesquisas sobre ensino tecnológico, v. 7, p.145, 2021. (NEGRITO?); REFERENCIA DE EVENTO OLIVEIRA, F. C.; SOUTO, D. L. P.; CARVALHO, J. W. P. Seleção e análise de aplicativos com potencial para o ensino de química orgânica. In: XX simpósio brasileiro de jogos e entretenimento digital, 2021. (VEJA NO MANUAL) - falta destacar nome de revista; - referência de evento, destacar o nome do evento; - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-16T18:40:19Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Andrei Rodrigues (andreibr201@gmail.com) on 2025-04-17T11:43:56Z No. of bitstreams: 1 Rodrigues (2025) - Comparação do uso dos aplicativos.pdf: 545239 bytes, checksum: 7097e687cf1eb780ac9b379d0e1ee4b7 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Andrei Bacelar Solicito algumas correções: 1 - na lista de figura, a paginação deve estar alinhada no limite da margem direita. Veja a diferença e compare com a margem da página anterior 2 - a lista de sigla precisa estar organizada em ordem alfabética. Essa orientação foi dada anteriormente 3 - o título da seção Sumário deve estar na fonte 12 como todo o texto. Essa orientação foi dada anteriormente 4 - a letra da fonte da paginação deve ser a mesma do texto: Times new Roman. Essa orientação foi dada anteriormente 5 - no texto, a seção 4.2 está com um ponto no final do título. Esse ponto não existe Peço que faça uma revisão no seu pdf antes de enviar para novo depósito on 2025-04-22T19:41:42Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Andrei Rodrigues (andreibr201@gmail.com) on 2025-05-05T11:47:50Z No. of bitstreams: 1 Rodrigues (2025) - Comparação do uso dos aplicativos.pdf: 550802 bytes, checksum: 46e20f41ce6b49c3b9a722869b7329ca (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Andrei Rodrigues Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível, segue orientações: 1- Colocar margem superior no limite de 3cm, a partir de Agradecimentos, em todas as folhas; 2- dê espaçamento de 1,5 entre texto e subseção 4.1, e ainda, finalize com ponto o último parágrafo; 3- subseção: 4.4.1 Interatividade… subir para folha anterior, 22, pois sobrou muito espaço nela; 4- destacar seção: 6 RESULTADOS E DISCUSSÃO; 5- referências: - destacar o nome do periódico, nas referências abaixo, e NÃO o título do artigo: LARSON, L. C. Digital readers: the next chapter in e-book reading and response. the reading teacher, v. 64, p. 15–22, 2010. Disponível em: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1598/RT.64.1.2. Acesso em: 21 jan. 2025. LEITE, B. S. Pesquisas sobre as tecnologias digitais no ensino de química. Debates em Educação, v. 13, n. Esp2, p. 244–269, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p244- 269. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13055. Acesso em: 21 jan. 2025. SILVA, A. C. et al. Reflexões sobre o ensino tradicionalista de química e uma comparação entre as ferramentas de ensino: visita técnica e softwares de simulação interativa. Research, Society and Development, v. 8, n. 8, p. e37881214, 2019. SILVA ROSA, A.; ROEHRS, R. Aplicativos móveis: algumas possibilidades para o ensino de Química. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e33984955, 2020. SOUZA, D. L. de et al. Tecnologias digitais no ensino de química: uma breve revisão das categorias e ferramentas disponíveis. Revista Virtual de Química, [s. l.], [s. d.] . Obs.: essa revista não volume e número? - Revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-05-05T12:25:22Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Andrei Rodrigues (andreibr201@gmail.com) on 2025-05-05T23:53:50Z No. of bitstreams: 1 Rodrigues (2025) - Comparação do uso dos aplicativos.pdf: 550802 bytes, checksum: 46e20f41ce6b49c3b9a722869b7329ca (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Andrei Rodrigues Você não realizou nenhuma das correções solicitadas no 05/05/25 Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível, segue orientações: 1- A folha de Agradecimentos, continua com margem superior com mais de 3cm, o mesmo para a folha desta seção: 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS; 2- dê espaçamento de 1,5 entre texto e subseção 4.1, e ainda, finalize com ponto o último parágrafo, não fez a correção; 3- subseção: 4.4.1 Interatividade… subir para folha anterior, 22, pois sobrou muito espaço nela, não fez a correção; 4- destacar seção: 6 RESULTADOS E DISCUSSÃO, não fez a correção; 5- referências: - destacar o nome do periódico, nas referências abaixo, e NÃO o título do artigo: LARSON, L. C. Digital readers: the next chapter in e-book reading and response. the reading teacher, v. 64, p. 15–22, 2010. Disponível em: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1598/RT.64.1.2. Acesso em: 21 jan. 2025. LEITE, B. S. Pesquisas sobre as tecnologias digitais no ensino de química. Debates em Educação, v. 13, n. Esp2, p. 244–269, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p244- 269. