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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Extração do álcool da mandioca brava (MANIHOT ESCULENTA CRANTZ) e kombuchá (MEDUSO MYCES GISEVII) como metodologia pedagógica no ensino de química ambiental.
Autor(es): SILVA, JuscelinaLima Parente
Primeiro Orientador: SOUZA, Marcos Antôniode Feitosa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BATISTA, Carla AliceTheodoro
Resumo: O artigo expõe uma abordagem de ensino-prática para química ambiental, onde o tema é bastante relevante ao ensino e na construção de cidadãos conscientes, neste sentido a utilização de metodologias experimentais pode proporcionar uma aprendizagem significativa, essa proposta visa tornar o ensino da química mais dinâmica e inclusiva, especialmente para alunos com diferentes perfis de aprendizagem. Diante deste contexto, essa atividade prática e inovadora, tem como ferramenta a extração do álcool da mandioca brava (Manihot Esculenta Crantz), tubérculo rico em amido, e a utilização da Kombuchá (Medusomyces gisevii), como enzina natural, foi uma alternativa usada para produção de energia renovável, tratando-se do meio ambiente, combinando o ensino de química com o biossistema, permitindo assim alinhar uma abordagem prática-teórica, correlacionando os conceitos como: fermentação alcoólica, reações químicas, hidrólise do amido, destilação entre outros, construindo uma visão. ambientalista e sustentável nos alunos. Essa proposta educacional foi realizada com os alunos do 2º ano do curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP, Campus Macapá-AP, com objetivo de facilitar o ensino de alguns conceitos químicos. Os resultados obtidos mostraram etanol com uma média de 55% de pureza, além dos testes da chama e do tempo de combustão com bons resultados em comparação aos álcoois comercializados.
Abstract: The article exposes a teaching-practice approach to environmental chemistry, where the topic is very relevant to teaching and building conscious citizens. In this sense, the use of experimental methodologies can provide significant learning. This proposal aims to make chemistry teaching more dynamic and inclusive, especially for students with different learning profiles. Given this context, this practical and innovative activity uses the extraction of alcohol from wild cassava (Manihot Esculenta Crantz), a tuber rich in starch, and the use of Kombuchá (Medusomyces gisevii), as a natural enzyme, as a tool, which was an alternative used to produce renewable energy, dealing with the environment, combining the teaching of chemistry with the bio system, thus allowing to align a practical-theoretical approach, correlating concepts such as: alcoholic fermentation, reactions chemicals, starch hydrolysis, distillation, among others, building an environmentalist and sustainable vision in students. This educational proposal was carried out with 2nd year students of the Integrated Technician course in Chemistry at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá - IFAP, Campus Macapá-AP, with the aim of facilitating the teaching of some chemical concepts. The results obtained showed ethanol with an average of 55% purity, in addition to flame and combustion time tests with good results compared to commercially available alcohols.
Palavras-chave: Ensino da Química
Mandioca Brava
Kombuchá
Sustentabilidade
Química Ambiental.
Teaching Chemistry
Wild Cassava
Kombucha
Sustainability
Environmental Chemistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP.
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: SILVA,Juscelina Parente Lima :extração do álcool da mandioca brava (manihot esculenta crantz) e kombuchá (meduso myces gisevii) como metodologia pedagógica no ensino de química ambiental. Revista Campo da História, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e340, 2025. DOI: 10.55906/rcdhv10n1-009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1180
Data do documento: 28-Mar-2025
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