Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1174
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | Educação inclusiva e tecnologias emergentes: desafios e perspectivas para a construção de ambientes de aprendizagem acessíveis no Amapá |
Título(s) alternativo(s): | Inclusive education and emerging technologies: challengs and perspectives for the construction for acessible learniing environments in Amapá |
Autor(es): | SENA, Theyla Pinheiro |
Primeiro Orientador: | ALCÂNTARA JÚNIOR, Lourival Queiroz |
Resumo: | O estudo abordou as interseções entre educação inclusiva e tecnologias emergentes, explorando ferramentas como a inteligência artificial, realidade aumentada e plataformas digitais podem contribuir para a criação de espaços de aprendizagem acessíveis e equânimes. A problemática central examinou os desafios estruturais e pedagógicos que dificultam o uso eficaz das tecnologias em contextos educacionais, destacando questões como a falta de infraestrutura adequada, a insuficiência de formação docente e as desigualdades no acesso. O principal objetivo foi analisar o potencial das tecnologias emergentes na inclusão educacional, utilizando uma metodologia qualitativa baseada em revisão bibliográfica, destacando-se no Amapá. Os resultados da pesquisa evidenciaram o potencial das tecnologias emergentes para promover ambientes de aprendizagem inclusivos, mas apontam desafios como desigualdades no acesso às TDIC, falta de capacitação docente e infraestrutura inadequada. Sugeriu-se que futuros estudos investiguem modelos de implementação tecnológica adaptados ao contexto rural, além de estratégias para capacitar professores no uso eficiente dessas ferramentas. Também se recomendou explorar formas de financiamento contínuo para garantir equidade no acesso à educação inclusiva. |
Abstract: | The study addressed the intersections between inclusive education and emerging technologies, exploring how tools such as artificial intelligence, augmented reality, and digital platforms can contribute to the creation of accessible and equitable learning spaces. The central problem examined the structural and pedagogical challenges that hinder the effective use of technologies in educational contexts, highlighting issues such as inadequate infrastructure, insufficient teacher training, and inequalities in access. The main objective was to analyze the potential of emerging technologies in educational inclusion, using a qualitative methodology based on a literature review, with a focus on the state of Amapá. The research results showed the potential of emerging technologies to promote inclusive learning environments but pointed out challenges such as inequalities in access to ICTs, lack of teacher training, and inadequate infrastructure. It was suggested that future studies investigate technology implementation models adapted to rural contexts, as well as strategies to train teachers in the efficient use of these tools. Additionally, it was recommended to explore ways of ensuring continuous funding to guarantee equitable access to inclusive education. |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva Inclusive education Tecnologias emergentes Emerging technologies Inovação Innovation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TECNOLOGIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação Informática na Educação |
Citação: | SENA, Theyla Pinheiro. Educação Inclusiva e tecnologias emergentes: desafios e perspectivas para a construção de ambientes de aprendizagem acessíveis no Amapá. 2025. 16f. Artigo Acadêmico (Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1174 |
Data do documento: | 28-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SENA (2025) - Educação iclusiva e tecnologias (2).pdf | 492,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons