Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1164
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | BASTOS, Argemiro Midonês | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0001-5411-647X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4721849132990261 | pt_BR |
dc.creator | PANTOJA, Davi Valente | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5687536132756655 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-04T10:03:48Z | - |
dc.date.available | 2025-04-01 | - |
dc.date.available | 2025-04-04T10:03:48Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
dc.identifier.citation | PANTOJA, Davi Valente. Ensino de física com materiais simples: uma proposta de atividade para a 2ª série do ensino médio em uma escola pública. 2025. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1164 | - |
dc.description.abstract | This study investigated the effectiveness of teaching Physics through practical experiments using low-cost materials in a public school in Macapá. The research, of a quantitative and qualitative nature, aimed to analyze the influence of this methodology on the learning of second-year high school students, when working on physical concepts in a calorimetry experiment. The results indicate that most students (more than 70%) understand Physics concepts better when these are approached through practical activities. It was also observed that the pedagogical practices developed made teaching and learning more engaging and effective. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo investigou a efetividade do ensino de Física por meio de experimentos práticos utilizando materiais de baixo custo em uma escola pública de Macapá. A pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, teve como objetivo analisar a influência dessa metodologia na aprendizagem dos alunos do segundo ano do ensino médio, ao trabalhar conceitos físicos em um experimento de calorimetria. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes (mais de 70%) compreende melhor os conceitos de Física quando estes são abordados por meio de atividades práticas. Observou-se também que as práticas pedagógicas desenvolvidas tornaram o ensino e aprendizagem mais envolventes e eficazes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Davi Pantoja (davis2ani@gmail.com) on 2025-04-01T23:53:39Z No. of bitstreams: 1 TCC II_DAVI PANTOJA_ 01.04.2025 (1).pdf: 755402 bytes, checksum: fc712dd4150a0d481714a4617a9b62ce (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Davi Pantoja Para a correção no depósito: 1- Colocar título em caixa baixa, com exceção da primeira letra e de iniciais de nome próprios; 2- palavras-chave deve colocar uma em cada caixa, clicando em adicionar mais +, para que fiquem uma a baixo da outra; 3- refazer citação, segue ex: BATISTA, Leandro Gomes. Os jogos como instrumento de aprendizagem no 6ºano do ensino fundamental.2023. 2024, 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. 4- renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME (2024) - Três primeiras palavras do título SILVA (2024) - Caracterização dos sedimentos arenosos Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Capa, nome do campus está investido com o nome do curso, retirar o nome do campus, pois tem na parte inferior da folha (embora essa orientação esteja no template). Quando retirar o nome do campus, centralize o título; 2- refazer ficha catalográfica, o título deve está em caixa baixa, com exceção da primeira letra e de iniciais de nome próprios; 3- no Resumo, dá espaçamento (1,5) entre o título da seção e texto, e ainda, retirar destaque de palavras-chave, o mesmo para Abstract; 4- Lista de figuras, dá espaçamento (1,5) entre o título da seção e texto; 5- Sumário está fora do padrão, fazer pelo Template; 6- fazer as subseções dentro do trabalho pelo sumário, depois de corrigido; 7- Verifique o limite da margem superior das folhas, devem está em 3cm, na folha 30 está com mais de 3cm; 8- referências: - retirar a cor azul, sublinhado e símbolos < > dos links, de referências de meio eletrônico; - referências de periódicos, destacar o nome da revista; - quando o nome do autor se repete, não se coloca mais traço, coloca-se o nome do autor; - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. 9- centralizar a palavra anexo, pois não tem número indicativo. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-02T15:31:49Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Davi Pantoja (davis2ani@gmail.com) on 2025-04-03T08:24:07Z No. of bitstreams: 1 PANTOJA (2025) - Ensino de física com materiais.pdf: 643108 bytes, checksum: 485301da5a7625b4999cca380cca283c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Davi Pantoja Para a correção no depósito: 1- Palavras-chave, devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; Para a correção de Formatação de seu TCC: 1- Sumário, o número da folha do APÊNDICE A não está aparecendo; 2- fazer as subseções dentro do trabalho pelo sumário, devem está em caixa baixa e destacadas, como no sumário. Falta pouco para o aceito. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-03T12:17:14Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Davi Pantoja (davis2ani@gmail.com) on 2025-04-03T21:23:48Z No. of bitstreams: 1 PANTOJA (2025) - Ensino de física com materiais.pdf: 640926 bytes, checksum: 1625e07a5054f0957e2ba051a8c7ce70 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-04-04T10:03:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PANTOJA (2025) - Ensino de física com materiais.pdf: 640926 bytes, checksum: 1625e07a5054f0957e2ba051a8c7ce70 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-04T10:03:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PANTOJA (2025) - Ensino de física com materiais.pdf: 640926 bytes, checksum: 1625e07a5054f0957e2ba051a8c7ce70 (MD5) Previous issue date: 2025-03-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Materiais de baixo custo | pt_BR |
dc.subject | Experimentos práticos | pt_BR |
dc.subject | Calorimetria | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | pt_BR |
dc.subject | Practical experiments | pt_BR |
dc.subject | Low-cost materials | pt_BR |
dc.subject | Calorimetry | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Física | pt_BR |
dc.title | Ensino de física com matérias simples: uma proposta de atividade para a 2ª série do ensino médio em uma escola pública | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PANTOJA (2025) - Ensino de física com materiais.pdf | 625,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons