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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1161
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | MESCOUTO, Teresinha Rosa de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1525150998754353 | pt_BR |
dc.creator | GONÇALVES, Sheila Dias | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T14:56:12Z | - |
dc.date.available | 2025-03-31 | - |
dc.date.available | 2025-04-03T14:56:12Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-18 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Sheila Dias. Educação antirracista e letramento racial crítico: o papel da literatura infantojuvenil. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1161 | - |
dc.description.abstract | The aim of this study is to analyze how children and youth literature can contribute to the promotion of anti-racist education and the development of critical racial literacy at school. A qualitative approach was adopted, based on a literature review and a careful selection of scientific articles related to the topic. The results highlight the theoretical contributions of authors such as Bell Hooks, Paulo Freire, Aparecida de Jesus and other authors who reinforce the main line of thought, showing that children's literature plays a fundamental role in the construction of identity and the deconstruction of prejudices. When children and adolescents recognize in stories and characters that reflect their realities, they develop a greater sense of belonging and critical awareness. Narratives that address social, political and historical issues encourage critical thinking, challenging common sense and promoting deep reflections on ethnic-racial relations. Thus, children and youth literature is an important tool for stimulating debate and reflection in the school environment, contributing to more inclusive and conscious pedagogical practices. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma a literatura infantojuvenil pode contribuir para a promoção da educação antirracista e para o desenvolvimento do letramento racial crítico na escola. Adotou-se uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão de literatura e na seleção criteriosa de artigos científicos relacionados ao tema. Os resultados destacam contribuições teóricas de autores como Bell Hooks, Paulo Freire, Aparecida de Jesus e outros autores que reforçam a linha de pensamento principal, evidenciando que a literatura infantojuvenil desempenha um papel fundamental na construção da identidade e na desconstrução de preconceitos. Pois, quando o público infantojuvenil reconhece em histórias e personagens que refletem suas realidades, desenvolvem maior senso de pertencimento e consciência crítica. Narrativas que abordam questões sociais, políticas e históricas incentivam o pensamento crítico, desafiando o senso comum e promovendo reflexões profundas sobre as relações étnico-raciais. Assim, a literatura infantojuvenil se apresenta como uma ferramenta importante para estimular o debate e a reflexão no ambiente escolar, contribuindo para práticas pedagógicas mais inclusivas e conscientes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Sheila Dias (sheiladias785@gmail.com) on 2025-04-01T10:45:34Z No. of bitstreams: 1 SHEILA (2025) - TCC II_VERSÃO FINAL.docx: 329358 bytes, checksum: f65655b017d24fa327c37361350d6e56 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Sheila Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Título e título alternativo em caixa baixa, com exceção da primeira letra e de nomes próprios; 2- nomes de autora e orientadora completos, com sobrenomes em caixa alta; 3- palavras-chave devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 4- renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME (2024) - Três primeiras palavras do título 5- Enviar trabalho em PDF. Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Capa e folha de rosto, nome do local está trocado com o nome do curso, corrigir; 2- Ficha catalográfica após folha de rosto, deve ser emitida pelo sistema que você encontra no menu "Documentos úteis", inclusive o tutorial de ficha catalográfica; 3- veja que o limite da margem superior das folhas, devem está em 3cm; 4- Introdução é na folha 12, pois não se conta a capa; 5- subseção 3.3.1, NÃO destacar; 6- dá espaçamento (1,5) entre texto e quadro, folha 37, o mesmo após o quadro, verificar os demais também; 7- título de referência é centralizado, pois não tem número indicativo; 8- ainda sobre referências: - terceira referência, retirar aspas, e está incompleta; - referência de periódico, destacar somente o nome da revista; - veja exemplos de referências de documento jurídico, folha 25 do Guia; - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-01T16:56:24Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Sheila Dias (sheiladias785@gmail.com) on 2025-04-01T22:09:34Z No. of bitstreams: 1 GONÇALVES (2025) - EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E LETRAMENTO.pdf: 333943 bytes, checksum: 6d15b3a0a47fcde5e0845703dc0485ce (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Sheila Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Verifique a partir de Introdução, está com mais de 3cm, o limite da margem superior das folhas, devem está em 3cm; 2- dá espaçamento (1,5) entre texto e quadro, folha 38, o mesmo após o quadro, verificar os demais também; 3- sobre referências: - referência abaixo, destacar somente: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. BRASIL. Conselho Nacional de Educação, CNE/CP 003/04. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf. Acesso em: 27 dez. 2024. - referência abaixo, colocar dois pontos após contrário, separando título de subtítulo, segue: SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário. Cor e raça na sociedade brasileira. São Paulo, Claro Enigma, 2012. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-02T14:48:46Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Sheila Dias (sheiladias785@gmail.com) on 2025-04-02T20:50:27Z No. of bitstreams: 1 GONÇALVES (2025) - EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E LETRAMENTO.pdf: 401381 bytes, checksum: c2381eeee3ad691e59e146eacd9be8c5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Sheila Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Folha de rosto e folha de aprovação, natureza do trabalho, tamanho da fonte é 12, ver folha 36 do Guia. Falta pouco para o aceito. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-03T12:04:42Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Sheila Dias (sheiladias785@gmail.com) on 2025-04-03T14:49:09Z No. of bitstreams: 1 GONÇALVES (2025) - EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E LETRAMENTO.pdf: 402327 bytes, checksum: d0791919efd5db45e6267a65277b81e3 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-03T14:56:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GONÇALVES (2025) - EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E LETRAMENTO.pdf: 402327 bytes, checksum: d0791919efd5db45e6267a65277b81e3 (MD5) Previous issue date: 2025-03-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português/Inglês | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Letramento racial crítico | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil antirracista | pt_BR |
dc.subject | Anti-racist education | pt_BR |
dc.subject | Critical racial literacy | pt_BR |
dc.subject | Children and youth literature | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Educação antirracista e letramento racial crítico: o papel da literatura infantojuvenil. | pt_BR |
dc.title.alternative | Anti-racist education and critical racial literacy: the role of children's and young people's literature. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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GONÇALVES (2025) - Educação antirracista e letramento.pdf | 392,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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