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13055. Acesso em: 21 jan. 2025. SILVA, A. C. et al. Reflexões sobre o ensino tradicionalista de química e uma comparação entre as ferramentas de ensino: visita técnica e softwares de simulação interativa. Research, Society and Development, v. 8, n. 8, p. e37881214, 2019. SILVA ROSA, A.; ROEHRS, R. Aplicativos móveis: algumas possibilidades para o ensino de Química. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e33984955, 2020. SOUZA, D. L. de et al. Tecnologias digitais no ensino de química: uma breve revisão das categorias e ferramentas disponíveis. Revista Virtual de Química, [s. l.], [s. d.] . Obs.: essa revista não volume e número? - Revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-05-06T13:00:46Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Andrei Rodrigues (andreibr201@gmail.com) on 2025-05-13T22:44:10Z No. of bitstreams: 1 Rodrigues (2025) - Comparação do uso dos aplicativos.pdf: 550802 bytes, checksum: 46e20f41ce6b49c3b9a722869b7329ca (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Andrei Rodrigues Solicito ajustes de formatação: 1 - a fonte da paginação deve ser Times new Roman, como é no texto 2 - na página 18, dar um espaço antes da seção 4.1 3 - na página 19, corrigir a formatação da citação 4 - na página 22 ficou um espao vázio. O texto deve seguir a seguir junto, pois não se trata de seção principal 5 - retirar o negrito da Fonte da figura 4 6 - na página 33, a seção 6 está fora de formatação. Você deve padronizar a formatação como as demais seções principais 7 - corrigir algumas referência de artigo de periódico, pois estão com destaque incorreto Após essas correções faça um novo depósito 3 - on 2025-05-14T10:50:55Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Andrei Rodrigues (andreibr201@gmail.com) on 2025-05-23T12:18:33Z No. of bitstreams: 1 Rodrigues (2025) - Comparação do uso dos aplicativos.pdf: 473115 bytes, checksum: 7f3957e81f4f7c2f5393560f74d08c5d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Andrei Rodrigues Você não realizou nenhuma das correções solicitadas no 05/05/25 Para a correção de autodepósito: 1- Título, vc esqueceu de colocar no plural a preposição “do” Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível, segue orientações: 1- A folha de Agradecimentos, continua com margem superior com mais de 3cm, o mesmo para a folha desta seção: 7 CONSIDERAÇÕES FINAIS; FALTA CORRIGIR 2- dê espaçamento de 1,5 entre texto e subseção 4.1, e ainda, finalize com ponto o último parágrafo; FALTA CORRIGIR 3- subseção: 4.4.1 Interatividade… subir para folha anterior, folha 22, pois sobrou muito espaço nela, não fez a correção; FALTA CORRIGIR 4- destacar seção: 6 RESULTADOS E DISCUSSÃO; FALTA CORRIGIR 5- referências: - Deve colocar o volume e número do periódico, segue: FALTA CORRIGIR SOUZA, D. L. de et al. Tecnologias digitais no ensino de química: uma breve revisão das categorias e ferramentas disponíveis. Revista Virtual de Química, [s. l.], [s. d.] . Obs.: essa revista não possui volume e número? - Revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-05-23T13:11:20Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Andrei Rodrigues (andreibr201@gmail.com) on 2025-05-24T01:00:27Z No. of bitstreams: 1 Rodrigues (2025) - Comparação do uso dos aplicativos.pdf: 465550 bytes, checksum: f8233b930c1af4fd1aab9c89dfb08380 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-05-26T09:17:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rodrigues (2025) - Comparação do uso dos aplicativos.pdf: 465550 bytes, checksum: f8233b930c1af4fd1aab9c89dfb08380 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-26T09:17:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigues (2025) - Comparação do uso dos aplicativos.pdf: 465550 bytes, checksum: f8233b930c1af4fd1aab9c89dfb08380 (MD5) Previous issue date: 2025-02-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectAplicativos educacionaispt_BR
dc.subjectEducational applicationspt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectDigital inclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleComparação do uso dos aplicativos quimify e apk no ensino da químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação,Ciencia e Tecnologia do Amapápt_BR
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