Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1185
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | CUNHA, Suany Rodrigues da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3934539441318645 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | SOUZA, Marcos Antonio Feitosa de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9128527601513145 | pt_BR |
dc.creator | ARAUJO, Rainara Penha | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5314740271090496 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-22T11:59:40Z | - |
dc.date.available | 2025-05-13 | - |
dc.date.available | 2025-05-22T11:59:40Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Rainara Penha. Currículo de Química: análise acerca da proposta curricular para as etapas da Educação de Jovens e Adultos nas etapas do ensino médio no Amapá. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Macapá-AP, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1185 | - |
dc.description.abstract | This research aims to analyze how the Chemistry curriculum is being structured in the first stage of Youth and Adult Education (EJA) at the high school level. Methodologically, it is a qualitative study, using bibliographic and documentary approaches. The results indicate a lack of specific guidelines for EJA in the National Common Curricular Base (BNCC) and limitations in the adaptations of the Amapá Curricular Framework (RCA). The investigation revealed challenges faced by educators in selecting and organizing Chemistry content, especially considering the reduced workload and the specific needs of the EJA audience. As a contribution, a curricular proposal was developed with content organized around contextualized projects, aiming to foster meaningful learning integrated with the students’ realities. It is concluded that structuring a Chemistry curriculum for EJA should not be a mere adaptation of the regular model, but rather the outcome of a reflective, collective process that is sensitive to local realities and the specific demands of the target audience. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a constituição do currículo de Química na 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental. Os resultados indicam a ausência de diretrizes específicas para a EJA na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apontam limitações na adaptação do Referencial Curricular Amapaense (RCA). A investigação evidenciou os desafios enfrentados pelos educadores na seleção e organização dos conteúdos de Química, especialmente diante da carga horária reduzida e das particularidades do público da EJA. Como contribuição, foi elaborada uma proposta curricular baseada em projetos contextualizados, com o intuito de promover uma aprendizagem significativa e alinhada à realidade dos estudantes. Conclui-se que o currículo de Química para a EJA deve ser fruto de um processo reflexivo e coletivo, atento às especificidades locais e às demandas desse público. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rainara Araujo (rainarapenha23@gmail.com) on 2025-05-13T13:30:01Z No. of bitstreams: 1 ARAUJO (2025) - CURRÍCULO DE QUÍMICA.pdf: 460014 bytes, checksum: f5349fdf3a970d9c61dd9bad3dfe3caf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde Rainara Araújo Para a correção de autodepósito: renomear arquivo digital em PDF, segue ex: SOBRENOME (2023) - Três primeiras palavras do título Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- A partir da folha de rosto, todas as folhas do trabalho devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração começa a partir da primeira folha da parte textual (Introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha; 2- Coloque os espaços antes de iniciar as seções. 4.3 Propostas de seleção e organização; 3- As seções primárias devem começar em folhas distintas. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS; 4- referências: - referência de periódico, se destaca o título da revista; - colocar em minúsculo título de referência; - subtitulo não se destaca, corrigir.; - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-05-13T16:57:22Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Rainara Araujo (rainarapenha23@gmail.com) on 2025-05-13T22:39:38Z No. of bitstreams: 1 ARAUJO (2025) - CURRÍCULO DE QUÍMICA.pdf: 460421 bytes, checksum: b88103dcb840239a53a3504451f382d0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Rainara Araujo Na descrição de metadados, você deve tirar do nome da Instituição o nome do campus. Digite apenas o nome da Instituição Quanto ao seu trabalho, solicito alguns ajustes, mas peço que leia o Guia de Formatação para acompanhar os ajustes: 1 - corrigir a formatação dos elementos pré-textuais: - retirar as páginas - espaçamento entre linha é de 1,5 - na ficha catalográfica, o código cutter está incorreto. O certo é 659 e sem o zero. Apenas 3 dígitos deve ser digitado - na folha de aprovação, os elemntos estão muito juntinhos. Alinhar o nome do autor no limite da margem superior - a página 5 é dedicatória ???? Veja no Guia a formatação para isso - no resumo e abstract, as palavras-chave são em letras minúsculas - corigir a formatação do Sumário. Veja no Guia 2 - Quanto as referências: - você deve retirar dos links os símblos < >, não se usa mais - corrigir algumas referências: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da república federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 14 abr. 2025. (acrescentei a autoria correta) BRASIL. Ministério da educação. Lei de diretrizes e bases da educação nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996. (retirara negrito da parte que é autoria. Apenas o título deve estar destacado) - Faça isso com as outras e corrija as iniciais para maiúsculas CNE. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação e jovens e adultos. (NÃO SE COMEÇA REFERÊNCIA PELA SIGLA) CORRÊA, G. C; Eja: educação e escolarização, X ANPED SUL, Florianópolis, 2014 (REFERÊNCIA INCOMPLETA) 37 RODRIGUES, I M O; GONÇALVES, E A; TEODORO, P V. A química na modalidade eja e no ensino médio ‘regular’. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, e69101522596, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22596. (CORRIGIR FORMATAÇÃO DE ARTIGO DE PERIÓDICO) Referências incompetas: SAMPAIO, D. G; Sequenciamento dos conteúdos nos planejamentos anuais dos professores de química da eja no ensino médio nas escolas estaduais de são luís - MA 2020 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO (Amapá). Diretrizes curriculares da educação básica do estado do Amapá. Macapá: SEED 2009. Após essas correções faça um novo depósito on 2025-05-14T10:40:45Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Rainara Araujo (rainarapenha23@gmail.com) on 2025-05-15T22:44:40Z No. of bitstreams: 1 ARAUJO (2025) - CURRÍCULO DE QUÍMICA.pdf: 398754 bytes, checksum: 3379e2eb8c89d9caefb9ca6190e600a4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Rainara Araújo Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- referências: - destacar o que diz a lei: Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre…, segue: BRASIL. Ministério da educação. Lei nº 13.632, de março de 2018. Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes…. - corrigir pontuação referência, e ainda, verifique se: X ANPED SUL é a editora, segue: CORRÊA, G. C; Eja: educação e escolarização, X ANPED SUL, Florianópolis, 2014. - subtitulo não se destaca, segue: DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez… - retirar os dois pontos entre autoria e título, e colocar ponto, retirar vírgula após Brasil e colocar ponto, e destacar: Cadernos Cedes, segue: JOIA, O.; RIBEIRO, V. M.: Visões da educação de jovens e adultos no Brasil, cadernos Cedes, n°55, novembro/2001. - destacar também: Alexandria pois faz parte do nome da revista, segue: SANTOS, W. L. P. Educação científica humanística em uma perspectiva freiriana: resgatando a função do ensino de cts. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v.1, n.1, … - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-05-16T19:18:16Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Rainara Araujo (rainarapenha23@gmail.com) on 2025-05-19T10:47:40Z No. of bitstreams: 1 ARAUJO (2025) - CURRÍCULO DE QUÍMICA.pdf: 398754 bytes, checksum: 3379e2eb8c89d9caefb9ca6190e600a4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Rainara Araújo AINDA NÃO FEZ AS CORREÇÕES SOLICITADAS NO DIA 16/05/25 Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- referências: - referência a baixo, o nome do autor está incompleto, entre autoria e título é ponto, e NÃO vírgula: ANDRADE, Aspectos socioculturais de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) no estado do Amapá (2011-2021) no contexto da evasão escolar. Orientador: Arthane Menezes Figueiredo. 2023. 133 f. Dissertação… FALTA CORRIGIR - referência a baixo, destacar: Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre educação e aprendizagem ao longo da vida. BRASIL. Ministério da educação. Lei nº 13.632, de março de 2018. Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre educação e aprendizagem ao longo da vida. Brasília: MEC, 2018. FALTA CORRIGIR - referência a baixo, destacar, e ainda, deixe até o número de páginas: Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos. BRASIL. Ministério da educação. Secretaria de educação continuada, alfabetização, diversidade e inclusão. Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos /Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Brasília: MEC, 2016. 152 p., il. Incl. Bibl. ISBN: 978-85-60331-55-0 - corrigir pontuação referência, após autoria é ponto, e ainda, verifique se: X ANPED SUL é a editora, segue: FALTA CORRIGIR CORRÊA, G. C; Eja: educação e escolarização, X ANPED SUL, Florianópolis, 2014. - subtitulo não se destaca, e ainda, deixe até o número de páginas, segue: DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez… FALTA CORRIGIR - retirar os dois pontos entre autoria e título, e colocar ponto, retirar vírgula após Brasil e colocar ponto, e destacar: Cadernos Cedes, segue: FALTA CORRIGIR JOIA, O.; RIBEIRO, V. M.: Visões da educação de jovens e adultos no Brasil, cadernos Cedes, n°55, novembro/2001. - destacar também: Alexandria pois faz parte do nome da revista, segue: FALTA CORRIGIR SANTOS, W. L. P. Educação científica humanística em uma perspectiva freiriana: resgatando a função do ensino de cts. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v.1, n.1, … - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-05-19T14:41:45Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Rainara Araujo (rainarapenha23@gmail.com) on 2025-05-19T22:41:28Z No. of bitstreams: 1 ARAUJO (2025) - CURRÍCULO DE QUÍMICA.pdf: 399489 bytes, checksum: f20e92562b45ad569dd34d04ad798332 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Rainara Araújo Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- referências: - referência a baixo, deixar a referência até o número de páginas, o restante das informações, não é necessário colocar, segue: BRASIL. Ministério da educação. Secretaria de educação continuada, alfabetização, diversidade e inclusão. Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos /Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Brasília: MEC, 2016. 152 p., il. Incl. Bibl. ISBN: 978-85-60331-55-0 - referência abaixo, destacar o título até a palavra: distância CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CEB, nº 03, de 15 de julho de 2010. Institui diretrizes operacionais para a educação de jovens e adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de eja; idade mínima e certificação nos exames de eja; e educação de jovens e adultos desenvolvida por meio da educação a distância. Disponível em: http:/... - referência a baixo, destacar o nome do periódico: Research, Society and Development RODRIGUES, I M O.; GONÇALVES, E A; TEODORO, P V. A química na modalidade eja e no ensino médio ‘regular’. Research, Society and Development, v. 10, n. 15,e69101522596, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22596 - revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-05-20T13:22:40Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Rainara Araujo (rainarapenha23@gmail.com) on 2025-05-20T23:34:27Z No. of bitstreams: 1 ARAUJO (2025) - CURRÍCULO DE QUÍMICA.pdf: 355646 bytes, checksum: f284c2d0a4e0e37685dd56ac4b494494 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Rainara Araújo Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- referências: - referência a baixo, NÃO é pra destacar: Brasília: MEC, 2016. 152 p., segue: BRASIL. Ministério da educação. Secretaria de educação continuada, alfabetização, diversidade e inclusão. Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos /Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Brasília: MEC, 2016. 152 p. - revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-05-21T13:34:00Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Rainara Araujo (rainarapenha23@gmail.com) on 2025-05-21T20:34:42Z No. of bitstreams: 1 ARAUJO (2025) - CURRÍCULO DE QUÍMICA.pdf: 355425 bytes, checksum: 9c107a45171c28d1df48bdfd4e48f8db (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-05-22T11:59:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARAUJO (2025) - CURRÍCULO DE QUÍMICA.pdf: 355425 bytes, checksum: 9c107a45171c28d1df48bdfd4e48f8db (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-22T11:59:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARAUJO (2025) - CURRÍCULO DE QUÍMICA.pdf: 355425 bytes, checksum: 9c107a45171c28d1df48bdfd4e48f8db (MD5) Previous issue date: 2025-03-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Youth and adult education | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Chemistry | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Currículo de quimíca: análise acerca da proposta curricular para as etapas da educação de jovens e adultos nas etapas do ensino médio no Amapá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação,Ciencia e Tecnologia do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARAUJO (2025) - Currículo de Química análise.pdf | 347,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons