Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BASTOS, Argemiro Midonês-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5411-647Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4721849132990261pt_BR
dc.creatorPANTOJA, Davi Valente-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5687536132756655pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-04T10:03:48Z-
dc.date.available2025-04-01-
dc.date.available2025-04-04T10:03:48Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.citationPANTOJA, Davi Valente. Ensino de física com materiais simples: uma proposta de atividade para a 2ª série do ensino médio em uma escola pública. 2025. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1164-
dc.description.abstractThis study investigated the effectiveness of teaching Physics through practical experiments using low-cost materials in a public school in Macapá. The research, of a quantitative and qualitative nature, aimed to analyze the influence of this methodology on the learning of second-year high school students, when working on physical concepts in a calorimetry experiment. The results indicate that most students (more than 70%) understand Physics concepts better when these are approached through practical activities. It was also observed that the pedagogical practices developed made teaching and learning more engaging and effective.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investigou a efetividade do ensino de Física por meio de experimentos práticos utilizando materiais de baixo custo em uma escola pública de Macapá. A pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, teve como objetivo analisar a influência dessa metodologia na aprendizagem dos alunos do segundo ano do ensino médio, ao trabalhar conceitos físicos em um experimento de calorimetria. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes (mais de 70%) compreende melhor os conceitos de Física quando estes são abordados por meio de atividades práticas. Observou-se também que as práticas pedagógicas desenvolvidas tornaram o ensino e aprendizagem mais envolventes e eficazes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Davi Pantoja (davis2ani@gmail.com) on 2025-04-01T23:53:39Z No. of bitstreams: 1 TCC II_DAVI PANTOJA_ 01.04.2025 (1).pdf: 755402 bytes, checksum: fc712dd4150a0d481714a4617a9b62ce (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Davi Pantoja Para a correção no depósito: 1- Colocar título em caixa baixa, com exceção da primeira letra e de iniciais de nome próprios; 2- palavras-chave deve colocar uma em cada caixa, clicando em adicionar mais +, para que fiquem uma a baixo da outra; 3- refazer citação, segue ex: BATISTA, Leandro Gomes. Os jogos como instrumento de aprendizagem no 6ºano do ensino fundamental.2023. 2024, 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. 4- renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME (2024) - Três primeiras palavras do título SILVA (2024) - Caracterização dos sedimentos arenosos Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Capa, nome do campus está investido com o nome do curso, retirar o nome do campus, pois tem na parte inferior da folha (embora essa orientação esteja no template). Quando retirar o nome do campus, centralize o título; 2- refazer ficha catalográfica, o título deve está em caixa baixa, com exceção da primeira letra e de iniciais de nome próprios; 3- no Resumo, dá espaçamento (1,5) entre o título da seção e texto, e ainda, retirar destaque de palavras-chave, o mesmo para Abstract; 4- Lista de figuras, dá espaçamento (1,5) entre o título da seção e texto; 5- Sumário está fora do padrão, fazer pelo Template; 6- fazer as subseções dentro do trabalho pelo sumário, depois de corrigido; 7- Verifique o limite da margem superior das folhas, devem está em 3cm, na folha 30 está com mais de 3cm; 8- referências: - retirar a cor azul, sublinhado e símbolos < > dos links, de referências de meio eletrônico; - referências de periódicos, destacar o nome da revista; - quando o nome do autor se repete, não se coloca mais traço, coloca-se o nome do autor; - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. 9- centralizar a palavra anexo, pois não tem número indicativo. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-02T15:31:49Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Davi Pantoja (davis2ani@gmail.com) on 2025-04-03T08:24:07Z No. of bitstreams: 1 PANTOJA (2025) - Ensino de física com materiais.pdf: 643108 bytes, checksum: 485301da5a7625b4999cca380cca283c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Davi Pantoja Para a correção no depósito: 1- Palavras-chave, devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; Para a correção de Formatação de seu TCC: 1- Sumário, o número da folha do APÊNDICE A não está aparecendo; 2- fazer as subseções dentro do trabalho pelo sumário, devem está em caixa baixa e destacadas, como no sumário. Falta pouco para o aceito. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-03T12:17:14Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Davi Pantoja (davis2ani@gmail.com) on 2025-04-03T21:23:48Z No. of bitstreams: 1 PANTOJA (2025) - Ensino de física com materiais.pdf: 640926 bytes, checksum: 1625e07a5054f0957e2ba051a8c7ce70 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-04-04T10:03:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PANTOJA (2025) - Ensino de física com materiais.pdf: 640926 bytes, checksum: 1625e07a5054f0957e2ba051a8c7ce70 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-04T10:03:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PANTOJA (2025) - Ensino de física com materiais.pdf: 640926 bytes, checksum: 1625e07a5054f0957e2ba051a8c7ce70 (MD5) Previous issue date: 2025-03-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectMateriais de baixo custopt_BR
dc.subjectExperimentos práticospt_BR
dc.subjectCalorimetriapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectPractical experimentspt_BR
dc.subjectLow-cost materialspt_BR
dc.subjectCalorimetrypt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.titleEnsino de física com matérias simples: uma proposta de atividade para a 2ª série do ensino médio em uma escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PANTOJA (2025) - Ensino de física com materiais.pdf625,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons