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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Modelagem 3D do olho humano: uma proposta de recurso didático para o ensino de óptica geométrica.
Autor(es): SOUZA, Luana Letícia Brito de
Primeiro Orientador: SANTOS, Cássio Renato da Glória Pereira dos
Resumo: Este trabalho fundamenta-se nos princípios da Óptica Geométrica para explicar o fenômeno da visão e os defeitos refrativos, como a miopia e a hipermetropia, relacionando-os com a fisiologia do olho humano. O objetivo principal foi a produção de um de recurso didático em impressão 3D para o ensino da Óptica Geométrica. Nesse sentido, foi elaborada uma proposta de recurso didático que aborda as características da refração da luz, para explicar como ocorre a visão. Além disso, são destacadas as vantagens da tecnologia de impressão 3D no âmbito educacional. O presente trabalho explora a relação interdisciplinar entre Física e Biologia, utilizando o olho humano como objeto de estudo, e ressalta a importância de aulas interdisciplinares. A produção do recurso didático, que inclui o processo de modelagem e impressão das peças, foi realizada no laboratório IF Maker do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Macapá. Para avaliar o referido recurso, aplicou-se um formulário aos professores de Física utilizando o Google Forms. A conclusão e a avaliação indicam que este recurso, pode ser útil e possui um grande potencial de aplicação no ensino da Óptica Geométrica em sala de aula.
Abstract: This work is based on the principles of Geometric Optics to explain vision and refractive defects such as myopia and hyperopia, relating them to the physiology of the human eye. The main objective was to produce a 3D-printed teaching resource for teaching Geometric Optics. To this end, a proposal was drawn up for a teaching resource that addresses the characteristics of light refraction, in order to explain how vision occurs. It also highlights the advantages of 3D printing technology in the educational field. This work explores the interdisciplinary relationship between Physics and Biology, using the human eye as an object of study, and highlights the importance of interdisciplinary lessons. The production of the teaching resource, which includes the process of modeling and printing the parts, was carried out in the IF Maker laboratory at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (IFAP), Macapá Campus. To evaluate this resource, a form was applied to physics teachers using Google Forms. The conclusion and evaluation indicate that this resource can be useful and has great potential for application in the teaching of Geometric Optics in the classroom.
Palavras-chave: Olho humano
Human eye
Miopia
Myopia
Hipermetropia
hyperopia
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Óptica geométrica
Geometric optics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Física
Citação: SOUZA, Luana Letícia Brito de. Modelagem 3D do olho humano: uma proposta de recurso didático para o ensino de óptica geométrica. 2025. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1157
Data do documento: 18-Mar-2025
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