Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1185
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Currículo de quimíca: análise acerca da proposta curricular para as etapas da educação de jovens e adultos nas etapas do ensino médio no Amapá
Autor(es): ARAUJO, Rainara Penha
Primeiro Orientador: CUNHA, Suany Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SOUZA, Marcos Antonio Feitosa de
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a constituição do currículo de Química na 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental. Os resultados indicam a ausência de diretrizes específicas para a EJA na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apontam limitações na adaptação do Referencial Curricular Amapaense (RCA). A investigação evidenciou os desafios enfrentados pelos educadores na seleção e organização dos conteúdos de Química, especialmente diante da carga horária reduzida e das particularidades do público da EJA. Como contribuição, foi elaborada uma proposta curricular baseada em projetos contextualizados, com o intuito de promover uma aprendizagem significativa e alinhada à realidade dos estudantes. Conclui-se que o currículo de Química para a EJA deve ser fruto de um processo reflexivo e coletivo, atento às especificidades locais e às demandas desse público.
Abstract: This research aims to analyze how the Chemistry curriculum is being structured in the first stage of Youth and Adult Education (EJA) at the high school level. Methodologically, it is a qualitative study, using bibliographic and documentary approaches. The results indicate a lack of specific guidelines for EJA in the National Common Curricular Base (BNCC) and limitations in the adaptations of the Amapá Curricular Framework (RCA). The investigation revealed challenges faced by educators in selecting and organizing Chemistry content, especially considering the reduced workload and the specific needs of the EJA audience. As a contribution, a curricular proposal was developed with content organized around contextualized projects, aiming to foster meaningful learning integrated with the students’ realities. It is concluded that structuring a Chemistry curriculum for EJA should not be a mere adaptation of the regular model, but rather the outcome of a reflective, collective process that is sensitive to local realities and the specific demands of the target audience.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Youth and adult education
Currículo
Curriculum
Química
Chemistry
Ensino médio
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: ARAUJO, Rainara Penha. Currículo de Química: análise acerca da proposta curricular para as etapas da Educação de Jovens e Adultos nas etapas do ensino médio no Amapá. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Macapá-AP, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1185
Data do documento: 21-Mar-2025
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAUJO (2025) - Currículo de Química análise.pdf347,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons