Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1155
metadata.dc.type: | Artigo Acadêmico |
Title: | A inclusão digital na terceira idade e seus benefícios |
metadata.dc.creator: | SANTOS, Rosalina Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | FIGUEIREDO, Rodrigo Francklin Lopes |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo do artigo é analisar a inclusão digital na terceira idade e processos de melhoria de vida destes sujeitos utilizando recursos tecnológicos. Os principais teóricos abordados neste artigo, destacam-se Kachar (2023), Alvim, Rocha e Chariglione (2017) e Vieira e Santarosa (2009) que tratam sobre a temática da melhoria da qualidade de sua vida na terceira idade. Sobre a temática da inclusão digital na terceira idade são abordados pelos referenciais Sales (2014), Reis (2017) e Andrade, Rabelo e Porto (2020). A pesquisa é de abordagem qualitativa de natureza básica com objetivo descritivo utilizando materiais bibliográficos extraídos através de procedimentos de coleta de dados extraídos nas bases de dados científicas, Scielo, Portal de periódicos CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Dentre as principais análises deste trabalho, destacam-se benefícios da inclusão digital na terceira idade através do acesso a informações e recursos de saúde, inclusão social e conectividade, estímulo à atividade mental e cognitiva como o uso de jogos e aplicativos educacionais, e a aprendizagem contínua que permite o acesso a cursos online, tutoriais e materiais educativos diversos. |
Abstract: | The objective of this article is to analyze digital inclusion in old age and processes of improving the lives of these subjects using technological resources. The main theorists addressed in this article are Kachar (2023), Alvim, Rocha and Chariglione (2017) and Vieira and Santarosa (2009) who deal with the theme of improving the quality of their life in old age. On the theme of digital inclusion in the elderly, they are addressed by the references Sales (2014), Reis (2017) and Andrade, Rabelo and Porto (2020). The research is of a qualitative approach of a basic nature with a descriptive objective using bibliographic materials extracted through data collection procedures extracted from the scientific databases, Scielo, Portal de periódicos CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. Among the main analyses of this work, the benefits of digital inclusion in the elderly through access to health information and resources, social inclusion and connectivity, stimulation of mental and cognitive activity such as the use of games and educational applications, and continuous learning that allows access to online courses, tutorials and various educational materials stand out. |
Keywords: | Inclusão digital - benefícios Inclusion digital Inclusão digital - terceira idade Digital inclusion - senior citizens Inclusão digital - atividade mental Digital inclusion - mental activity |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal do Amapá |
metadata.dc.publisher.initials: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação Informática na Educação |
Citation: | SANTOS, Rosalina Souza. A inclusão digital na terceira idade e seus benefícios. 2024. 8f. Artigo Acadêmico (Pós Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1155 |
Issue Date: | 18-Nov-2024 |
Appears in Collections: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANTOS (2024) Ainclusão digital.pdf | 186,98 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License